como tirar manchas de espinha
Crédito: Freepik
em

Como tirar manchas de espinha da pele: tratamentos e cuidados

Os tratamentos dermatológicos são os mais seguros para essa finalidade, e os cuidados diários são indispensáveis

Publicidade

Não é raro ter espinhas. Seja durante a adolescência ou até depois de adulta, a pele do rosto tem suas particularidades e precisa de cuidados. Se você sofreu ou ainda sofre com acne e quer saber como tirar mancha de espinha, veja essas dicas de tratamentos e cuidados para ter no dia a dia.

Por que surgem as manchas de espinhas?

dicas de como tirar mancha de espinha
Crédito: Freepik

As manchas escuras aparecem porque as espinhas são espremidas, gerando um processo inflamatório que resulta nessas manchas. Quando uma pessoa tem muita acne e muitas manchas, significa que ocorrer uma hiperpigmentação pós-inflamatória, ou seja, a pele produziu uma quantidade exagerada de melanina, deixando a cor das manchas mais escura.

Tratamentos dermatológicos para tirar mancha de espinha

Aqui você não vai ver nenhuma dica caseira com ingredientes tipo limão, laranja e café. As dicas são de tratamentos feitos no consultório do dermatologista ou recomendados pelo médico, pois são a forma mais segura e eficiente de tratar essas manchas sem risco de problemas secundários.

Publicidade

Medicamentos

A inflamação das espinhas ocorre por conta de bactérias que vivem na pele e acabam entrando na camada mais profunda quando a espinha é espremida. Portanto, dependendo do grau das manchas e das inflamações, pode ser necessário fazer uso de antibiótico oral.

A isotretinoína oral, mais conhecida como Roacutan, tem a função de atrofiar as glândulas sebáceas, diminuindo da produção do sebo e de todo o processo de formação da acne. Apenas o médico dermatologista pode prescrever esse medicamento e sua forma de uso.

Ácidos ou antibióticos tópicos

Outras vezes o médico pode achar melhor fazer um tratamento tópico, ou seja, aplicando o medicamento em forma de creme direto nas manchas. Os dermatologistas usam diferentes tipos de ácidos para isso, como o ácido glicólico ou retinoico, além dos cremes com antibióticos.

Publicidade

Peeling

Existem vários tipos de peeling que são feitos com diferentes finalidades. De modo geral, eles renovam a camada da pele que está manchada, permitindo o crescimento de uma nova pele sem manchas. Ao mesmo tempo, podem secas as lesões ainda inflamadas, evitando que surjam manchas. Tudo isso é feito em procedimentos no consultório médico, em quantas sessões forem necessárias.

Microdermoabrasão

Os famosos peelings de diamante ou cristal servem para fazer uma esfoliação mais superficial na pele, removendo alguns tipos de manchas e promovendo uma limpeza de cravos e comedões. São tratamentos realizados no consultório, com equipamentos próprios.

Limpeza de pele

Tanto para tratar quanto para prevenir as manchas, a limpeza de pele é recomendada. Algumas limpezas até podem ser feitas em casa, mas depois de ir ao consultório e receber as instruções sobre quais os produtos adequados e como deve fazer.

Publicidade

Cuidados para prevenir manchas de espinha na pele

Mesmo fazendo os tratamentos é importante saber prevenir o surgimento das manchas de espinha. Veja quais são os cuidados que deve ter no dia a dia:

Usar protetor solar

Escolha um protetor para o seu tipo de pele, ou seja, próprio para pele com acne e alta oleosidade. Além de proteger a pele do sol, o produto ajuda a evitar que as manchas fiquem muito escuras e mais difíceis de remover.

Não mexer nas espinhas

Pode ser tentador, mas você precisa evitar ao máximo mexer nas espinhas. Quando mexe, aumenta o risco de uma infecção e, assim, o surgimento das manchas.

Publicidade

Pele limpa e hidratada

A pele deve ser mantida limpa, mas cuidado para não exagerar e lavar várias vezes ao dia, pois isso estimula a produção de oleosidade. É importante remover a maquiagem por completo todos os dias antes de dormir, além de manter a pele hidratada.

Veja também: Como ter uma rotina de cuidados com a pele passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Como tirar mancha de roupa colorida

Como tirar mancha de roupa colorida

como cuidar de Gloxínia

Gloxínia: cultive essa linda flor no seu jardim