em

AmeiAmei FofoFofo

16 dicas práticas e fáceis para manter a casa em ordem, sempre!

Todos os dias a sua casa parece estar um caos e você não sabe como se livrar desse problema? Estas dicas vão ajudar

casa em ordem
Crédito: Freepik

Não importa se você trabalha fora ou em casa, se tem filhos ou não. O que faz você conseguir manter a casa em ordem são seus hábitos e prioridades.

O grande problema é que com o ambiente desorganizado, sua mente também fica incomodada e o dia parece não render. Então, com o objetivo de ajudar você nessa tarefa, veja dicas para manter a casa sempre em ordem de um jeito fácil.

16 hábitos para manter a casa em ordem

Em todas as dicas, a regra básica é não deixar para depois o que você pode fazer agora. A procrastinação é sua maior inimiga. Sabendo disso, acompanhe as dicas e comece a praticar.

1. Dobre as roupas assim que recolher

casa em ordem dobrar roupas para organizar
Crédito: Freepik

Se você tem o hábito de recolher as roupas do varal ou da secadora e deixar em cima do sofá ou de uma cadeira por dias, terá cada vez mais preguiça de dobrar tudo e guardar no lugar certo. O ideal é ir recolhendo e dobrando.

Essa tática vai ajudar a manter o ambiente mais organizado mesmo que você não guarde as roupas na hora, pois só o fato de estarem dobradas vai transmitir uma sensação de maior organização.

2. Tenha um cesto de roupa suja em cada quarto ou banheiro

A ideia dessa dica para manter a casa em ordem é que cada membro da família se responsabilize pelas próprias roupas sujas. Então, caberá a você delegar as regras de separação e dias de lavar. Especialmente se tem filhos a partir dos 10 anos de idade, esse é um bom hábito para que eles comecem a cuidar das próprias coisas e participar da organização da casa.

Veja também: 6 dicas para lavar roupa colorida

3. Não deixe roupas usadas espalhadas

Quando você chega de um compromisso e logo precisa ir para o outro, é normal largar a roupa em cima da cama ou em um canto no chão e deixar para guardá-la ou colocá-la na roupa suja depois. Mas como você vai chegar cansado e com mais coisas para fazer, a tendência é que a roupa se acumule até o final da semana seguinte.

Quando trocar de roupa, se estiver suja, já coloque no cesto para lavar. Se estiver limpa, guarde no lugar. Se estiver mais ou menos, pendure em um cabideiro ou em outro local para saber que poderá usar novamente durante a semana.

4. Faça uma reorganização constante dos armários

Principalmente quando a família é grande e os filhos estão em fase de crescimento, muitas roupas deixam de ser usadas com frequência. Para evitar que os armários fiquem cada vez mais bagunçados e com roupas que não servem mais, procure fazer uma limpa uma vez por mês para manter a casa em ordem.

Nesta tarefa também é importante pedir ajuda dos filhos para que selecionem o que não usam e poderia ser doado. Assim você estimula o senso de organização, de responsabilidade e de desapego ao que não é mais necessário.

Veja também: 7 dicas para organizar guarda-roupa

5. Use organizadores no guarda-roupas

Você já conhece os benefícios de manter o guarda-roupas organizado, mas pode achar bem difícil manter a organização por mais de uma semana. Então, uma dica que ajuda com essa questão é usar organizadores. Você pode comprá-los de vários tamanhos nas lojas de departamento e colocar dentro para armazenar sapatos, nas gavetas para roupas íntimas, separadores de camisas nas prateleiras e uma caixinha para os cintos.

6. Limpe sua mesinha de cabeceira diariamente

manter casa em ordem limpar quarto
Crédito: Freepik

A tarefa de tirar pó é uma das mais chatas para a maioria das pessoas. Mas se você tiver o hábito de fazer isso todos os dias, não levará mais do que 5 minutos e estará com os móveis sempre limpinhos, deixando a casa em ordem e mantendo uma sensação agradável.

No quarto, ao lado da cama, ter essa sensação gostosa é ainda mais importante. Então mantenha sua mesinha de cabeceira sempre limpa e organizada. Para ajudar nessa tarefa, tenha um paninho sempre por perto, assim você o umedece e tira o pó rapidamente, sem dar tempo para a preguiça.

Veja também: 6 dicas para limpar móveis e piso de madeira

7. Arrume a cama assim que levantar

Ter a cama sempre arrumada mantém um ar de organização incrível no quarto, mesmo que algumas roupas estejam espalhadas. Então, logo que se levantar já arrume a cama, abra as cortinas e coloque tudo no lugar.

O melhor momento do dia para colocar a casa em ordem é logo pela manhã, quando você acorda mais disposto e renovado, antes de enfrentar os probleminhas que poderão aparecer pela frente.

Veja também: como dobrar lençol de elástico com facilidade

8. Organize a pia ou balcão do banheiro toda noite

Todo mundo tem um cantinho do banheiro onde deixa os cremes, maquiagens e objetos de higiene pessoal. Mas quando você usa algum produto, logo está tudo bagunçado.

Então, antes de ir dormir, tire 5 minutos para colocar tudo no lugar. Assim, no dia seguinte você já acorda com a sensação de ter a casa em ordem e uma tarefa a menos para fazer. Para tornar essa tarefa mais prática você pode usar acessórios para banheiro.

9. Mantenha o banheiro organizado

como manter banheiro organizado
Crédito: Freepik

Mais do que o seu balcão de produtos, quando for escovar os dentes e se preparar para dormir, aproveite para dar uma limpada na pia, passar uma vassourinha no vaso, recolher as toalhas úmidas e o tapete do chão. É uma boa forma de manter a casa em ordem diariamente, sem perder muito tempo, pois nunca chegará a ficar muito sujo.

10. Limpe o box antes ou depois do banho

Não espere chegar o sábado para passar o dia na faxina. Ali pela quarta-feira, antes do banho, deixe o box aberto para arejar e passe uma escovinha com desinfetante. Deixe agir por uns 10 minutos e depois enxague com a água do banho, antes de entrar no chuveiro. O banheiro estará sempre limpo e cheiroso, sem acúmulo de mofos, cabelos ou restos de xampu e sabonete pelos cantos.

Veja também: como tirar mau cheiro do banheiro e as possíveis causas

11. Mantenha o forno e o micro-ondas sempre limpos

Quanto mais dias você esperar para limpar o forno e o micro-ondas, mais a sujeira irá endurecer e começar a liberar mau cheiro. Para evitar esse incômodo, assim que usar esses eletros, passe um paninho com produto e deixe-os abertos para secar. Confira quais são os produtos caseiros para limpar micro-ondas com facilidade.

12. Passe uma vassoura e um pano na cozinha todo dia após o almoço

O almoço é um exemplo, pois costuma ser a refeição que mais suja a cozinha. Mas pode ser também no jantar. Divida as tarefas entre todos da família para que ninguém fique sobrecarregado. Enquanto uma pessoa tira a mesa e passa um pano sobre ela, a outra vai lavando a louça ou colocando na máquina de lavar. Um fica responsável por limpar o fogão, enquanto o outro passa uma vassoura no chão. Deixar a casa em ordem vai ser rápido e eficiente com essa divisão de tarefas.

13. Cada um deve lavar o que usar durante o dia

Nada mais justo do que acostumar cada membro da família (a partir dos 10 anos) a lavar um copo ou prato que usar para o lanche durante o dia. Assim, a pia estará sempre limpa para todos e ninguém terá que perder horas limpando tudo sozinho.

Esse hábito é essencial para criar filhos responsáveis, conscientes de seus deveres e de como funciona conviver em grupo. Assim, quando saírem da casa dos pais, terão uma convivência muito mais fácil e agradável no novo ambiente.

Além disso, esse hábito também trará mais organização para a rotina pessoal deles, gerando benefícios nos estudos, no trabalho e nos compromissos gerais.

14. Use organizadores pela casa

usar organizadores pela casa
Crédito: Freepik

Em todos os cômodos da casa você pode ter potes, caixas ou mesmo canecas organizadoras. A escolha dos itens vai depender do que precisa para manter a casa em ordem. As caixas são ideais para guardar papéis de uso comum e frequente, como documentos, contas a pagar e manuais de instrução. As canecas podem ficar sobre mesas e balcões para guardar chaves e canetas. Assim você evita que esses pequenos objetos fiquem soltos por aí trazendo aquele visual desorganizado.

15. Use caixas organizadoras para os brinquedos

Para quem tem crianças em casa, os brinquedos espalhados fazem parte da decoração. Mas isso não quer dizer que eles devam estar sempre espalhados. Para resolver, tenha caixas organizadoras que fiquem ao alcance das crianças, assim fica mais fácil estimulá-las a guardar tudo depois de brincar. Veja as dicas para organizar brinquedos e manter o quarto dos filhos em ordem todos os dias.

16. Use potes de vidro para os alimentos na despensa

A despensa onde você guarda os alimentos também faz parte da tarefa de manter a casa em ordem. Alguns cuidados que vão ajudar a manter a organização diária dessa parte da casa são as seguintes. Procure manter à vista os alimentos com prazo de validade mais curto. Deixe no fundo das prateleiras os que tiverem com o prazo mais longo.

Além disso, quando abrir algum pacote e não for usar todo o conteúdo, armazene o que sobrar em potes de vidro tipo de conserva. Eles vão manter o alimento protegido da umidade e das traças. Coloque a data de validade no vidro. Veja outras dicas de como organizar a despensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

baixar a febre

Aprenda como baixar a febre sem usar medicamentos

gengibre no cabelo

Gengibre no cabelo: benefícios e como usar para estimular os fios