costela-de-adão
Crédito: Freepik
em

Costela-de-Adão: como cuidar dessa linda planta em casa

Essa é uma planta exuberante e fácil de cuidar para decorar todos os ambientes da sua casa

A costela-de-Adão é uma linda planta da categoria das trepadeiras. Seu nome científico é Monstera deliciosa e sua origem é da América do Norte. Tem esse nome popular por causa do formato das suas grandes folhas que, juntas, podem atingir uma altura de até 12 metros, em média.

As folhas possuem um formato único, com bordas recortadas e furos no meio, num tom de verde mais escuro e brilhante. Certamente ela vai oferecer um visual maravilhoso ao seu jardim ou mesmo aos ambientes internos da casa. Aprenda a fazer as mudas e a cuidar dessa planta.

Veja também: espécies de plantas mais resistentes para ter em casa

Como fazer mudas da costela-de-Adão

Fazer novas mudas dessa planta é fácil, pois as suas raízes brotam no caule mesmo, então você nem precisa tirar da terra, basta cortar abaixo de uma parte de caule que tenha uma raiz brotada e replantar.

Na hora de comprar uma muda pronta, fique de olho se ela já tem alguma raiz brotada no caule, pois assim você logo poderá cortar para reproduzi-la e espalhar pela sua casa toda. Veja no vídeo o passo a passo de como fazer suas mudas de costela-de-Adão:

Como cuidar dessa planta

É preferível cultivar a costela-de-Adão em ambiente interno, pois ela é uma planta de meia sombra. Quando está no seu habitat natural ela crescer à sombra de outras árvores. Veja mais sobre esse e outros cuidados para ter uma planta sempre bela e saudável.

Luminosidade adequada

Como já mencionado, a costela-de-Adão é uma planta de meia sombra. Então, além de ser melhor cultivá-la dentro de casa, é importante escolher um local para ela que não pegue sol direto por muitas horas do dia.

Mantendo a umidade

Além da meia sombra, também é importante manter uma boa umidade nessa planta. Tanto que, como você viu no vídeo sobre fazer a muda, ela pode ser mantida em vaso com água, pois dessa forma a sua raiz se desenvolve mais rápido. Se quiser plantar a muda diretamente na terra, nos primeiros dias ela deve ser regada todos os dias.

Depois, o solo deve ser mantido úmido, sem encharcar. Até mesmo as folhas podem ser borrifadas com água de vez em quando, o que ajuda a planta a respirar e também a ficar com as folhas mais limpas e bonitas.

Adubação

Adubação dessa planta é simples. Ela gosta muito de cálcio, então você pode fazer farinha com cascas de ovos e usar como um adubo natural, espalhando sobre a terra do vaso uma vez por semana.

Cuidados importantes

planta costela-de-adão cuidados
Crédito: Freepik

A costela-de-Adão é uma planta tóxica, portanto, tome cuidado ao deixá-la perto das crianças e animais domésticos. Se for o caso, mantenha-a mais no alto.

Para lidar com ela também prefira usar ferramentas que sirvam só para a planta, evitando misturar com utensílios da sua cozinha, como facas e tesouras. Pelo mesmo motivo, quando for cortar uma parte da planta para fazer mudas, é melhor usar luvas para evitar o contato da parte interna da planta com a sua pele.

Como já mencionado, essa é uma planta de meia sombra, então não deve deixá-la pegando sol direto durante o dia ou ela poderá morrer. Não quer dizer que sempre vá acontecer, pois algumas plantas conseguem se habituar a algumas horas de sol ao dia, mas vai depender muito do clima da sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
dores que podem ser perigosas

Dores que podem ser perigosas e que não devem ser ignoradas

seleta de legumes

Seleta de legumes: como fazer em casa e receitas para usar