mudas de plantas em casa
Crédito: Freepik
em

Como fazer mudas de plantas em casa

Se você já tem algumas plantas, não precisa comprar outras para multiplicar a sua coleção. Veja como tirar mudinhas das plantas que você já tem

Fazer mudas de plantas não é sempre igual. Algumas mudas podem ir direto para a terra, outras precisam de alguns dias secando, enquanto outras enraízam mais rápido se colocadas na água.

Mas, de modo geral, fazer mudas é fácil. Você só precisa de alguns cuidados básicos para favorecer o crescimento do novo broto e para não contaminar a planta.

Veja como fazer mudas de plantas mais populares, como jiboia, costela-de-adão, orquídeas Phalaenopsis, peperômia, comigo-ninguém-pode, zamioculca e as queridas suculentas.

Muda de jiboia

como fazer mudas de jibóia
Crédito: Freepik

A jiboia é uma planta ótima para fazer mudas, pois os novos brotos crescem rápido e o cultivo é fácil. Para começar, você vai precisar de uma planta que já tenha ramos mais longos, com folhas adultas (maiores) e, de preferência, que esteja nascendo uma folha nova na ponta.

Então, pegue uma faca afiada ou uma tesoura de corte, ambas esterilizadas para não contaminar a planta, e escolha um ramo comprido e saudável para cortar. Faça o corte acima de pelo menos 3 gemas (nozinho de onde saem as folhas). Corte na diagonal e deixe um espaço de caule depois da última gema, pois essa parte será enterrada quando plantar.

Em seguida, você tem duas opções: colocar a base desse ramo cortado dentro de um copo com água e ir trocando a água todos os dias até surgirem raízes, depois plantar na terra. Ou, colocar direto na terra e aguardar. Pode demorar um pouco mais de tempo, mas enraíza do mesmo jeito.

A terra para o plantio da muda de jiboia deve ser bem adubada, não muito compactada para facilitar o enraizamento. Mantenha o vaso em local bem iluminado, mas sem pegar sol direto na planta, e mantenha a terra levemente umedecida.

Muda de costela-de-adão

como fazer mudas de costela-de-adão
Crédito: Freepik

Fazer mudas de costela-de-adão é tão simples quanto fazer muda de jiboia. Essa linda planta ornamental merece ser multiplicada para decorar a casa inteira com um visual tropical, lindo para complementar a sua urban jungle.

Ao observar uma planta mais crescida de costela-de-adão, você vai notar que ela produz raízes no próprio caule, que são talinhos marrons. Para fazer a muda, você precisa escolher um caule que tenha uma raiz, e fazer o corte logo abaixo dessa raiz.

Lembre-se de usar uma faca afiada ou uma tesoura de poda esterilizadas para não contaminar a planta. Além disso, esse instrumento deve servir só para usar na planta, que é tóxica. Se for usar a faca ou tesoura na cozinha, desinfete muito bem depois de cortar a muda.

Depois que fizer o corte, passe um pouco de canela em pó na parte da planta maior que ficou cortada para evitar a entrada de pragas.

Então, pegue a muda que você cortou e coloque em um potinho com água para enraizar mais rápido. Aquela parte marrom de raiz que estava na planta quando você a cortou, vai se transformar em uma raiz maior e branca.

Troque a água todos os dias e mantenha a muda na claridade, mas sem pegar so direto. Se preferir, pode manter ela sempre na água, sem plantar na terra. Porém, na terra ela vai se desenvolver melhor, ficar maior e mais bonita.

Se não quiser fazer o enraizamento mais rápido na água, não precisa. Coloque sua muda direto em um vaso com terra bem adubada e vá mantendo a terra umedecida, cuidando para não bater sol direto na muda. É só aguardar que ela comece a gerar novas folhas.

Mudas de orquídeas Phalaenopsis

fazer mudas de orquídea
Crédito: Freepik

Quando as suas orquídeas Phalaenopsis são cultivadas em local mais sombreado e com a quantidade adequada de água, elas logo começam a dar “keikis” que são as mudinhas bebês. São essas mudinhas novas que você pode cortar para gerar novas orquídeas.

Mas atenção: para cortar um keiki, ele precisa ter pelo menos uma raiz com no mínimo um dedo de comprimento crescendo junto à haste. Você consegue ver com facilidade, pois a raiz fica para fora da terra, logo abaixo das folhas.

Então, pegue sua tesoura de poda esterilizada e faça o corte da haste que mantém a muda ligada à planta-mãe. Com cuidado, dê uma giradinha na haste para retirá-la e deixar apenas as raízes novinhas e as folhas.

Em seguida, aplique uma gota de própolis ou um pouco de canela em pó, tanto na planta-mãe quanto na parte da muda onde você removeu a haste para prevenir a entrada de pragas e fungos.

Prepare um vaso com substrato para orquídeas, bem leve e fibroso. Se possível, coloque junto uma orquídea adulta para que o bebezinho não fique sozinho.

Envolva a raiz da mudinha em musgo esfagno umedecido para ficar bem acomodada, depois coloque dentro do substrato. Faça uma rega e vá mantendo sua nova muda como já faz com as outras plantas.

Muda de peperômia

fazer mudas de peperômia
Crédito: Wikimedia Commons

As mudinhas de peperômias são feitas como as mudas de jiboia e de costela-de-adão. Você escolhe uma planta bem desenvolvida e saudável, com raminho mais longo, e faz o corte do ramo mais pertinho da base (perto da terra).

Depois é só preparar um vasinho com substrato bem adubado e plantar a sua muda. Faça uma rega para umedecer o solo e mantenha a planta em local bem iluminado, mas sem pegar sol direto até que ela comece a se desenvolver.

Aliás, mesmo depois de desenvolvida, a peperômia prefere não pegar sol direto, ou apenas o sol fraco da manhã ou fim da tarde. Vá mantendo o substrato levemente umedecido, sempre.

Muda de comigo-ninguém-pode

fazer mudas de comigo-ninguém-pode
Crédito: Wikimedia Commons

A reprodução da comigo-ninguém-pode também é bastante simples. Mas, para que ela se desenvolva melhor, escolha uma planta adulta, que esteja com caule bem comprido na parte inferior (parte verde-escuro com anéis brancos).

Use uma faca afiada ou tesoura de poda esterilizada, e lembre-se que essa planta é tóxica, então use luvas. Depois, desinfete a faca ou tesoura com álcool antes de usar para outra coisa.

Faça o corte do caule que estiver com pelo menos 10 centímetros de comprimento e depois coloque a muda cortada em um vaso com água para enraizar. Troque a água todos os dias e mantenha a muda em local com boa luminosidade, sem bater sol direto.

Quando surgirem as raízes, pode transferir a muda para um vaso, usando um substrato bem adubado e fazer uma rega. Vá mantendo sua planta assim, longe do sol direto e com o substrato levemente umedecido.

Muda de zamioculca

fazer mudas de zamioculca
Crédito: Freepik

A reprodução da zamioculca pode ser feita apenas com algumas folhas da planta, adulta e saudável.

Retire com cuidado algumas folhas dos caules e coloque essas folhas levemente enterradas (só a pontinha da base cortada) em um vaso com terra adubada. Faça uma rega e vá mantendo o solo umedecido, sem pegar sol direto.

Quando você perceber que as folhas estão gerando raízes, pode plantar cada uma, duas ou três em um vaso onde elas vão poder se desenvolver.

Tenha paciência, pois esse processo leva alguns meses. Pode levar pelo menos 3 meses para surgirem raízes e só depois você vai plantar a folha no vaso definitivo onde a nova planta vai crescer.

Mudas de suculentas

como fazer mudas de suculentas
Crédito: Freepik

Existem muitos gêneros de suculentas, por isso a forma de propagação delas varia. Mas, de modo geral, você pode fazer mudas usando apenas as folhas ou então caules com folhas, cortando perto da base.

As suculentas costumam ser mais resistentes e bem fáceis de pegar na terra onde as mudas forem replantadas. Pode colocar as mudinhas cortadas diretamente na terra bem adubada e fazer uma rega, sem encharcar o solo. Cuidado para não molhar em excesso.

Se usar as folhas, pode apenas deixá-las deitadinhas sobre a terra, bem encostadas na terra, e ir mantendo essa terra umedecida, em local claro, mas sem pegar sol direto. Quando notar o surgimento de raízes (depois de algumas semanas), aí sim pode colocar cada folha com a base da raiz enterrada em um novo vasinho.

Truque rápido para tirar cola de embalagens

Truque rápido para tirar cola de embalagens de vidro e plástico

receitas de cupim assado

7 Receitas de cupim assado para o almoço de domingo