em

Caldo de feijão: 10 receitas cheias de sabor

O caldinho de feijão pode ser servido como entrada e também como prato principal. Faça para o almoço ou jantar
caldo de feijão
Crédito: Wikimedia Commons

Nem precisa ser inverno para dar vontade de comer um caldo de feijão. Uma ótima pedida é servir em combuquinhas de barro como entrada no almoço, salpicado com um pouco de salsinha e bacon frito por cima. Mas existem muitas formas de fazer esse caldo, variando o tipo de feijão, os ingredientes que vão junto e os temperos. Veja essas ideias e escolha sua preferida para experimentar.

Veja também: receitas de feijão fradinho

Aqui você encontra:

Como fazer caldo de feijão

O caldo é o resultado do feijão cozido pronto. Para que fique bom, precisa fazer um feijão com mais água e equilibrar a quantidade extra de temperos. Depois deve esmagar os feijão cozidos para que o caldo dê uma engrossada.

1. Com feijão preto

receita de caldo de feijão preto
Crédito: Vovó Palmirinha

O feijão preto não é o mais consumido pelos brasileiros, mas está no top 3 da lista. Esse feijão rende um ótimo caldo e é praticamente uma feijoada, pois leva o feijão, pernil suíno, linguiça calabresa, pimenta dedo-de-moça, cheiro-verde, louro, alho, cebola, sal, pimenta e um toque de cachaça. A dica para ficar completo é servir acompanhado de torresmo frito.

Veja o passo a passo: receita com feijão preto

2. Com feijão vermelho

receita de caldo de feijão vermelho
Crédito: Cook Pad

Se preferir o feijão vermelho, também vai render um ótimo caldo. Nessa opção também vai a linguiça calabresa, mas no lugar do perfil é usado bacon. Fica a critério do cozinheiro escolher o tipo de carne que prefere.

Faça também: receita com feijão vermelho

3. De feijão fradinho com costelinha

receita de caldo de feijão fradinho
Crédito: Sal e Alho

O feijão fradinho, também chamado de feijão-de-corda, é o mais consumido no Brasil, então é o mais fácil de encontrar para comprar. Essa receita é com costelinha frita, alho, cebola, malagueta, servido com pimenta biquinho, cheiro-verde e bacon frito.

Acompanhe como fazer: receita com fradinho

4. Com feijão verde

receita de caldo de feijão verde
Crédito: Televisão Atalaia

O feijão verde é mais conhecido das regiões do Norte e Nordeste brasileiro, não é o mesmo que a vagem. Essa receita é mais para um creme, pois o caldo é feito espesso. Também é uma boa opção para entrada ou mesmo para petisco. Leva cebola, tomate, coentro e bacon.

Experimente essa: receita com verde de feijão

5. Feijão branco

receita de caldo de feijão branco
Crédito: Lu Morena

Não e só para acompanhar a dobradinha que o feijão branco é recomendado. Ele rende um delicioso caldo para aquecer o corpo no jantar. A cor do caldo é amarela porque ele é temperado com açafrão e colorau. Também leva alho, cebola, louro, caldo de frango, bacon, sal e salsinha ou coentro.

Para variar o tipo de feijão: caldo amarelo de feijão branco

6. Caldinho vegano

receita de caldo de feijão vegan
Crédito: Ana Maria Braga

Nem todas as receitas de caldinho de feijão levam carne. Essa vegana é feita com alho-poró, cebola, azeite, feijão preto, louro, sal, curry, noz-moscada e cheiro-verde. Pode também adicionar mais vegetais, como a cenoura que fica macia e adiciona um sabor adocicado delicioso.

Veja a receita completa: opção vegana

7. Com batatas

receita de caldo de feijão batata
Crédito: Panelaterapia

Outra forma de fazer o caldo engrossar é usando batatas. Fica um creme ótimo para servir quentinho e serve como prato principal. Leva pasta de alho, azeite, cebola, batata, feijão e caldo de bacon.

Faça em casa: batatas e feijão

8. Vegetariano com inhame

receitas de caldo de feijão inhame
Crédito: Presunto Vegetariano

Para engrossar esse caldo, pode ser inhame, batata-doce ou batata inglesa, qual tiver na sua casa ou mais gostar. Essa versão também leva pimentão amarelo, diferente das outras. Os demais ingredientes são os mesmos, como cebola, alho, cheiro-verde e sal.

Prepare essa delícia sem carne: inhame e feijão

9. Feijão carioquinha com cenoura

receita de caldo de feijão cenoura
Crédito: Sem Medida

Esse caldinho fica tão bonito com as cenouras laminadas por cima que abre o apetite só de olhar. O melhor é que não precisa de muitos ingredientes para fazer, só de feijão, cenoura, alho, cebola, pimenta, tomilho e salsinha.

Veja o modo de fazer: carioquinha e cenoura

10. Com ovo de codorna

caldo de feijão com ovo
Crédito: Pitadinha

Feijão com ovo é uma combinação de funciona em várias receitas, desde o clássico PF brasileiro até o feijão tropeiro. Mas nessa versão é o ovo de codorna que ganha a vez. Em versão pequena fica mais fácil de incluir o ovo na receita.

Anote as quantidades de ingredientes: receita com ovo de codorna e feijão

tortas doces
20 Receitas de tortas doces fáceis e deliciosas
cuidar de cabelos loiros
Como cuidar de cabelos loiros: 7 dicas preciosas