em

Melhores alimentos para aumentar a imunidade

Para estar sempre saudável, o sistema imunológico deve estar sempre pronto para atacar os agentes causadores de doenças.
alimentos para aumentar a imunidade
Crédito: Freepik

Estar com a imunidade alta quer dizer estar com o corpo protegido contra o ataque de vírus, fungos e bactérias causadores de doenças. Para isso, o sistema imunológico precisa estar saudável, ou seja, deve haver células de defesa o suficiente na hora de atacar um agente invasor e proteger o organismo. Então, caso esteja precisando melhorar suas defesas, veja quais são os melhores alimentos para aumentar a imunidade.

Quais os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade?

lista de melhores alimentos para aumentar a imunidade
Crédito: Freepik

A melhor maneira de estar sempre saudável em todos os aspectos é mantendo uma alimentação adequada, além de praticar atividade física e levar uma vida com bons hábitos.

No caso dos alimentos, são eles que nutrem o organismo, incluindo o sistema imunológico, pois eles são feitos de todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa para se manter protegido contra as doenças. Veja a lista dos alimentos para aumentar a imunidade que deve incluir no cardápio.

1. Alimentos probióticos

Os probióticos são alimentos ricos em bactérias e lactobacilos benéficos que compõem a microbiota intestinal. O intestino necessita deles para estar saudável, e como 80% do sistema imunológico está no intestino, logo também será beneficiado. Esses alimentos são o kefir, a kombucha, o chucrute, o molho de soja, o leite fermentado e outros alimentos naturais que passam por fermentação.

2. Cebola e alho

A cebola e o alho são considerados poderosos antibióticos naturais. Isso quer dizer que eles reforçam o sistema imunológico para combater o ataque de bactérias maléficas, sem matar as bactérias benéficas, como os medicamentos fazem. Além disso, são rica fonte de vitaminas e minerais que nutrem o corpo.

3. Própolis e geleia real

Produzidas pelas abelhas, essas duas substâncias são uma excelente forma de fortalecer o sistema imunológico, especialmente quando consumidas em jejum. Elas contêm nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes que atuam diretamente no bom funcionamento do sistema imune.

4. Alimentos ricos em ômega-3

Os alimentos para aumentar a imunidade também são os ricos em ômega-3 vão atuar na saúde das artérias, e assim vão facilitar a atuação das células do sistema imunológico quando precisarem atuar contra invasores. Os principais alimentos são as nozes, castanhas, coco, azeite de oliva, abacate, ovos e peixes.

5. Vegetais verde-escuros

Todos os vegetais são essenciais para manter o corpo bem nutrido e fortalecido. Mas especial os de cor verde-escuro contêm ácido fólico, que atua na produção dos glóbulos brancos do sangue, responsáveis pelas defesas do sistema imune.

6. Frutas ricas em vitamina C

Além de comer uma grande variedade de todas as frutas, os alimentos para aumentar a imunidade são em especial os ricos em vitamina C, que são as frutas cítricas. Ela ajuda a melhorar a saúde das células ao agir como antioxidante e também reforça as defesas do organismo.

Dicas para aumentar a imunidade de forma natural

hábitos naturais para aumentar a imunidade
Crédito: Freepik

Além de comer todos esses alimentos para aumentar a imunidade listados acima, não é só isso que vai ajudar a manter o sistema imunológico fortalecido e pronto para proteger o corpo das doenças. Existe uma série de atitudes no dia a dia que também são importantes. É por isso que a regra geral para se manter com saúde é levar um estilo de vida com hábitos saudáveis.

  • Ter uma alimentação bem variada e só com alimentos naturais;
  • Beber bastante água;
  • Manter o corpo limpo;
  • Manter a boca limpa;
  • Manter a casa limpa;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Dormir o suficiente todas as noites;
  • Só tomar remédios quando necessário.

No caso das crianças, todos esses hábitos são essenciais, mas é importante que os pais deixem que elas brinquem em contato com a natureza, sem ficar proibindo os pés na terra colocar determinadas coisas na boca, aquelas não são perigosas. É assim que elas vão criar a resistência do sistema imunológico em formação.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

organizar uma festa
Como organizar uma festa? Veja tudo o que precisa lembrar
preservar carpete
Dicas para preservar carpete sempre limpo e bonito