em

Meu Deus!Meu Deus!

Chá de morango: benefícios e como fazer

As folhas do morango fornecem ótimos nutrientes para a saúde e o chá é muito gostoso
chá de morango benefícios
Crédito: Pexels

O morango é uma frutinha deliciosa e muito saudável, mas você sabia que as folhas dele também são boas para a saúde? Conheça os benefícios do chá de morango e como prepará-lo.

Benefícios do chá de morango

Benefícios do chá de morango
Crédito: Pexels

Como o morango e sua folha são parte da mesma planta, logo, os mesmo nutrientes correm por toda a sua estrutura. Dessa forma, os valores nutricionais da fruta podem ser aproveitados ao consumir suas folhas. Alguns deles são:

1. É antioxidante

A vitamina C é uma fonte de antioxidantes que atuam no combate ao efeito dos radicais livres. Quando há radicais livres em excesso no organismo, eles atrapalham a renovação das células, promovendo o envelhecimento precoce e danificando o funcionamento dos sistemas.

2. Alivia os sintomas da artrite

As doenças reumáticas, como artrite, causam inflamação, dor, inchaço e dificuldade de movimento das articulações do corpo, por diferentes motivos.

Nas folhas de morango existe um componente chamado ácido cafeico, um diurético natural que pode ajudar a desinchar e melhorar a inflamação, quando combinado a uma dieta orientada e acompanhamento médico.

3. Melhora a digestão

Os taninos, substâncias encontradas nas folhas de morango, têm a função de ligarem-se a elementos do corpo que possuem pH baixo, reduzindo o desconforto que estes podem causar no sistema digestivo.

Alguns problemas de saúde gastrointestinal pode ser aliviados com o chá de folhas de morango, como cólica, inchaço, refluxo e azia, mas é indicado ter recomendação médica para utilizar da maneira e quantidade corretas.

4. Fortalece a imunidade

O chá de morango possui uma tendência forte para aumentar o potencial imune do indivíduo. Desse modo, é excelente para o consumo de quem está com gripe ou de quem não deseja adquirir alguma virose.

5. Facilita a cicatrização

Cuidado, pois esse benefício não se refere ao aplique direto, mas à ingestão dessa bebida. Portanto, ela facilita com que o corpo use seus próprios instrumentos para cicatrizar a ferida.

6. Combate as acnes

Por ser rico em vitamina C, esse chá possui um excelente potencial anti-inflamatório que facilita bastante para combater as acnes. Assim, sua ingestão favorece o tratamento da inflamação, por meio da ação dessa vitamina.

Isso evita que se criem as comuns manchas de espinhas estouradas enquanto estavam inflamadas. Consequentemente, a face se torna mais limpa e com menos obstruções oleosas.

7. Auxilia na produção de colágeno

O chá dessa fruta, além de ser bastante rico em antioxidantes que favorecem a saúde da pele, propicia uma alta taxa de colágeno para a pele da pessoa. Esse colágeno deixa a pele mais firme e mais jovem, retardando o envelhecimento.

Vale destacar que o colágeno também é importante para outras funções corpóreas. Dentre essas funções, estão o fortalecimento dos tendões, vasos sanguíneos e ligamentos.

Receita do chá de folhas de morango

Receita do chá de folhas de morango
Crédito: Unsplash

Com tantos benefícios que as folhas do morango oferece, converse com seu médico para incluir este chazinho gostoso na sua rotina diária. Veja como preparar.

Ingredientes

Água: 200 ml;
Folhas de morango frescas ou desidratadas: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher (café), se quiser.

Modo de preparo

  1. Assim como qualquer infusão, misture as folhas no recipiente com a água recém-aquecida e deixe descansar por alguns minutos;
  2. Depois coe, adoce se achar necessário e beba.

Receita de chá de morango com hibisco

Se você gosta de inovar nas receitas e sair da mesmice, esse chá é para você. Confira abaixo como preparar essa infusão diferenciada em sua casa e usufruir de suas características únicas.

Ingredientes

Folhas de morango desidratadas: 1 colher (chá);
Hibisco: 1 colher (chá);
Água: 200 ml.

Modo de preparo

  1. Separe as folhas do hibisco e do morango;
  2. Coloque a água para ferver;
  3. Assim que se iniciar a fervura, coloque as folhas;
  4. Espere 5 minutos e coe;
  5. Esse chá pode ser servido tanto estando quente, como estando frio.

Cuidados com as folhas de morango

É necessário que as folhas sejam bem frescas ou totalmente desidratadas, pois elas podem produzir uma substância tóxica com efeitos colaterais como náuseas e vômito. Evite folhas murchas. Se possui alergia ao morango, deve tomar muito cuidado ao ingerir sua folha também.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cãibras
Cãibras: o que é, principais causas, como aliviar e prevenir
limpar colchão encardido
Como limpar colchão encardido: 8 dicas