em

Benefícios e como fazer chá de eucalipto

Essa planta bastante conhecida ajuda a tratar mais do que gripe e resfriado. Veja quais espécies pode consumir
chá de eucalipto
Crédito: Pixabay

O eucalipto é uma árvore bastante conhecida e usada na medicina popular, mas nem por isso deve ser usado de qualquer jeito. Precisa saber se está consumindo a espécie certa e, na hora de fazer o chá de eucalipto, preste atenção na dosagem para não sofrer intoxicação. Tomando os cuidados necessários, o chá dessa planta traz benefícios à saúde. Veja quais são.

Benefícios para a saúde

benefícios do chá de eucalipto
Crédito: Pixabay

Para fazer o chá, é preciso utilizar as folhas da espécie Eucalyptus globulus. Se for comprar as folhas desidratadas em uma loja, leia na embalagem se é essa a espécie.

1. Expectorante

Uma das suas mais populares utilidades é para desobstruir as via aéreas quando há tosse com catarro, gripe, resfriado ou outro problema respiratório que esteja dificultando a respiração. Além de beber o chá, também é bom respirar sua fumaça enquanto estiver bebendo.

2. Antiviral

Quando está com gripe ou resfriado, doenças causadas por vírus, beber o chá vai ajudar em vários sentidos. A respirar melhor, a sentir mais conforto e também a eliminar os vírus, como um apoio aos anticorpos que já estão trabalhando nisso.

3. Tratamento de asma alérgica

Por se tratar de alergia, esse tratamento deve ser recomendado pelo médico. O fato é que o chá ou o extrato de eucalipto podem ajudar a reduzir a produção das histaminas, as responsáveis pelos sintomas de alergia.

4. Microbiano

Para prevenir problemas de garganta, intestino, pele e tantos outros causados por bactérias, o chá, óleo ou extrato de eucalipto são bons. O ideal é utilizar Eucalyptus globulusE. grandis ou E. citriodora.

5. Calmante

Quando chegar em casa depois de um dia cansativo e estressante, faça uma xícara dele para sentir-se melhor. Ele ajuda a relaxar, exalando seu aroma agradável e suas propriedades calmantes.

Como fazer o chá?

receita de chá de eucalipto
Crédito: Pixabay

Depois de estar com a espécie certa em mãos, o chá é muito simples de fazer. Só precisa colocar uma xícara de água para ferver e desligar assim que levantar fervura.

Adicione uma colher de sobremesa de folhas picadas à água, deixe alguns minutos em infusão, depois coe e beba.

Se quiser pode adicionar um pouquinho de hortelã, de gengibre, canela ou mel para dar mais sabor, aroma e também para obter os benefícios desses ingredientes à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
avc
AVC: saiba o que causa e como prevenir
usar óleo de eucalipto
6 Usos do óleo de eucalipto e como fazer em casa