em

AmeiAmei

10 Melhores antibióticos naturais para combater infecções

Previna-se de doenças com substâncias naturais e fáceis de encontrar na natureza!
melhores antibióticos naturais
Crédito: Pixabay

Os antibióticos são fármacos capazes de combater uma infecção causada por microrganismos, eliminando a bactéria do organismo ou interrompendo o seu ciclo de reprodução. A primeira substância descoberta foi sintetizada a partir de fungos em 1928, que hoje é conhecida como Penicilina. Contudo são diversos os antibióticos naturais que ainda estão presentes no nosso dia a dia.

Existem alimentos que possuem características semelhantes à ação do antibiótico. Previnem problemas de saúde de uma forma biológica e ainda regulam o seu sistema imunológico. Seu uso adequado pode não só evitar infecções bacterianas, virais e fúngicas, mas também minimizar a necessidade da utilização de remédios industrializados.

Quais são os antibióticos naturais mais poderosos?

Sua ação natural é lenta e gradativa, por isso deve ser mantida uma dieta regular e frequente, pois seus benefícios só são vistos após um tempo. Confira abaixo os dez melhores antibióticos naturais, fáceis de serem encontrados e que você pode começar a fazer seu tratamento hoje mesmo!

1. Açafrão-da-terra ou cúrcuma

cúrcuma antibiótico
Crédito: Pxhere

Muito utilizado pelos indianos para combater dores de garganta, a cúrcuma tem o poder de combater diversos tipos de infecção. Cuidado para não confundi-la com o real açafrão. A cúrcuma é chama de açafrão-da-terra, porém as substâncias são diferentes.

Você pode adicionar cúrcuma em arroz, massas e carnes. Se quiser, pode ainda preparar o seu chá!

2. Limão

limão antibiótico
Crédito: Freepik

Rico em potássio e vitamina C, o limão tem uma forte ação antibacteriana. Além disso, ele ajuda a recompor o seu sistema imunológico para evitar a contaminação fácil de agentes nocivos. Quem bebe água com limão diariamente sabe os benefícios desse poderoso antibiótico natural!

3. Mel

mel antibiótico
Crédito: Pixabay

O mel combate infecções, principalmente das vias aéreas e do trato respiratório, e suas enzimas ajudam a eliminar as bactérias. Não é indicado para crianças pequenas, bebês e grávidas ou lactantes. Mas se esse não é o seu caso, você tem mais que motivos para comer mel diariamente.

Seja no pão, em molhos, em receitas doces ou até mesmo puro, o mel deve ser consumido com bastante frequência. Ele ainda contém uma série de minerais importantes, fibras e vitaminas que podem devolver sua saúde em pouco tempo!

4. Alho

antibiótico de alho
Crédito: Pxhere

Com forte ação antibiótica, o alho é rico em antioxidantes, elimina as bactérias que estão presentes na nossa corrente sanguínea e ajuda a manter nosso sistema imunológico forte. O chá de alho pode curar gripes, resfriados e dores de garganta da noite para o dia.

5. Cebola

cebola antibiótico
Crédito: Pixabay

Contando com um alto percentual de enxofre e flavonoides, a cebola é muito utilizada para combate de problemas respiratórios, como gripe, bronquite e faringite. Você pode usá-la na preparação de muitos alimentos, mas também pode fazer um poderoso xarope com ela.

6. Gengibre

chá de gengibre antibiótico
Crédito: Pxhere

Outro forte aliado no combate às infecções e no alívio das dores. O gengibre é um dos melhores antibióticos naturais porque acelera o seu metabolismo e funciona como termogênico. Ele ajuda o organismo a produzir a febre para matar as bactérias.

Você pode utilizá-lo em sucos, chás e vitaminas.

7. Alecrim

antibiótico de alecrim
Crédito: Pixabay

Ele é um potente antibiótico natural com intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. Faça um chá de alecrim ou use-o para temperar seus pratos sempre que possível.

8. Canela

antibiótico canela
Crédito: Pxhere

Esse ingrediente milenar já é um velho conhecido dos adeptos das medicina alternativa por sua ação antibacteriana. Além disso, seu óleo essencial é poderoso no combate a vírus, bactérias e fungos.

Pode ser utilizado como chá, ou acrescentado no suco, frutas e doces. Também pode ser combinado com mel. Quem sofre de hipertensão arterial ou está em fase de gestação deve evitar a canela.

9. Vinagre de maçã

antibiótico de vinagre
Crédito: Pxhere

Rico em ácido málico, uma substância que extermina vírus, ele age fazendo uma “limpeza”, impedindo a proliferação de microrganismos nocivos ao seu organismo. Consuma regularmente como tempero em saladas e outros pratos. Jamais beba-o puro!

10. Folhas de oliveira

folhas de oliveira antibióticas
Crédito: Pixabay

Excelentes no auxílio da expulsão de fungos e bactérias do nosso organismo. Podem ser consumidas em forma de chá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

5 passos para aumentar a sensação de bem-estar
Conheça 5 fórmulas caseiras para devolver o brilho ao seu rosto