em

Não confunda ataque de ansiedade com ataque cardíaco

São problemas distintos, mas com sintomas em comum. É preciso conhecer para saber diferenciar.

Quem conhece o que é um ataque de ansiedade ou de pânico sabe que os sintomas podem se parecer com um ataque cardíaco. De fato, não significa que alguém possa morrer por causa de um ataque de ansiedade, pois ele não gera um ataque do coração.

O que faz com que uma crise forte de ansiedade possa ser confundida com um ataque cardíaco?

O aperto que causa no peito, assim como a aceleração da respiração e dos batimentos do coração é a resposta. Ambos os ataques possuem em comum e é o que faz muitas pessoas confundirem um problema com o outro.

Mas existe um sintoma crucial que faz com que essa confusão deixe de existir: o ataque do coração causa muita dor. O ataque de ansiedade, não. As sensações que a ansiedade causam no momento do pânico podem fazer sentir dor, mas em um ataque cardíaco ela é realmente forte e expansiva.

O que causa uma dor extrema durante um ataque cardíaco é a interrupção do fluxo sanguíneo por causa de uma artéria obstruída, então, com a falta de oxigênio e de sangue no coração, vem uma dor paralisante que pode irradiar do centro do peito a um dos braços, atingindo também ombros e mandíbula.

A dor de um ataque de pânico não necessariamente acontece com todas as pessoas, e é uma dor diferente da dor no coração. Ela pode reduzir ou aumentar conforme o movimento, não se espalha para outras partes do corpo e vem acompanhada dos outros sintomas comuns de um ataque de pânico.

Por fim, pessoas diagnosticadas com distúrbios de ansiedade precisam fazer tratamento e evitar o cigarro, bebidas alcoólicas e o sedentarismo. Ao levar uma vida repleta de maus hábitos poderá ser possível que aconteça um ataque cardíaco ao mesmo tempo que um ataque de pânico, mas será pela falta de qualidade de vida.

Atenção: na dúvida (ou de qualquer forma), ao sentir um destes sintomas, é fundamental consultar um médico para diagnosticar e tratar corretamente. Ambos os problemas são sérios e precisam ser acompanhados por um médico especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Como cozinhar o arroz da maneira correta

Suco para limpar o intestino e emagrecer