Crédito: Freepik

Plantas invasoras: o que são, quais os riscos e como combater?

Elas começam a crescer em um ambiente diferente do seu habitat natural e podem atrapalhar a biodiversidade local

Publicidade

Se você tem um quintal em casa, possivelmente há algumas plantas invasoras crescendo lá neste exato momento. Essas plantas não têm má intenção, mas sua presença pode prejudicar a biodiversidade nativa dos lugares. Saiba mais sobre elas e aprenda a lidar.

O que são plantas invasoras?

São plantas levadas intencionalmente para áreas diferentes do seu local de origem, ou, aquelas que são transportadas de forma acidental para fora do seu local de origem.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando você pega terra do seu jardim para colocar em um vaso. Essa simples mudança de ambiente da terra carrega junto sementes e mudinhas de plantas que já estavam sendo invasoras ali, e agora vão ser invasoras para a planta do seu vaso.

Nem todas representam uma ameaça, mas, dependendo da espécie e sua capacidade de crescimento, pode prejudicar, pois ela ocupa muito espaço e absorve os nutrientes das plantas nativas.

Publicidade

Plantas exóticas podem ser invasoras

Quando uma planta se desenvolve em um local diferente do lugar original é chamada de espécie introduzida ou exótica.

Você já deve ter ouvido falar em plantas exóticas e pode ter pensado que são plantas com um aspecto diferenciado, fora do comum. Mas, é um termo usado para as plantas exóticas em determinado local, de onde não são nativas.

As plantas introduzidas ou exóticas nem sempre têm vida fácil, se propagando com facilidade e dominando o espaço estranho.

Como estão fora do seu local de origem, muitas não encontram polinizadores naturais nem dispersores de sementes, e encontram um solo e volume de chuvas muito diferentes do que no seu habitat. Assim, elas podem não suportar tanta estranheza e morrer.

Publicidade

Mas, as espécies mais fortes e com menos exigências podem conseguir ultrapassar todas essas dificuldades e se desenvolverem de forma exagerada no local. É aí que elas passam a ser chamadas de plantas invasoras.

Plantas invasoras no Brasil

Existem várias espécies de plantas invasoras exóticas no Brasil, como a mamona, braquiária, capim-gordura, limoeiro, café, eucalipto, pinheiros, lírio-do-brejo, bambu, dendezeiro, aspargo alfinete, leucena e espinho-de-jerusalém.

Como combater?

Bem, como você viu no tópico acima, muitas plantas exóticas são cultivadas com sucesso no Brasil, tanto que viraram uma cultura muito importante para a economia nacional. Mas, isso acontece porque elas foram controladas ao invés de serem combatidas.

Publicidade

Algumas vezes, quando você nota que certas plantas não nativas estão dominando o espaço do seu jardim e prejudicando as plantas nativas, é necessário intervir com herbicidas.

É importante ter o auxílio de um profissional na hora de decidir como combater as plantas invasoras sem prejudicar a biodiversidade nativa. Mas, entre as opções de controle, está o uso de herbicidas que variam de acordo com a espécie a ser combatida. Veja na imagem abaixo:

Crédito: Embrapa

Como prevenir que as plantas invadam o quintal?

Nem sempre dá para prevenir, pois uma planta invasora pode ser trazida por polinizadores ou na troca de terra de um local para outro com características muito diferentes.

Publicidade

Mas, algumas das estratégias adotadas pelos profissionais da agricultura são a utilização de cobertura morta (filme de polietileno ou cobertura morta vegetal), controle mecânico (enxada ou cultivador), controle físico (solarização) e controle químico (uso de herbicidas).

Artigo com informações de Brasil Escola e Embrapa

PODE GOSTAR TAMBÉM