em

Abobrinha: receitas e benefícios para a saúde

Ao conhecer os benefícios e ver as receitas deliciosas que pode fazer, vai querer começar a comer mais abobrinha hoje mesmo
receitas benefícios abobrinha
Crédito: Pixabay

A abobrinha é um vegetal muito presente na mesa dos brasileiros. Talvez porque sua origem americana faça com que ela cresça em abundância em solo de climas tão variados e haja uma grande produção por todo o país.

Diferente do que muitas pessoas pensam, ela não é um legume, e sim um fruto, mas isso não muda em nada a forma que você costuma comê-la. Aliás, abre o leque de possibilidades.

Então, aproveite para conferir a seguir algumas deliciosas sugestões de receitas  e conheça também os benefícios desse fruto para a saúde.

8 Receitas de abobrinha

Esse fruto é muito versátil na cozinha, então com certeza há opções para variar o cardápio em cada dia da semana e não enjoar de comer. Pratos principais, acompanhamentos e petiscos são o que você vai poder escolher nas sugestões a seguir.

1. Gratinada

receita abobrinha gratinada
Crédito: Pixabay

Gratiná-la ao forno é bem fácil e você pode fazer isso misturando muitos outros vegetais junto com ela. Até mesmo com carne fica delicioso e assim já tem um prato principal completo.

2. Milanesa assada

receita abobrinha milanesa
Crédito: Tudo Receitas

Essa é uma dica para servir como petisco ou como acompanhamento. Você saboreia aquela casquinha crocante sem precisar consumir o óleo da fritura, simplesmente porque essa versão vai no forno.

3. Sopa com tomate

receita sopa abobrinha
Crédito: Veganana

Essa é uma receita vegana, mas é claro que todo mundo vai querer comer. É leve, prática de fazer e uma opção perfeita para comer no jantar depois de um dia cansativo. Nada mais reconfortante.

4. Lasanha

receita lasanha abobrinha
Crédito: Panelaterapia

Você ama lasanha, mas está querendo comer menos carboidratos? Então faça essa apetitosa lasanha de abobrinha, que não vai se arrepender. Ela não leva massa, mas usa presunto, queijo, molho bolonhesa e muito parmesão polvilhado por cima.

5. Espaguete

receita espaguete abobrinha
Crédito: Tudo Gostoso

Mais uma versão da abobrinha para substituir a massa. Ao invés de comprar um espaguete, você a corta em forma de espaguete, cozinha rapidamente e coloca o seu molho favorito por cima. Mais leve, mais nutritivo e delicioso.

6. Suflê

receita sufle abobrinha
Crédito: Tudo Receitas

O suflê é um prato de forno com uma massinha bem leve que pode comer como prato principal ou acompanhamento. Inclusive pode levar na marmita quando tiver que comer algo nutritivo sem precisar esquentar.

7. Recheada

receita abobrinha recheada
Crédito: Panelinha

Assim como você faz a batata recheada, também pode rechear a abobrinha, seja com molho de queijo, vegetais ou de carne. Não esqueça de colocar uma boa camada de queijo por cima para derreter. O preparo é bem prático e ótima ideia para o almoço ou jantar.

8. Panqueca

receita panqueca abobrinha
Crédito: Lucília Diniz

Por fim, mais uma deliciosa e prática receita para comer até mesmo no café da manhã. Essas panquecas levam abobrinha, alho, trigo, parmesão, cebola, pimenta, ovos e limão. Depois é só cobrir com o molho que desejar ou com um pouco de requeijão.

Benefícios da abobrinha

Agora que já está com fome depois de ver tantas receitas deliciosas, veja os benefícios dela para a saúde. Vai ter ainda mais motivos para incluir esse fruto nas suas refeições da semana inteira.

1. Pode ser consumida por diabéticos

É sempre bom saber que um alimento vai contribuir para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. Esse é um benefício para todas as pessoas, mas em especial para quem tem diabetes, que sofrem com tantas restrições.

Ela age dessa forma benéfica no sangue porque contém uma alta quantidade de vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e ômega-3. Todos nutrientes importantes para que a glicose seja metabolizada corretamente, evitando os picos de açúcar no sangue.

2. Oferece ação anti-inflamatório

É uma boa aliada em uma alimentação saudável para evitar as inflamações do sistema cardiovascular e do sistema gastrointestinal. Isso porque ela contém ômega-3, os carotenoides luteína, betacaroteno, zeaxantina e o polissacarídeo homogalaturonano, que atuam nessab

3. Tem ação microbiana

Vermes e outros parasitas intestinais não gostam das sementes desse fruto, pois elas são capazes de destruí-los e eliminá-los do organismo.

4. Fortalecimento de ossos e dentes

Esse fruto também contém cálcio, que é um dos minerais essenciais para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes. Então, comê-la é bom em todas as idades.

5. Ajuda a emagrecer

Se fizer receitas com ingredientes saudáveis, vai ajudar no processo de emagrecimento. Ela contém poucas calorias, fibras e muitos nutrientes, então faz o corpo trabalhar em equilíbrio, favorecendo a perda de peso.

Propriedades nutricionais

Como você viu, ela oferece ótimos benefícios à saúde e pode ser utilizada facilmente em várias receitas para quem quer garantir uma alimentação mais saudável. Isso porque suas propriedades nutricionais são ótimas para contribuir com um cardápio completo. Em uma xícara dela, com 220 gramas, você consome:

  • Energia: 40 caloria;
  • Carboidratos: 3,9 gramas;
  • Fibras: 1,4 grama;
  • Proteínas: 1,2 grama;
  • Gorduras: 2,6 gramas.

 

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

mingau de maizena
6 Receitas fáceis de mingau de Maizena
chicória
Benefícios da chicória e sugestões de receitas