em

Como limpar micro-ondas por dentro e por fora

Ter um micro-ondas em casa é muito prático, mas precisa mantê-lo limpinho para funcionar bem. Veja como fazer

limpar micro-ondas
Crédito: Pxhere

Fazem poucas décadas que o micro-ondas se tornou popular na casa das famílias brasileiras, mas desde que chegou, todo mundo quer usufruir da praticidade que esse eletrodoméstico traz para a rotina. No começo era usado apenas para aquecer alimentos e agora é possível preparar refeições completas no aparelho. Porém, é necessário saber como limpar micro-ondas para que ele continue funcionando corretamente e não acabe deixando a cozinha com mau cheiro. Veja de formas essa limpeza deve ser feita.

Limpar micro-ondas por dentro

Naturalmente, por causa do vapor e dos respingos dos alimentos, a parte interna do micro-ondas necessita de atenção especial. Tem um bom truque que você pode usar tanto para a limpeza básica, quanto para a mais pesada, quando acaba esquecendo de limpar o aparelho a semana inteira e a sujeira fica endurecida.

Coloque um pouco de água e uma colher de sopa de vinagre branco em um refratário pequeno de vidro, sem tampar, e ponha para aquecer no micro-ondas de três a cinco minutos, conforme a quantidade de água. Quando o aparelho apitar, deixe fechado com a água quente lá dentro por mais uns cinco minutos. O vapor da água vai amolecer a sujeira.

Então coloque detergente em uma esponjinha, do lado colorido que não é abrasivo, retire o aparelho da tomada, retire o refratário de dentro e limpe tudo por dentro. Se o detergente não resolver, o que é bem difícil, use um desengordurante.

Quando toda a sujeira for removida, seque com um pano limpo e deixe o aparelho aberto por um tempo, fora da tomada, para secar melhor e ventilar.

Enquanto ele seca, retire o prato para lavar na pia, como faz com as louças. Espere que ele esteja frio para lavar.

Por fora

Limpar micro-ondas por fora é mais simples ainda. Só precisa passar um paninho úmido com detergente neutro ou desengordurante e depois secar com um pano limpo. Não tem segredo. Apenas tome cuidado para não molhar nada próximo da fiação e faça esse procedimento com o aparelho fora da tomada, por segurança.

Como tirar cheiro do micro-ondas

A mesma dica que você viu para limpar micro-ondas por dentro serve para tirar cheiro de comida do aparelho, pois o vinagre é um bactericida, fungicida e neutralizador de odores. Por mais que ele deixe seu cheiro forte assim que é aquecido, logo o cheiro vai embora junto com o odor desagradável de comida que estava no aparelho.

Dicas para manter o micro-ondas limpo por mais tempo

Se você costuma preparar ou aquecer alimentos no micro-ondas sem usar uma tampa protetora por cima do prato ou do refratário, aí está o grande erro. A tampa própria para micro-ondas impede que os respingos de comida se espalhem pelo interior do aparelho, mantendo-o muito mais limpo no dia a dia.

Outra dica é que não espere o micro-ondas ficar muito sujo para fazer a limpeza. Tenha esse hábito pelo menos uma vez por semana, assim a limpeza sempre será fácil e rápida.

Para preservar o seu aparelho por longos anos, leia o manual de instruções para saber exatamente quais tipos de materiais não pode colocar dentro dele, como por exemplo inox, ferro e plásticos que não tenham a resistência necessária. Também lembre-se de jamais ligar o micro-ondas vazio ou apenas com uma louça, mas sem líquidos ou alimentos sólidos para aquecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cortes de cabelo chanel

10 Opções de cortes de cabelo chanel para renovar o visual

receitas para congelar

21 Receitas para congelar: opções salgadas e sobremesas