Crédito: Freepik
em

Como limpar artérias naturalmente

Confira alguns componentes importantes para proteger as suas artérias e manter uma vida saudável

Em um cenário repleto de alimentos gordurosos, sedentarismo e outros hábitos inadequados, é muito comum que se constate diversas pessoas com problemas cardíacos. Por isso, é importante que você conheça essas medidas para limpar artérias que irão proteger o seu coração e aumentar sua expectativa de vida.

10 Formas de limpar artérias e veias

Formas de limpar artérias e veias
Crédito: Freepik

As artérias são essenciais para transportar o sangue, bombeado pelo coração, para todo o organismo. Sem elas, a vida não seria possível. Infelizmente, muita gente não cuida tão bem dessa parte vital do corpo.

1. Aveia

A aveia é rica em fibras que, conforme o Ministério da Saúde, é uma substância muito útil para reduzir as taxas de colesterol no organismo. Assim, ela controla o LDL, que é o colesterol ruim, e aumenta as taxas do bom, que é representado pelo HDL.

2. Atum

O atum é um peixe rico em ômega-3 que é excelente para reduzir os níveis de colesterol no organismo, já que esse nutriente faz parte do grupo dos ácidos graxos. Ele é uma gordura insaturada que auxilia no aumento da porcentagem de colesterol bom em detrimento do ruim.

Vale destacar que ele também faz bem para a memória e auxilia na prevenção de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

3. Feijão

O feijão, assim como a aveia, é rico em fibras solúveis e proporciona a redução dos níveis de colesterol no organismo. Ainda por cima, ele promove maior sensação de saciedade, por conta da formação de um gel no sistema digestório, o que reduz o consumo de alimentos oleosos.

Ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado com o preparo, pois ingerir um feijão altamente oleoso é péssimo para esse propósito.

4. Berinjela

Rica em fibras, a berinjela é um componente maravilhoso para reduzir o colesterol, além de ser um poderoso legume para quem deseja emagrecer. Ela também é rica em vitamina A, B1, B2 e B3, o que a torna um vegetal benéfico para a visão, cabelo, pele e fígado, além de outros setores do organismo.

5. Oleaginosas

Nesse grupo estão inseridos o amendoim, a castanha, as nozes e amêndoas. Eles são ricos em ácidos graxos e possuem um enorme potencial para acabar com o colesterol ruim no organismo. Afinal, ao ingerir 50 gramas desses componentes, você reduz esse componente maléfico em torno de 5% na sua corrente sanguínea.

6. Soja

A soja e a maioria dos seus derivados, como o leite e o tofu, é um excelente vegetal para baixar o colesterol. Para baixar em torno de 5% do LDL, você irá necessitar de, em média, 25 gramas dessa proteína por dia. Essa taxa não é difícil de ser alcançada e pode ser suprida com a adição da soja no almoço ou até mesmo em lanches, com seus derivados.

7. Gorduras ruins

Dentre as gorduras maléficas para quem deseja limpar artérias, está a saturada que é encontrada em derivados de carne, carnes vermelhas e manteiga de cacau, por exemplo. Ela é maléfica, mas apenas se for consumida em excesso, não necessitando cortá-la de sua alimentação.

A outra vilã é a gordura trans que deve ser cortada de vez de sua alimentação! Ela é fruto da reação para solidificação do óleo vegetal, provocando o aumento dos níveis de colesterol ruim e diminuindo o teor de colesterol bom.

8. Mais exercícios físicos

A prática de exercícios também é importante para reduzir a quantidade de colesterol ruim, já que auxilia na eliminação da gordura em excesso que circula na corrente sanguínea. Além disso, o HDL é diminuído com o sedentarismo, o que torna a prática dessas atividades uma excelente maneira de manter os bons níveis de colesterol bom.

9. Mirtilos

Os mirtilos são ricos em antioxidantes e conseguem combater com eficácia os radicais livres que geram danos nas células do organismo. Ele possui ácido salicílico que é importante para evitar a coagulação sanguínea nas artérias, o que diminui as probabilidades de ocorrer um ataque cardíaco.

10. Alimentos anti-inflamatórios

Componentes para combater inflamações também são importantes para limpar artérias, já que esses são úteis para o revestimento dos vasos sanguíneos. Assim, confira essa receita e veja como ela mistura o gengibre com o alho e o limão, de modo que se torne uma poderosa bebida.

Ingredientes

Alho: 1 dente;
Gengibre: 1 pedaço de 10 cm;
Limão: 4 unidades com casca;
Água: ½ litro.

Modo de preparo

  1. Descasque o dente de alho e o gengibre e coloque no liquidificador;
  2. Corte o limão e descarte o miolo, aquela parte mais branquinha do centro, pois ele amarga a bebida;
  3. Bata tudo no liquidificador com pouca água, somente para facilitar;
  4. Aqueça os 500 ml de água, sem os ingredientes, e quando estiver quase fervendo, desligue;
  5. Adicione os ingredientes batidos no liquidificador e deixe esfriar;
  6. Depois de fria, coloque a bebida em uma jarra ou pote de vidro tampado e guarde na geladeira.

10 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

torta salgada

16 Receitas de torta salgada para todas as ocasiões

strogonoff de nozes

10 Receitas de strogonoff de nozes