em

Grão de bico engorda ou emagrece?

Tire a dúvida e saiba por que deveria incluir esse grão na sua alimentação a partir de agora.
grão de bico engorda
Crédito: Pixabay

O grão de bico faz parte da família das leguminosas, a mesma do feijão, da lentilha e do amendoim. Ele é uma ótima fonte de proteína vegetal, fibras e oferece muitos benefícios para a saúde, que você vai conhecer a seguir. Mas além disso, esse alimento deixa uma dúvida no ar. Grão de bico engorda ou emagrece? Você sabe a resposta? Confira.

Grão de bico engorda ou não?

grão-de-bico engorda ou emagrece
Crédito: Freepik

Para começar, sempre vale lembrar que um alimento sozinho não é responsável por uma pessoa engordar ou emagrecer. O problema está na quantidade e nas combinações que se faz. Mas para responder a questão de o grão de bico engorda, a verdade é que não.

O que faz muita gente pensar que ele engorda é porque como ele contém muitas fibras, ajuda a manter a saciedade por mais tempo, e quando você se sente cheio, remete essa sensação a estar engordando.

Boa parte das fibras do grão de bico são insolúveis, isso quer dizer que elas vão para o intestino sem ser digeridas e lá são metabolizadas pelas bactérias que mantêm a saúde intestinal. Então, além de não engordar, esse alimento ajuda a emagrecer, pois para o emagrecimento é essencial que o intestino esteja bem saudável.

Mas é claro que o efeito positivo vai vir se você consumir esse grão dentro de uma dieta saudável e equilibrada, ao mesmo tempo em que adota o hábito de praticar atividade física. Ele contém carboidratos que precisam ser transformados em energia e ser gastos para não acumularem no corpo como gordura.

Propriedades nutricionais

grão-de-bico propriedades nutricionais
Crédito: Pxhere

Agora que você já sabe que é um mito dizer que grão de bico engorda, conheça as propriedades nutricionais que ele tem em cada 100 gramas de grão cozido.

  • Valor energético: 164 calorias;
  • Carboidratos: 27,42 gramas, sendo 7,6 gramas de fibras;
  • Gorduras: 2,59 gramas, sendo a maior parte saudável;
  • Proteína: 8,86 gramas.

Além disso, o grão é uma boa fonte de ácido fólico, vitaminas B, C, E e K, todas muito importantes para processos como a produção de sangue, o bom funcionamento do cérebro, a absorção de nutrientes e o fortalecimento imunológico.

Outros benefícios do grão de bico

benefícios do grão-de-bico
Crédito: Pixabay

Todo esse valor nutricional do grão de bico faz com que ele seja ótimo para a manutenção do organismo, em equilíbrio com outros alimentos saudáveis. Veja alguns exemplos:

1. Contribui para o aumento da massa muscular

Por ser uma fonte de proteína, o grão ajuda na recuperação dos músculos após os treinos. O amido, que é o carboidrato, é uma boa fonte de energia para ter mais resistência durante o treino. O ferro, que também tem no grão, atua na oxigenação do sangue, que também é essencial tanto para aguentar a prática da atividade física até o fim, quanto para manter todo o corpo bem oxigenado depois do exercício, na sua recuperação.

2. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Mesmo sendo um carboidrato, o grão faz parte dos complexos e não dos simples. Os carboidratos complexos são aqueles que oferecem muitos nutrientes ao organismo e que são digeridos de forma mais lenta. Assim, além de manterem o organismo saciado por mais tempo, enviam doses mais equilibradas de glicose para o sangue, evitando os picos de açúcar.

3. Melhora a saúde cardiovascular

O colesterol alto é um dos fatores que mais contribui para doenças cardíacas, inclusive infarto. Nesse sentido, as fibras solúveis do grão de bico vão ajudar a reduzir o colesterol. Além das fibras, o ácido fólico presente no grão ajuda a reduzir o aminoácido homocisteína no sangue, que quando está elevado aumenta o risco de doenças cardíacas.

Como consumir?

como consumir grão-de-bico
Crédito: Pixabay

O grão de bico está cada vez mais popular na culinária brasileira, principalmente por causa das inúmeras dietas saudáveis e do estilo de vida vegano, já que é uma fonte de proteína vegetal.

Ele pode ser comprado em lata ou em grão seco. Se comprar seco, antes de usar é preciso hidratá-lo por algumas horas, pois é muito duro. Depois pode-se cozinhar, assar, triturar para fazer massas, também pode fazer purê, sopa, molho, salada e sobremesa.

Veja como fazer receitas de strogonoff com grão de bico sem carne. É uma ótima maneira de começar a inserir esse vegetal na sua alimentação.

Que quantidade comer por dia?

Assim como qualquer alimento, o grão de bico engorda se você comer em excesso, dentro de uma dieta desequilibrada e se for sedentário. Mas na quantidade adequada, ele vai ajudar a emagrecer.

Não existe uma quantidade fixa para todas as pessoas, pois cada organismo tem necessidades diferentes, de acordo com o estilo de vida que leva. A quantidade também vai depender de como o grão é preparado, se cru, cozido, em forma de pasta, sopa ou se vem em lata.

Mas de modo geral, a quantidade média fica em torno de 1,5 a 3 colheres de sopa de grão cozido ao dia. Entretanto, a melhor forma de saber quanto grão de bico o seu corpo necessita é consultando o seu nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

fazer as unhas crescerem
Saiba como fazer as unhas crescerem mais rápido
milk-shake de morango
5 Receitas fáceis e maravilhosas de milk-shake de morango