em

Estudo aponta os benefícios do sexo na terceira idade

O estudo envolveu a análise de dados de 6.879 adultos com uma média de 65 anos
Crédito: Freepik

A saúde do corpo e da mente é uma coisa para ser cuidada em qualquer idade da vida. Nos dias de hoje, quando o estresse influencia em praticamente tudo à sua volta, é preciso estar ainda mais atento. Recentemente, foi publicado um estudo que trata sobre os benefícios do sexo na terceira idade, um outro assunto muito pertinente que vai ajudar você e sua saúde.

Benefícios do sexo na terceira idade

O estudo liderado pelo Dr. Lee Smith, da Anglia Ruskin University, e pela Dra. Sarah Jackson, da University College London, indica que a atividade sexual está diretamente associada à melhoria do bem-estar entre os mais velhos.

O estudo envolveu a análise de dados de 6.879 adultos com uma média de 65 anos. Todos eram residentes na Inglaterra. Com essa pesquisa, foi descoberto que os homens e mulheres com uma vida sexual ativa ou que praticaram atividades sexuais nos 12 últimos meses estavam mais satisfeitos com a vida.

Benefícios do sexo na terceira idade quais
Crédito: Freepik

No caso das mulheres com idade em torno de 65 anos, beijos, carinhos e carícias íntimas frequentes estavam associadas ao prazer na vida. Outro ponto de satisfação que foi notado na pesquisa foi a sensação de proximidade emocional com o parceiro durante o ato sexual. Dito isso, a importância que foi dada à relação sexual, no caso das mulheres, não foi grande.

Já no caso dos homens dessa faixa etária, estar satisfeito com a vida sexual e ter sexo frequente foi diretamente associado com ter uma vida melhor. Isso significa que os resultados da pesquisa apontam que, para os homens, a relação sexual é de extrema importância e está ligada ao bem-estar na vida. Por outro lado, as mulheres não dão tanta importância ao ato sexual, mas a outras atividades sexuais mais abrangentes.

O Dr. Lee Smith, a respeito disso, diz que “pesquisas anteriores sugeriram que relações sexuais frequentes estão associadas a uma série de benefícios para o bem-estar psicológico e fisiológico, como melhoria da qualidade de vida e saúde mental e menor risco de certos cânceres e eventos coronários fatais”.

Benefícios do sexo na terceira idade pesquisa
Crédito: Freepik

O pesquisador incentiva que os profissionais de saúde reconheçam que os idosos não são assexuados e que uma vida sexual frequente e livre de problemas nessa população está relacionada a um melhor bem-estar. Ao mesmo tempo, ele alerta: o encorajamento para tentar novas posições e explorar diferentes tipos de atividades sexuais não é dado regularmente ao envelhecimento.

Ele acrescenta ainda: “as descobertas do nosso estudo sugerem que pode ser benéfico para os médicos questionar pacientes geriátricos sobre sua atividade sexual e oferecer ajuda para dificuldades sexuais, como problemas com ereções, já que a atividade sexual ajuda as pessoas mais velhas a viver vidas mais gratificantes”.

Riscos e cuidados a ter

quais os benefícios do sexo na terceira idade
Crédito: Freepik

As pessoas têm a ideia que o idoso é um ser assexuado, que não pratica sexo e não sente prazer, porém isto é um pensamento que não corresponde à realidade. O que pode acontecer é a diminuição do desejo sexual causado pela queda dos hormônios testosterona e estrogênio, nos homens e mulheres, respectivamente.

Os riscos que a vida sexual ativa traz para os mais velhos são os mesmos riscos que os mais jovens têm. O sexo sem preservativo traz doenças sexualmente transmissíveis e infecções, por isso, mantenha seus exames em dia e use sempre camisinha.

Além disso, o uso de medicamentos como o Viagra pode trazer riscos à saúde do consumidor. Por isso, sempre consulte um médico antes de começar a utilizar esse e outros medicamentos.

Na hora da prática, tenha cuidado para não exagerar nas posições difíceis. Comece aos poucos e vá evoluindo com o passar do tempo.

Passar dos 65 anos não significa ter que parar de amar e ser amado. Assista ao vídeo e saiba mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
10 Sintomas de câncer de ovário
alimentos afrodisíacos lista
Alimentos afrodisíacos: 15 opções para mudar a vida sexual