em

Como organizar guarda-roupa: 7 dicas

Ganhe tempo e facilite seu dia a dia com um guarda-roupa organizado e com tudo no lugar

como organizar guarda-roupa
Crédito: Pxhere

A forma como você organiza (ou não organiza) os seus pertences em casa, reflete o mesmo tipo de organização que está na sua mente. Então, como diz o ditado, “se a vida está bagunçada, arrume a gaveta de meias”. Que tal começar por organizar guarda-roupa?

7 Ideias para organizar guarda-roupa e ganhar mais espaço

organizar guarda-roupa dicas
Crédito: Freepik

Ver a casa arrumadinha, móveis no lugar e guarda-roupa cheiroso e organizado abre espaço na sua mente para a produtividade, o que é muito bom para a sua vida. Para começar, confira os passos a seguir para que as suas roupas, calçados e acessórios estejam sempre prontos para serem usados e ajudar você a usar o look que estiver com vontade a cada dia. Esqueça essa ideia de desistir da blusinha vermelha porque não consegue encontrar.

1. Separe os itens por categoria

Além das roupas, o guarda-roupas costuma ser o local de armazenamento de muitos outros itens, como suas caixas organizadoras, produtos de beleza e higiene, sapatos e afins. Então, comece a organização separando tudo por categoria.

Sabe aquele cesto cheio de roupa suja? Vai ter que ser visitado também. Recolha as roupas espalhadas pela casa, sejam meias, casacos, calças, e faça uma pilha maravilhosa com todas as suas roupas.

Faça o mesmo com produtos de higiene, beleza, calçados e bolsas que costumam perambular pela casa e acabam entrando de qualquer forma no guarda-roupa. Já está com seus montinhos prontos? Hora de reduzir!

2. Selecione itens de cada categoria

Aproveitando que você resolveu dar uma geral no seu guarda-roupas, faça o serviço completo. Selecione os itens que não usa há pelo menos dois anos e doe ou separe para fazer um brechó. Esqueça essa ideia de que “um dia eu posso querer usar”, pois se já passaram anos, a peça virou um acúmulo desnecessário na sua vida. Esse ritual vai ajudar você a desapegar.

Se forem peças que você usa só no inverno, mas agora está começando o verão e não tem espaço para tudo, separe em uma bolsa, caixa ou mala para deixar guardado em outro lugar, de forma organizada.

Depois de fazer essa seleção com as roupas, faça o mesmo com os sapatos, produtos de beleza (confira a data de validade!) e o resto todo. Esse passo é fundamental para organizar guarda-roupa e ver tudo no lugar, apenas o que você mais usa, para agilizar sua rotina e ter mais liberdade para escolher o que usar.

Lembre de reservar um ou dois dias para fazer isso e curta o momento! Coloque uma música, cante, dê pequenas pausas para um chá ou café. Faça desse momento algo especial e leve.

3. Siga firme até acabar a seleção

Ao se desfazer dos objetos, o faça com gratidão, pois eles já lhe serviram de alguma forma. Fique feliz que elas serão agora úteis para outra pessoa, renovando o ciclo. Quando o cansaço chegar, procure se lembrar do porquê você começou a organizar guarda-roupa e o ânimo vai aparecer novamente. Se for preciso, faça uma pausa, mas não abandone a sua missão, ela é importante!

4. Limpe o guarda-roupas

Depois de fazer a parte mais difícil, que é escolher cada item que vai continuar dentro do seu armário, vem o mais fácil que é limpar. Faça uma faxina por dentro e por fora do seu guarda-roupas, passando um pano com um produto de limpeza adequado para o material do seu armário. De preferência, faça essa limpeza em um dia de sol e deixe o armário aberto por algumas horas para arejar.

Se precisar tirar cheiro de mofo do guarda-roupas, use produtos como vinagre branco diluído em água, água sanitária diluída em água (só se for um guarda-roupas branco) e bicarbonato de sódio com água ou vinagre. Depois, mantenha saquinhos de tule com arroz cru dentro do armário para tirar a umidade e prevenir que o cheiro de mofo volte.

5. Determine um local para cada coisa

organizar guarda-roupa gavetas
Crédito: Pexels

Como você vai manter organizado se não sabe onde colocar as coisas? Por isso é fundamental que cada coisa tenha seu lugar. Roupas no lugar de roupas (penduradas ou dobradas nas prateleiras) e acessórios no lugar de acessórios (nas prateleiras menores e gavetas).

Para organizar sapatos, eles devem ficar em uma parte de baixo do guarda-roupas, sempre com os pares juntos. Lembre-se de passar uma escova e limpar seus sapatos sempre que for guardá-los de volta. Assim você evita que o seu armário fique sujo e com cheiro ruim.

Essa é a hora mais gostosa e criativa, pois você pode usar organizadores, cabides adequados, caixinhas coloridas e uma diversidade de ferramentas de organização. Você pode comprar prontos ou até mesmo fazer seus organizadores, deixando seu espaço mais personalizado.

Veja também: como organizar bolsas com praticidade

6. Coloque tudo no lugar

Um passo a passo pode ajudar na hora de guardar as roupas:

  1. Coloque primeiro todas as peças de cabide; primeiro os casacos, depois vestidos longos, curtos e calças;
  2. Então vêm as camisas e camisetas;
  3. Organize em ordem de cor e tipo de tecido;
  4. Nas gavetas, coloque os shorts, saias e peças íntimas;
  5. Dobre as roupas do jeito mais adequado para manter a organização;
  6. Mantenha a mesma lógica de organização para as gavetas.

O mesmo para os produtos de higiene e beleza:

  1. Separe os produtos que devem estar exclusivamente no banheiro, como esfoliantes e óleos para o banho, e os que podem ficar no armário;
  2. Organize em bandejas para colocar na pia, gavetas ou prateleiras;
  3. Deixe acessível e organizado.

Em geral, a ideia é descartar o que não serve e encontrar um local apropriado para os itens que realmente importam.

7. Dê um destino para o que não será usado

Pronto, seu cantinho já está limpo, iluminado, cheiroso e organizado. Pode dar um trabalhão, mas vai valer a pena. Apesar de divertido, será que você vai querer repetir toda semana? Provavelmente não. Dessa forma, crie o hábito de guardar no lugar tudo o que você tirar. A tendência é que a bagunça desapareça de vez e você diminua a frequência de organizar guarda-roupa.

Dê um destino útil para as roupas que vai doar ou fazer brechó. Faça isso o quanto antes, ou as peças vão acabar mofando na sua garagem ao ponto de não servirem para mais ninguém, o que seria uma pena! O tiver que jogar fora, como maquiagem vencida, jogue na hora. As roupas de outra estação, coloque no local adequado, de preferência, depois de lavar e deixar bem secas. Assim evita que peças sujas ou úmidas criem bolor dentro da mala ou caixa onde as colocar.

Esse vídeo mostra o que você pode fazer com cabides para ajudar na organização:

8 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

exercícios para queimar calorias

15 melhores exercícios para queimar calorias hoje mesmo

fazer arroz no micro-ondas

Como fazer arroz no micro-ondas: 3 receitas deliciosas