cultivar orquídea olho-de-boneca
Crédito: Freepik
em

Como plantar e como cuidar da orquídea olho-de-boneca

Essa linda orquídea pode ficar florida ao longo de quatro ou cinco meses, se você cuidar bem dela

A orquídea olho-de-boneca faz parte do gênero dendrobium, que é o segundo maior gênero de orquídeas, composto por mais de 1.500 espécies. Então, se resolver colecionar, já sabe que a coleção pode ser imensa. Mas, agora, o foco é na linda orquídea olho-de-boneca. Veja como plantá-la e como mantê-la bonita e saudável.

Dicas de cultivo da orquídea olho-de-boneca

A orquídea olho-de-boneca é uma planta epífita, ou seja, no seu habitat natural ela nasce fixada nos troncos das árvores, sem ser parasita, e lá fica protegida pelos galhos e folhas maiores.

Sua origem é do sudeste asiático, mas ela é encontrada naturalmente desde a Índia até a Nova Zelândia. No Brasil também é bastante popular. Veja quais são as dicas de cultivo para ter essa linda planta no seu jardim ou dentro de casa.

Luminosidade

luz para orquídea olho-de-boneca
Crédito: Flores Cultura Mix

Quando for decidir o local para deixar a sua planta, escolha um ambiente que tenha bastante luz natural, mas nunca deixe pegar sol direto em cima da planta, pois ela não gosta e pode ficar danificada. Apenas luz indireta, como é no seu habitat natural, protegida pelos galhos e folhas das árvores.

Clima

Essa orquídea está adaptada a diferentes climas, por isso ela pode ser cultivada em qualquer região do Brasil, da mais quente à mais fria.

Como plantar a orquídea olho-de-boneca?

Como essa orquídea cresce naturalmente nos troncos das árvores, ela pode ser cultivada em toquinhos de madeira ou também em vasos, que podem ser de madeira, plástico ou barro.

Em todos os casos, quando fizer o plantio, coloque uma estaquinha de madeira para manter o caule da planta ereto. Do contrário, como ele é pesado, vai ficar torto e as flores também ficarão tortas, para baixo.

Veja como é fácil plantar uma mudinha em um tronquinho de árvore, sem usar substrato:

Veja também como fazer o plantio dela em vaso, usando um substrato à base de casca de pinus, carvão vegetal e casca de coco:

Regas

Se escolher cultivá-la no toquinho de madeira, as regas devem ser feitas todos os dias. Nos vasos, pode regar de duas a três vezes por semana.

Folhas manchadas e amarelas: o que são?

orquídea olho-de-boneca com manchas
Crédito: Flores Cultura Mix

Você pode notar que a sua orquídea olho-de-boneca vai começar a apresentar manchas escuras nas folhas, que depois vão ficando amareladas e caem. Não é doença.

Essa é uma característica natural do ciclo da planta, que ocorre quando a planta já tem botões de flor. Quando começar a florescer, é normal que todas as folhas caiam.

Época de floração

A parte mais especial da orquídea olho-de-boneca e de todas as outras é o momento de observar a beleza das suas flores. Nessa planta, você pode aguardar que esse momento aconteça entre os meses de junho e setembro. Algumas podem se estender até outubro, quando são muito bem cultivadas.

Adubação para orquídea olho-de-boneca

Crédito: Flores Cultura Mix

O melhor adubo para a sua orquídea é o bokashi, que é um composto bem completo e fácil de oferecer à planta. Você pode fazer trouxinhas e colocar sobre o substrato, que o adubo vai sendo liberado aos poucos a cada rega. Quando a trouxinha ficar vazia, troque por outra.

Veja também: Como saber se a orquídea está mesmo morta?

Como usar água sanitária do jeito certo

Como usar água sanitária do jeito certo

como cuidar de palmeira

Como cuidar de palmeiras para ambientes internos