os maiores mitos dos exercícios físicos
Crédito: Freepik
em

14 Mitos sobre exercícios físicos

Saiba quais são as maiores mentiras quando o assunto é a prática de atividades físicas

Existem diversos mitos sobre exercícios físicos. Quanto mais as pessoas se interessam pelo assunto, mais eles surgem. Muitas vezes, no entusiasmo de atingir os resultados desejados, algumas pessoas acabam acreditando em qualquer milagre que ouvem por aí.

Isso ocorre porque os mitos sobre exercícios físicos servem como atalhos na cabeça dessas pessoas, como se facilitassem e acelerassem o cumprimento dos objetivos. Quem frequenta academia, principalmente os que malham há mais tempo, já ouviu muitos desses mitos. Saiba agora quais são eles, para evitá-los e proteger sua saúde.

Principais mitos sobre exercícios físicos

No Brasil ainda há muita gente que pratica atividades físicas sem orientação de profissionais. Infelizmente é quase um hábito das academias e demais estabelecimentos do gênero deixar os praticantes sem auxílio.

Os que fazem exercícios físicos por conta própria, então, costumam pesquisar na internet informações que os guiem em suas práticas. O problema é que muitas dessas pessoas acreditam em informações totalmente erradas. Veja abaixo os mitos que podem inclusive colocar sua saúde em risco.

1. Fazer exercícios com muita roupa aumenta a perda de peso

É muito comum pensar que quanto mais suar, mais vai emagrecer. O suor não tem nada a ver com a perda de peso. Usar mais roupa durante a malhação apenas aumenta a perda de líquido. Você se desidrata, mas não perde mais calorias com isso. Então, esqueça essa de malhar com moletom no calor, pois pode causar um efeito inesperado e acabar passando mal.

2. Fazer abdominais queima a gordura da barriga

Fazer abdominais desenvolve e define os músculos abdominais, apenas isso. Para queimar gordura abdominal, os exercícios de cardio, como caminhadas e corridas, são os corretos. Cada tipo de execício passado por um preparador físico tem uma função específica, alguns para queimar gordura, outros para modelar o corpo. Eles trabalham juntos, por isso existe essa confusão.

3. Quanto mais tempo treinar, mais rápido vai atingir seus objetivos

Um dos maiores mitos sobre exercícios físicos. O que importa é a intensidade do treino, não a quantidade, indo além do que o seu corpo dá conta. Você pode queimar muito mais calorias em 45 minutos do que em 3 horas.

Até porque depois de muito tempo malhando, o corpo para ou reduz muito a queima calórica, é obrigado a descansar. Por isso que não se treina pernas e braços todos os dias. É necessário fazer um intervalo para a recuperação muscular e, assim, ter resultados mais duradouros.

4. Pode comer o quanto quiser, se fizer exercícios

Não é bem assim e a lógica é simples. Se você ingere mais calorias do que gasta, você engorda. Logo, se queimar mais do que ingere, você emagrece. Não adianta correr 30 minutos todos os dias se você come pizza, churrasco e outras comidas que superam o gasto calórico dessa curta corrida. Precisa equilibrar as coisas.

5. Beber água durante os exercícios faz mal

Muito pelo contrário! Durante todos os tipos de exercícios físicos a perda de líquidos é constante. Especialistas recomendam que se ingira 500 ml de água a cada meia hora de treino, aos poucos, para repor todo o líquido perdido e não desidratar.

6. Musculação engorda

mitos sobre exercícios físicos musculação engorda
Crédito: Unsplash

A musculação aumenta a quantidade de massa magra no corpo. Ou seja, ela literalmente faz os músculos crescerem. Se a pessoa não aliar exercícios aeróbicos à musculação e mudar a dieta, ela aumenta o peso, pois mantém a massa gorda e aumenta a massa magra.

7. Sem dor, sem ganhos

Não é normal sentir dores muito fortes ao fazer musculação, ao correr ou após qualquer prática física. Não acredite nessa ideia ultrapassada de que é preciso sofrer para atingir seus objetivos físicos. De fato, o momento da atividade física é muito cansativo e os músculos podem continuar doloridos mais algumas horas, porém, não deve doer como uma lesão.

8. Treinar em academia é o melhor para entrar em forma

Cada um tem sua forma de praticar exercícios. Há quem goste de musculação em academias, mas há quem prefira ioga, pilates, caminhada ou natação. O programa ideal de exercícios se baseia em suas preferências e na forma como seu corpo reage às atividades.

9. Correr é prejudicial aos joelhos

Esse é um dos mais antigos mitos sobre exercícios físicos. A corrida em si não prejudica os joelhos, mas sim a maneira como ela é feita. É preciso estar atento ao tipo de piso, de calçado e na intensidade com que você corre. Antes de iniciar treinos de corrida também vale procurar um especialista para verificar se os joelhos estão bem.

10. Praticar exercícios em jejum aumenta a perda de peso

Mais um dos maiores mitos sobre exercícios físicos de todos. O corpo precisa de combustível para render durante as práticas físicas. Pelo menos uma hora antes de iniciar uma atividade física, deve ingerir algo leve, como uma fruta. É a velha história de que saco vazio não para em pé. Só deverá adotar essa prática se já foi habituado a fazer jejum intermitente, por exemplo.

11. É melhor fazer exercícios de manhã cedo

Para muitas pessoas, acordar cedo é uma necessidade, seja por compromissos ou porque sentem-se melhores assim. É isso que realmente importa, se exercitar em um horário que esteja com boa disposição.

12. Musculação transforma gordura em músculo

A gordura não é transformada em músculo, não importa o exercício que faça. Ela precisa ser eliminada com boa alimentação e uma combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Enquanto queima a gordura, nutre o corpo com o que ele precisa para fazer os músculos crescerem.

13. Se parar de treinar, sai de forma em um mês

Um mês é tempo demais para que o corpo se mantenha na mesma forma física sem que seja estimulado. Pessoas que treinam todos os dias, logo na primeira semana sem treinar já conseguem sentir uma queda no condicionamento físico.

14. Tomar isotônico é a melhor opção depois do treino

A melhor opção é sempre água, ela é insubstituível. O isotônico é bom durante o treino para hidratar e gerar energia ao mesmo tempo, pois é açucarado. Quando terminar de treinar, o corpo vai precisar repor a energia, mas é melhor que seja com um lanche mais nutritivo.

Informe-se antes de qualquer exercício físico

A prática de exercícios é recomendada a todas as pessoas. Ela deve, contudo, seguir orientações baseadas em dados científicos. Consulte profissionais certificados antes de começar qualquer atividade. Desconfie de medidas milagrosas, os famosos atalhos, que mais podem prejudicar sua saúde que ajudá-lo a ter uma vida melhor.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

benefícios da taioba

9 Benefícios da taioba que você não conhece

tirar tártaro dos dentes

Como tirar tártaro dos dentes