em

Como lavar roupa colorida: 6 passos fáceis

Com essas dicas, todas as suas roupas vão ficar como novas por muito mais tempo
como lavar roupa colorida
Crédito: Freepik

Para quem nunca lavou roupa, essa tarefa parece ser bem mais simples do que realmente é. Só depois de ter lavado algumas vezes, vai perceber que roupa encolhe, esgarça, rasga e mancha. Só depois daquela blusa que entrou na máquina branca e saiu rosa, descobre que roupa branca e colorida se lava separado. Duro aprendizado. Aliás, se você ainda tem dúvidas sobre lavar roupa colorida, veja essas dicas.

Dicas para lavar roupa colorida sem desbotar

dicas para lavar roupa colorida
Crédito: Freepik

Mais do que separar roupa branca de colorida, precisa ter outros cuidados para que as peças não desbotem, não manchem e fiquem como novas por muito mais tempo.

1. Saiba quais são as roupas coloridas

Quando se fala em roupas coloridas, não quer dizer que cada peça tem que ter várias cores, e sim que você deve separar tudo o que for branco, bege clarinho, azul-marinho, marrom, grafite e preto. Todas as demais cores que sobrarem entram no grupo das roupas coloridas.

2. Separe as peças por categorias

Além de separar por cores, você também precisa ter o cuidado de separar, por exemplo, as suas calças e blusas coloridas dos panos de chão coloridos. Roupas que você e sua família usam, toalhas de banho e de louça não devem ser lavadas junto com os panos de chão ou misturadas com peças dos animais de estimação.

3. Faça teste de mancha

Alguns tipos de tecidos ou de tingimentos soltam tinta toda vez que são lavados e podem manchar as outras peças. Para evitar esse problema, faça o teste de mancha nas peças que acha que podem soltar tinta.

Umedeça com água a parte do avesso do tecido. Coloque por cima dele um pano seco e branco. Passe o ferro quente por cima, como se estivesse passando o pano. Retire o pano de cima do tecido e veja se manchou. Se sim, lave essa peça sempre à mão ou, se for grande, sozinha na máquina.

4. Leia as etiquetas

As etiquetas incomodam, mas antes de cortá-las e descartá-las veja como é que a peça deve ser lavada. Algumas não podem receber água quente porque desbotam ou encolhem. Outras não podem receber determinado tipo de produto ou misturadas a algum tipo de tecido. Procure lavar roupa colorida sempre respeitando cada etiqueta para preservar as peças por mais tempo.

5. Respeite a dose recomendada de produtos

Em cada embalagem de sabão, amaciante e outros produtos para lavar roupa, o fabricante recomenda a dosagem conforme a quantidade de água e roupa na máquina. Colocar muito menos não vai limpar a roupa direito. Colocar mais pode fazer o produto ficar acumulado em peças e manchar, ou, no mínimo, ter que lavar tudo de novo.

6. Deixe a roupa colorida secar à sombra

É preferível que as roupas coloridas e também as pretas sequem à sombra, porque o excesso de calor do sol vai desbotando o tecido a cada lavagem. Então, se for possível, deixe essas roupas secando na sombra ou durante o sol mais fraco do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tirar mancha de base da roupa
Como tirar mancha de base da roupa
caipirinha de maracujá
Receitas de caipirinha de maracujá para refrescar