Plantas para cobrir pergolados
Crédito: Freepik
em

Plantas para cobrir pergolados: 5 espécies com flores lindas

Ter um pergolado florido no jardim é como ter um pequeno paraíso secreto no seu quintal

Publicidade

Um pergolado não precisa ser coberto por plantas, caso você não queira. Mas, com certeza fica com um charme e um aconchego a mais quando está recoberto por plantas lindas e suas flores. Veja algumas ótimas espécies de plantas para cobrir pergolados.

Veja também: Qual tipo de pergolado escolher: madeira, ferro ou concreto?

Melhores plantas para cobrir pergolados

O processo de cobrir um pergolado com plantas leva tempo, pois a planta precisa crescer e subir por todo o pergolado até cobri-lo. Quando isso acontecer, você vai ganhar um pergolado com sombra natural, cheirinho de flor e um espaço muito mais bonito e acolhedor.

1. Primavera

Crédito: Detalhes Mágicos

Essa planta trepadeira é lindíssima e pode ficar muito alta, principalmente quando tem um pergolado para se estruturar. A primavera, que tem o nome científico de bougainvillea (buganvília), é uma planta que gosta de sol pleno, exceto enquanto ainda é um bebê, pois nessa fase precisa apenas de boa luminosidade.

Publicidade

As mudas precisam ser regadas diariamente por uns 45 dias, mais ou menos. Depois que já estiverem mais fortes, com novas folhas, pode fazer as regas umas 2 vezes por semana, conforme verificar que o solo está secando.

Veja mais sobre como cuidar e plantar a planta primavera

2. Alamanda

Crédito: Guia de Jardinagem

Essa é uma planta com flores maiores, em forma de corneta, e muito bonitas. A alamanda é bem popular e muito usada para revestir muros. Floresce quase o ano todo quando recebe bastante luz do sol e regas frequentes. Ela atinge até uns 3,5 metros. Cuidado se for plantá-la onde tem crianças e animais, pois ela é tóxica.

Publicidade

3. Rosa trepadeira

Crédito: Vida no Jardim

Se você gosta de rosas, pode escolher a rosa trepadeira como uma das plantas para cobrir pergolados. Essa é uma planta híbrida, desenvolvida para ser trepadeira. Por isso, seus galhos são mais flexíveis, facilitando a poda de condução para que a planta cresça na direção que você desejar.

Ela gosta de sol pleno, portanto é nesse ambiente com muita luminosidade e luz do sol direta que a planta vai se desenvolver melhor. Também gosta que a terra esteja sempre úmida, em especial nos meses mais quentes em que a água do solo é absorvida mais rápido. Então, faça regas frequentes.

Saiba mais sobre como escolher e cultivar rosa trepadeira em casa

Publicidade

4. Glicínia

Plantas para cobrir pergolados glicínia
Crédito: Vida no Jardim

Para quem gosta de um pergolado bem preenchido, e de flores pendentes tipo cascata, a glicínia é uma opção linda! Mas, é melhor escolher essa planta só se você mora no sul ou na parte mais fria do Sudeste, pois ela prefere o clima mais frio.

Essa também é uma planta para quem é paciente e faz planos para o futuro, já que ela demora para crescer. Então, podem levar alguns anos até seu pergolado ficar preenchido e florido. Ao mesmo tempo, é uma planta que você vai deixar na família por gerações, pois ela vive mais de 100 anos.

5. Lágrima de Cristo

Plantas para cobrir pergolados lágrimas de cristo
Crédito: Sítio da Mata

Essa planta é uma trepadeira volúvel, assim como a glicínia. Isso significa que elas se enrolam e sobem em espiral quando encontram um obstáculo pela frente. Elas se enrolam melhor em coisas finas, como arames, cercas, tubos de plástico ou metal. Depois de chegarem ao topo do suporte, elas ficam pendentes.

Publicidade

A lágrima de Cristo é ideal para as regiões mais quentes, pois não tolera bem o frio intenso e geada. Ela gosta de sol pleno, pelo menos algumas horas ao dia, uma rega moderada e uma terra simples, do quintal mesmo, enriquecida com esterco ou húmus.

Veja também: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar

Sonambulismo em crianças

Sonambulismo em crianças: causas, sinais e cuidados necessários

Peso ideal das crianças com base no IMC – veja como calcular