como acabar com a insonia
Crédito: Freepik
em

Como acabar com a insônia

Confira como utilizar alguns truques eficazes para ter uma noite de sono tranquila

A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de dormir e manter um sono sem interrupções. Assim, ela é bastante incômoda e prejudica a saúde da pessoa que tem o distúrbio, precisando ser combatida. Portanto, confira 10 dicas importantes para acabar com a insônia e ter uma excelente e regenerativa noite de sono.

10 Truques e dicas para acabar com a insônia

É indicado pelo Instituto Brasileiro do Sono que a insônia atinge de 30 a 50% da população e que 10% também sofre com a variante crônica desse distúrbio. Os dados mostram o quanto esse problema está presente na vida do brasileiro, sendo importante identificar quais são as causas desse distúrbio do sono. Desse modo, torna-se possível criar dicas perfeitas para acabar com a insônia e gerar uma noite de sono mais agradável.

1. Evite eletrônicos

O uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, como televisão e celular, produz uma emissão visual e auditiva muito intensa, o que promove a absorção de diversos estímulos visuais para quem está interagindo com a tecnologia. Assim, o cérebro não consegue processar todos esses estímulos de maneira correta, o que o sobrecarrega e atrapalha a pessoa a pegar no sono.

2. Crie uma rotina

O organismo possui um interessante mecanismo natural que se chama relógio biológico, ele funciona tanto para quem possui o costume de acordar sempre na mesma hora, quanto para quem costuma dormir no horário exato todos os dias.

Assim, se você determina previamente um horário para pegar no sono, o seu organismo se habituará a isso e você dormirá com muito mais facilidade. Porém, vale lembrar que isso não ocorre na fase de transição e estabelecimento do relógio biológico, já que o seu corpo ainda está se acostumando com esse novo hábito. 

3. Evite fontes de cafeína

Café, chá verde e outras fontes de cafeína não devem ser consumidas antes de dormir e nem mesmo de noite. Isso porque, mesmo que ela aparente não exercer nenhum efeito sobre você, na realidade, ela estimula as funções cerebrais, gera agitação e até mesmo ansiedade na hora de tentar pegar no sono.

4. Exercite-se

Exercite-se durante a manhã para que o seu corpo gaste bastante energia acumulada, e não haja um excesso de energia durante a sua noite de sono. Evite fazer exercício antes de dormir, pois ele irá estimular o seu organismo e torná-lo mais disposto em todas as suas funções, o que elevará o seu metabolismo e atrapalhará o ciclo de sono.

5. Evite barulhos no ambiente

Dormir em ambientes barulhentos é extremamente desagradável, e os estímulos auditivos podem ser um dos causadores do processo de insônia. Assim, desligue a TV, o rádio, feche a porta do quarto ou abafe o som de alguma maneira, se o resto da casa não colaborar.

6. Relaxe previamente

Antes de dormir, procure tirar um tempo para relaxar já na cama. Nesse intervalo, não mexa no celular e não realize qualquer ação que estimule em demasia grupos musculares do seu corpo. Esse é o momento de se livrar de todas as tensões! Leia, medite, reze, reflita, anote o seu dia ou faça qualquer atitude que te deixe tranquilo.

7. Não fume

Além de ser maléfico para o organismo e provocar diversos tipos de doenças, o cigarro também interfere na qualidade do sono da pessoa. Afinal, esse produto possui um alto teor de nicotina que, além de causar o vício, gera ansiedade e irritabilidade, o que atrapalha o indivíduo a chegar ao sono profundo.

8. Arrume o seu quarto

Dormir em um local bagunçado é uma das piores sensações que há, já que você  pode se sentir sufocado com a quantidade de objetos e o forte estímulo visual, o que  atrapalha muito a pegar no sono. Por isso, dormir em um quarto arrumadinho pode contribuir para acabar com a insônia. 

9. Não beba álcool

Pode parecer exatamente o oposto, já que as bebidas alcoólicas geram aquela vontade de dormir em algumas pessoas, mas, na realidade, elas atrapalham o ciclo do sono e impedem que a pessoa atinja o sono REM. Assim, o melhor a se fazer é acabar com esse hábito e não beber álcool antes de dormir.

10. Beber chás

Existem alguns chás responsáveis por estimular a liberação de melatonina, o hormônio do sono, pelo organismo. Assim, essas ervas naturais, como lavanda, camomila, capim cidreira e outras, contribuem para o relaxamento de quem não consegue dormir e deseja acabar com a tensão ou a ansiedade.

Se você achou útil ler sobre esses métodos para acabar com a insônia, compartilhe com aquela pessoa querida que precisa ver isso também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas de chas para insonia

Melhores chás para insônia

sensação de bolo na garganta

Sensação de bolo na garganta – o que pode ser?