em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

Sintomas de hipotireoidismo: quais são e como tratar o problema

Veja como o hipotiroidismo pode afetar todo o funcionamento do organismo e como identifica-lo

sintomas de hipotireoidismo
Crédito: Wikipédia

As pessoas que conhecem acerca das funções da tireoide, sabem sobre o importante papel que ela exerce no organismo como um todo. Para isso, é importante que se saiba quais são os sintomas do hipotireoidismo. Ou seja, é de suma importância que se aprenda a reconhecer quando a glândula está desregulanda, sem cumprir o seu papel no organismo. Como no caso do hi

Sintomas de hipotireoidismo

Conforme o Ministério da Saúde do Brasil, o hipotireoidismo é caracterizado pela declinação na produção dos hormônios T3 e T4. Também é dito que esse problema é mais comum em mulheres, mas pode atingir a todos os públicos.

O que dificulta a identificação dessa doença é que muita gente a possui e não percebe. Assim, é necessário que se saiba muito bem quais são os sintomas do hipotireoidismo. Desse modo, foram separados os 10 principais sintomas abaixo:

1. Depressão

sintomas de hipotireoidismo
Crédito: Favorite

A depressão é uma doença séria de ordem psicológica, e é um dos principais problemas do século XXI. Por haver uma enorme alteração hormonal, um dos sintomas de hipotireoidismo está associado a esta condição mental.

2. Batimentos cardíacos lentos

Por decrescer bastante o metabolismo do indivíduo, um dos sintomas do hipotireoidismo é a diminuição da frequência cardíaca. Desse modo, as pessoas que possuem a doença, sofrem mais para a prática de esportes e atividades do gênero.

3. Menstruação desregular

Se você está com um ciclo menstrual desregulado, isso pode ser um dos sintomas de hipotireoidismo. Porém, deve-se analisar bem os outros sintomas associados, pois há diversos fatores que interferem na menstruação.

4. Fadiga excessiva

Se a pessoa está com uma constante sensação de cansaço, isso pode ser um dos sintomas de hipotireoidismo. Isso é explicado pelo fato de que esse problema gera uma diminuição do metabolismo corpóreo. Entretanto, existe ainda a fadiga crônica, e ela pode ser o problema real.

5. Queda de cabelo

Se a pessoa está com queda de cabelo, somado a algum dos outros sintomas já vistos nessa lista, pode um dos sintomas de hipotireoidismo. Porém, vale lembrar que isso pode ser gerado por diversos fatores sem ser esse problema.

Ao chegar acima dos 40 anos, as pessoas geralmente começam a ter queda de cabelo, o que não significa que haja um problema em sua tireoide. Por isso, nunca se deve levar os sintomas de uma doença de modo unilateral.

6. Pele ressecada

Se você acompanha a pessoa no dia a dia e percebe que ela se hidrata bastante e não exagera em produtos químicos na região da derme, mas possui uma pele ressecada, ela pode ser um sinal de hipotireoidismo.

Para constatar esse fato é recomendável que se analise se os fios do cabelos também estão caindo. Assim, após averiguar alguns sintomas, é importante consultar o médico para fazer alguns exames importantes.

O que a pele do rosto diz sobre a saúde do organismo

7. Bócio

sintomas de hipotireoidismo
Crédito: Alto Astral

Esse é um dos sintomas do hipotireoidismo mais característico, pois ele provoca um enorme inchaço na região do pescoço. Esse inchaço é gerado pela tentativa do cérebro de produzir TSH, hormônio que estimula a tireoide (para compensar).

Essa compensação é causada pela ineficiência da tireoide em cumprir a sua função. Assim, ela provoca um crescimento para tentar suprir essa demanda do organismo.

8. Ganho de peso

Está associado como um dos sintomas do hipotireoidismo o ganho de peso, devido a alteração do potencial metabólicopode. Assim, recomenda-se a ingestão de alimentos termogênicos, na tentativa de acelerar o metabolismo.

9. Câimbras frequentes

Além de gerar dores musculares com alta frequência, esse problema também gera câimbras frequentes. Porém, devem ser avaliadas a alimentação da pessoa e a regularidade de exercícios que ela pratica.

10. Sensibilidade baixa

A perda ou diminuição da sensibilidade dos membros é um dos sintomas do hipotireoidismo. Nesse caso, a pessoa também possui dificuldades de raciocínio e perda de memória, pois esse problema também atinge o sistema nervoso.

O que fazer em caso de sintomas de hipotireoidismo

sintomas de hipotireoidismo
Crédito: Radiologia Medivit

É necessário, primeiramente, que a pessoa seja levada a um médico para diagnosticar a possibilidade de hipotireoidismo. Vale ressaltar que a condição não pode ser tratada sem acompanhamento médico.

O Ministério da Saúde do Brasil recomenda que para o tratamento, use-se levotiroxina. Esse fármaco deve ser consumido diariamente, com uma quantidade estabelecida a priori por um médico.

Esse remédio deve ser consumido em jejum, no mínimo meia hora antes de ingerir qualquer alimento. Assim, evita-se que atrapalhem o correto processamento desse fármaco pelo intestino.

Já conhecia os sintomas de hipotireoidismo antes? Comente abaixo suas impressões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

anticoncepcional masculino

Anticoncepcional masculino: conheça quais são os 5 métodos

água micelar caseira

Como fazer água micelar caseira: 3 receitas