Banana vermelha
Crédito: Freepik

Banana vermelha: uma variedade mais doce e macia

Essa variedade de banana chegou ao Brasil trazida pelos portugueses, mas hoje em dia é pouco encontrada

Publicidade

Houve um tempo em que a banana não era uma fruta comestível, pois quase não tinha polpa. Depois de várias mudanças na genética da fruta, ela passou a ter variedades boas para consumo, tanto que, hoje em dia, existem vários tipos de banana. Existem também as diferenciadas que chamam a atenção, como a banana azul e a banana vermelha.

Essa variedade de banana tem outros nomes: banana roxa, Red Dacca, banana vermelha de São Tomé, banana curta e banana-do-paraíso. É uma variedade encontrada na África, na Ásia e nas Américas, inclusive no Brasil, mas a produção é de pequena escala.

Essa banana já foi bastante comum antigamente, quando as primeiras mudas foram trazidas pelos portugueses e cultivadas em São Tomé, Minas Gerais. Hoje em dia é difícil de encontrar e, por isso, a fruta tem um preço mais elevado.

Características da banana vermelha

A banana vermelha tem apenas a casca nessa cor, que é um tom arroxeado. Sua polpa é como das outras bananas mais comuns, amarelinha. Ela é pequena e mais gordinha, tipo as variedades de bananas-maçã e prata. Sua polpa é mais adocicada e cremosa.

Publicidade

Benefícios nutricionais da banana vermelha

Toda fruta é saudável e a banana vermelha não foge à regra. Essa variedade possui mais vitamina C e betacaroteno que as amarelas.

A sua doçura é justificada pela presença de sacarose, glicose e frutose, portanto, deve ser consumida com cautela por quem quer evitar ou não pode consumir açúcares, mesmo os naturais.

Por outro lado, a quantidade de açúcar dessa banana faz com que ela seja uma ótima fonte de energia instantânea para praticantes de atividades físicas e para as crianças saudáveis.

A banana vermelha também tem potássio, vitaminas do complexo B e oferece 15% da quantidade média de fibras que o organismo precisa por dia.

Publicidade

Como consumir?

Você pode comer a banana vermelha da mesma forma que qualquer outra banana: crua, amassada, batida, cozida, assada, desidratada, enfim.

Apenas tenha em conta que a polpa madura tende a ficar mais mole quando a banana passa pela cocção, já que é naturalmente mais macia.

Essa é uma característica boa para as crianças pequenas que ainda não completaram a dentição e precisam de papinhas.

Publicidade

Veja também: Como conservar banana madura por mais tempo

PODE GOSTAR TAMBÉM