em

Para que serve e como fazer chá de pitanga?

Essa frutinha e sua folha oferecem ótimos benefícios para a saúde. Veja quais são e como preparar o chá.
chá de pitanga
Crédito: Pixabay

A pitangueira é uma árvore nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica. Dessa planta nasce a pitanga, frutinha pequena, vermelha quando madura e que fornece muitos benefícios para a saúde por ter propriedades medicinais. É por isso que, além de comer a fruta in natura e utilizá-la em várias receitas, também é muito comum fazer chá de pitanga, seja com a fruta ou com as folhas.

5 Benefícios de chá de pitanga

propriedades pitanga para saúde
Crédito: Pixabay

O chá de pitanga é daqueles remédios naturais que atuam em diversas partes do corpo, melhorando seu funcionamento. Mas lembre-se de tomar com cautela, sem exagerar, pois seu efeito diurético pode eliminar mais líquido do que o necessário e acabar sendo prejudicial.

1. Possui ação antioxidante

Todas as plantas são feitas de vitaminas, e a pitanga não é diferente. Por isso ela também tem efeito antioxidante, que é ativado pelas vitaminas ao entrarem no organismo. Isso quer dizer que as vitaminas ajudam a eliminar o excesso de radicais livres que atrapalham a renovação das células. Assim o organismo fica mais protegido contra inflamações que levam a várias doenças.

2. Atua como depurativo e diurético

O chá da pitanga, como já mencionado, é diurético, ou seja, estimula a eliminação de líquido excessivo acumulado no corpo que causa inchaço de desconforto. A ação depurativa quer dizer que essa eliminação ajuda na limpeza do organismo, também sendo útil no controle da diarreia.

3. Previne e trata inflamações

Com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o chá de pitanga ajuda a tratar dores e inflamações localizadas, como no caso de artrite. Além disso, ele também age como antitérmico, ajudando a baixar a febre.

4. Tem efeito hipoglicemiante

Outro benefício do chá é ser capaz de reduzir a taxa de açúcar no sangue. Porém em especial no caso de pessoas diabéticas, é preciso usar esse chá com recomendação médica para que as taxas de açúcar não fiquem baixas demais.

5. Age como bactericida

Doenças infeciosas causadas por bactérias podem ser tratadas com o chá de folha de pitanga em conjunto com o tratamento médico para aliviar os sintomas.

Como fazer chá de pitanga: passo a passo

receita de como fazer chá de pitanga
Crédito: Max Pixel

Para fazer esse chá é bem simples. Você pode fazer com as folhas frescas da árvore, as frutas ou os dois. Escolha folhas bem bonitas e com aparência saudável. Veja o que mais vai precisar:

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Folhas frescas e picadas de pitanga: 2 colheres de chá;
  • Pitangas: 3 unidades.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver e desligue assim que entrar em ebulição.

2. Adicione as folhas e as frutas lavadas, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.

3. Depois coe o chá e está pronto para beber. Uma pessoa adulta, que não esteja se medicando e não tenha doença crônica, pode beber 3 xícaras ao dia, de preferência entre as refeições.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
plantar manjericão
Como plantar manjericão em casa para usar em chás e alimentos
benefícios suco de açaí
Receitas e benefícios do suco de açaí para a saúde