doenças que causam cansaço excessivo
Crédito: Freepik
em

7 Doenças que causam cansaço excessivo

Não entende de onde vem o seu cansaço? Preste atenção em todos os sintomas que o seu corpo está enviando

Publicidade

Sentir-se cansado o tempo todo não é normal. Quando você dorme mal, se sente cansado o dia todo. Quando faz uma atividade que exige muito do seu corpo ou da sua mente, também se sente cansado. Mas, o cansaço excessivo e constante, mesmo depois de uma boa noite de sono, pode ser um sintoma de doença. Veja quais são algumas das doenças que trazem o cansaço excessivo como sintoma.

1. Diabetes

A diabetes traz o cansaço como sintoma por causa da falta de energia no corpo, já que a glicose não chega em todas as células para nutri-las com energia. Nessa doença, além do cansaço constante, o paciente também vai sentir vontade de fazer xixi muitas vezes, pode emagrecer sem motivo aparente e ter outros sintomas de diabetes que devem ser levados em consideração para o diagnóstico feito pelo médico endocrinologista.

Veja também: Pré-diabetes é reversível?

2. Anemia

A anemia, geralmente, acontece pela falta de ferro no sangue. Essa deficiência de ferro resulta na sensação de cansaço constante, desânimo e sonolência. Nas mulheres o sintoma é ainda mais intenso na fase da menstruação, pois o sangue que é liberado faz diminuir ainda mais a reserva de ferro no organismo.

Publicidade

Veja também: Sintomas de anemia em adultos e crianças

3. Apneia do sono

Quando uma pessoa não dorme bem, ela acorda cansada e assim permanece por todo o dia. A apneia do sono faz com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite porque sua garganta fecha com o relaxamento dos músculos e sua respiração fica bloqueada durante alguns segundos. Acontece que, acordando várias vezes, não dá para ter um sono profundo e reparador.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre apneia do sono

Publicidade

4. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que causa dor intensa e profunda, como se fosse nos ossos e “na carne”. Essa dor constante leva a um cansaço físico e mental, além de outros sintomas como dores de cabeça, insônia, problemas intestinais, dificuldade de se concentrar e memorizar, depressão e sensibilidade ao toque.

Veja também: Quais são os pontos da fibromialgia e como tratar as dores

5. Depressão

A depressão faz com que o paciente se sinta constantemente cansado, física e mentalmente. O desânimo está presente na maior parte do tempo, e apesar de ser uma doença que afeta a mente, acaba refletindo no corpo inteiro.

Publicidade

Veja também: Sinais de que você pode estar entrando em depressão

6. Alterações na tireoide

Os hormônios produzidos e liberados pela glândula tireoide são responsáveis, entre outras tarefas, por manter o metabolismo normal. Quando ocorre uma alteração nessa glândula, surgem uma série de sintomas “avisando” que o corpo não está bem. Principalmente no hipotireoidismo o cansaço excessivo é presente, pois o corpo passa a funcionar em um ritmo mais lento.

Veja também: Sintomas de hipotireoidismo e como tratar

Publicidade

7. Doenças cardíacas

Quando um paciente sofre com insuficiência cardíaca ou arritmia, pode sentir cansaço e tontura com frequência, pois o coração não tem força suficiente para se contrair e enviar o sangue de volta a todas as partes do corpo.

Veja também: O que é, sintomas e tratamentos para insuficiência cardíaca

As dicas partilhadas não anulam a visita ao seu médico.

Publicidade

 

O que é pansexualidade

O que é pansexualidade?

facilitar a vida na cozinha

11 Dicas de culinária pra facilitar a vida na cozinha