banana azul
Crédito: Reprodução
em

Banana azul: conheça os benefícios e como consumir essa fruta diferente

Essa é mais uma entre tantas variedades de bananas que existem, mas que não se vê no Brasil

Você deve conhecer vários tipos de banana que são bem comuns no Brasil, como a ouro, prata, nanica e maçã. Mas, já tinha ouvido falar na banana azul? A menos que você seja um especialista na área ou já tenha viajado para o Havaí, Oceania ou outros países da América, é possível que nunca tenha visto essa banana de perto.

Blue Java: conheça a banana azul

A Blue Java, ou banana azul, é uma fruta que chama a atenção pela aparência. As bananas nascem em cacho, como qualquer outra variedade, mas possuem uma casca bem azul quando estão novas, e que vai ficando mais amarelo-pálido conforme as bananas amadurecem.

Além disso, a bananeira é bem alta, chegando a 6 metros de altura, e as frutas também podem ficar bem grandes, com cerca de 17 centímetros, apesar de ser mais comum encontrar fotos de bananas bem pequenas. Elas florescem em torno de 15 a 24 meses após o plantio e podem ser colhidas após 115 a 150 dias.

Embora tenha seus primeiros registros de plantio na Índia, a banana azul é bastante consumida no Havaí, em Fiji, nas Filipinas, no Equador e em outros lugares. Mas, segundo a Embrapa, não existem registros de pesquisa e cultivares da fruta no Brasil.

Benefícios da banana azul

Assim como outras bananas, essa variedade também é rica em potássio, aumenta a produção de serotonina, possui vitaminas e outros minerais, além de fibras que ajudam a dar saciedade e a regular o sistema intestinal.

Como consumir?

Essa banana pode ser consumida pura e crua, mas também pode ser cozida e transformada em massa. Se você já ouviu falar da biomassa de banana verde, saiba que é possível fazer uma massa ainda mais consistente com a banana azul.

No Equador é comum encontrar salgados fritos, tipo croquetes e coxinhas, feitos com massa dessa banana. Não vai farinha nem nada, apenas a polpa cozida, depois recheada com o que quiser, empanada e frita.

A banana azul possui uma textura mais cremosa, que lembra sorvete, e um sabor tipo creme de baunilha. Mas, deixa de ser tão docinha quando é usada em preparações salgadas.

É possível consumir essa banana mais nova, quando ainda está bem azul, ou depois de madura. A escolha é a gosto. Com ela, se pode fazer de tudo um pouco: salgados, bolos, mousses, tortas, sorvetes e o que mais a criatividade permitir.

No vídeo abaixo, que está em inglês, é possível ver como são os cachos dessa banana e como é a polpa dela, bem cremosa:

amigas com corpos diferentes vestem roupas iguais

Amigas com corpos diferentes vestem roupas iguais para mostrar a beleza da diversidade

empadão cremoso

Receitas de empadão cremoso: frango, carne e camarão