chá de manjericão
Crédito: Freepik
em

Para que serve e como fazer chá de manjericão

Essa erva é muito mais do que um tempero para a comida. Confira suas propriedades medicinais.

Se você gosta de usar temperos naturais nas receitas, certamente o manjericão está entre suas opções favoritas. Ele deixa um sabor e um aroma muito especiais nos alimentos. Não é à toa que sua presença é marcante nos molhos para pizza, massas, molho pesto e tantos outros. Mas além de temperar a comida, também é possível fazer chá de manjericão e aproveitar todos os seus benefícios à saúde. Veja quais são e como preparar.

Benefícios de chá de manjericão

por que consumir chá de manjericão
Crédito: Freepik

Depois de saber o quanto o manjericão pode trazer de bom para a saúde, principalmente quando ingerido puro, apenas em infusão com a água, você vai querer fazer uma hortinha em um vaso para cultivá-lo, e essa é uma excelente ideia.

1. Ação antioxidante

Quando as vitaminas dos alimentos entram no organismo, uma de suas funções é agir como antioxidantes. Isso quer dizer que elas combatem o excesso de radicais livres que oxidam as células, dificultando sua renovação. Com células saudáveis o corpo fica livre de inflamações, do envelhecimento precoce e de doenças sérias, como o câncer.

2. Melhora a saúde cardiovascular

O sistema cardiovascular envolve todas as veias e artérias que levam e trazem o sangue para o coração e todo o corpo. Ou seja, é essencial que esse sistema esteja trabalhando perfeitamente para que se tenha boa saúde.

O manjericão atua em favor desse sistema porque ajuda a prevenir o entupimento das artérias, o que também beneficia os níveis de colesterol e previne doenças cardíacas.

3. Rica fonte de nutrientes essenciais

Cada nutriente ingerido possui funções vitais para o bom funcionamento de cada órgão, tecido e sistema do corpo. No manjericão pode-se consumir ferro, zinco, manganês, cálcio, magnésio, potássio, além de fibras, proteínas e muitas vitaminas. É uma fábrica de saúde.

4. Contribui com o bom funcionamento gastrointestinal

As fibras do manjericão ajudam a melhorar a digestão e a regular o intestino, prevenindo o inchaço, mal-estar e constipação. Claro, é preciso utilizar essa erva dentro de uma dieta saudável e beber bastante água para que seu efeito seja notado.

5. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente no manjericão ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Assim, o corpo fica mais resistente ao ataque de bactérias, de fungos, de vírus e de parasitas.

6. Alivia os sintomas da gripe

Se o sistema imunológico não conseguiu evitar uma gripe ou resfriado, o chá de manjericão pode aliviar os sintomas de tosse, dor de garganta, asma e bronquite, pois é expectorante.

7. Reduz dores musculares

Por causa do seu efeito como relaxante muscular, o chá de manjericão é uma boa alternativa para aliviar cólicas menstruais ou intestinais, dores musculares pós exercício e até alguns tipos de dor de cabeça.

Como fazer chá de manjericão: passo a passo

receita de como fazer chá de manjericão
Crédito: Freepik

Fazer chá de manjericão não tem segredo. Veja a receita mais simples e lembre-se de tomar com moderação.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Manjericão: 10 folhas frescas.

Modo de preparo

1. Coloque a água em uma panela junto com as folhas bem lavadas. Deixe aquecer até levantar fervura.

2. Quando atingir a ebulição, desligue, abafe e deixe fazer a infusão por 10 minutos. Depois coe o chá e beba. Se quiser, adoce com um pouco de mel puro.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

farinha de amêndoas

Farinha de amêndoas: benefícios, como fazer e receitas

pesto de manjericão

5 Receitas de pesto de manjericão para fazer pratos deliciosos