em

Benefícios da pitanga e por que inseri-la na sua alimentação

A pitanga é uma fruta exótica brasileira que tem inúmeros benefícios para a sua saúde.

benefícios da pitanga para a saúde
Crédito: Pixabay

Você com certeza já comeu pitanga, pelo menos quando criança. No Brasil, subir em pitangueiras para colher os frutos é quase que uma tradição em muitos Estados. O alimento é um misto de doce com azedo e o seu aroma é tão gostoso que ele é usado para fazer perfumes.

O que você não sabia é que a fruta é excelente para a sua saúde e pode prevenir diversas doenças, até mesmo o surgimento de tumores! Conheça os benefícios dessa fruta e veja por que você deve comê-la com mais frequência.

Benefícios da pitanga para a saúde

Originária da Mata Atlântica, a fruta está presente em quase todo o país. Ela é rica em vitamina C, B e A, além de conter diversos sais minerais importantes. Também possui quantidades consideráveis de cálcio, ferro, fósforo e potássio, sendo um excelente antioxidante natural.

1. Emagrece

pitanga emagrece
Crédito: Freepik

A fruta tem poucas calorias, muita água e produz um efeito diurético e detox no organismo. Quem a consome diminui rapidamente o inchaço, baixando alguns números na balança. O seu suco é uma forma muito saudável de começar o dia com sensação de saciedade.

2. Previne o câncer

Os antioxidantes presentes nessa fruta são ótimos para prevenir o crescimento de tumores. A pitanga tem ainda fenois e antocianinas, nutrientes que previnem doenças degenerativas genéticas. O seu consumo pode diminuir as suas chances de ter câncer no futuro.

Estudos mostram que os elementos da fruta são ainda muito eficientes na prevenção do câncer de mama.

3. Rejuvenesce

Como todo o alimento abundante em antioxidantes, a pitanga previne o envelhecimento precoce das células. Os antioxidantes combatem radicais livres, substâncias que aceleram a degeneração celular.

Beber o suco da fruta de vez em quando pode mesmo fazer você parecer mais jovem.

4. Faz bem ao coração

pitanga faz bem ao coração
Crédito: Freepik

As muitas vitaminas presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão arterial e o colesterol ruim. Isso faz com que você tenha menos tendência a desenvolver problemas cardíacos, bem como um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

5. Previne a osteoporose

A fruta contém doses altas de cálcio, principal elemento necessário para a manutenção dos ossos. A vitamina A presente no alimento também auxilia na regeneração do tecido ósseo, tornando-o mais forte e resistente a fraturas e a doenças, como a osteoporose.

Além disso, quem come a fruta evita a descalcificação, que é a perda de cálcio. Isso pode acontecer por vários motivos: menopausa, problemas de tireoide e mais.

6. Faz bem ao estômago e aos intestinos

Frutas em geral são boas para o trato estomacal e intestinal. Essa em particular ainda mais, porque é adstringente. Seus nutrientes ajudam a combater a diarreia e as gastroenterites. Se estiver com dor de barriga, beba um suco de pitanga e você notará a diferença imediatamente.

7. Funciona como anti-inflamatório

Por causa dos seus nutrientes, a fruta funciona como um anti-inflamatório natural, sendo muito recomendada a pessoas com doenças como a artrite. Por causa das suas quantidades de vitamina C, ela também ajuda a melhorar o seu sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Benefícios da fruta para a beleza

benefícios da pitanga para a beleza
Crédito: Pixabay

Não é só para a saúde que a pitanga é benéfica. Ela também é ótima para a pele e para o cabelo. Não é à toa que se fazem muitos produtos de beleza à base da planta. Os shampoos e condicionadores de pitanga são ótimos para o cabelo, deixando-o muito mais macio e brilhoso.

Confira abaixo mais benefícios da fruta para a sua beleza!

1. Efeito adstringente

A pitanga é um maravilhoso adstringente natural. Você pode prensar a fruta e misturá-la com água mineral para usar diretamente na pele. Assim, limpa o rosto e descongestiona os poros, evitando a oleosidade excessiva.

Por isso também diminui o efeito de problemas como a acne. Ingerir a fruta também tem esse efeito.

2. Repelente natural

O creme da pitanga é um repelente natural contra insetos. Se você tem alergia a picadas, pode aproveitar as propriedades do alimento para evitar o problema.

3. Acaba com a queda de cabelo

A pitanga possui um composto chamado alfa-hidroxiácido. Ele atua nos folículos capilares e ajuda a produzir queratina. Isso fortalece os fios e evita a queda do cabelo saudável. Os produtos de cabelo à base da fruta também ajudam a revitalizar os fios, proporcionando muito mais maciez e disciplina.

Como fazer suco de pitanga?

como fazer suco de pitanga
Crédito: Imagem de Reprodução

Fazer o suco da fruta é muitíssimo simples e fácil. Basta remover os caroços da pitanga e bater uma quantidade considerável com água. É sempre bom lembrar que o suco, para ser mesmo saudável, não deve ser coado, muito menos adoçado.

Entretanto, pode ser difícil tomá-lo sem açúcar, porque a fruta é bastante azeda. Uma boa ideia é adicionar stevia na batida ou mel.

Você também pode fazer outros alimentos com a fruta, como mousses, tortas, geleias e bolos. Não faltam desculpas para incluí-la na sua alimentação.

Fonte: CORE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Entenda os benefícios da manjerona

Tratamento caseiro para pés rachados