pontos da fibromialgia
Crédito: Freepik
em

Quais são os pontos da fibromialgia e como tratar as dores

Embora o paciente sinta fortes dores pelo corpo inteiro, existem pontos específicos de onde parte a dor

Ainda há muito o que se estudar para descobrir a real causa da fibromialgia, uma síndrome que afeta cerca de 15% dos pacientes que buscam atendimento reumatológico para tratar de dores. Cada vez mais os médicos tentam compreender essa condição que apresenta sintomas expressivos, mas não esclarece suas causas. Uma das coisas que se sabe, pois todos os pacientes têm em comum, é sobre quais são os pontos da fibromialgia que causam maior dor e que fazem a dor irradiar para o restante do corpo. Veja quais são esses pontos e quais remédios podem tratar.

Pontos de dor da fibromialgia

pontos da fibromialgia com dores
Crédito: Mais que Cuidar

A dor intensa e profunda, como se fosse nos ossos e “na carne”, é o principal sintoma da fibromialgia que acaba gerando vários outros sintomas, como dores de cabeça, insônia, problemas intestinais, dificuldade de se concentrar e memorizar, depressão, sensibilidade ao toque e fadiga constante.

Dificilmente o paciente chega no consultório médico sabendo dizer quando as dores começaram e quais os pontos exatos de dor, já que ela se espalha por todo o corpo. Mas depois de muitos casos avaliados, os médicos conseguiram identificar pontos específicos no corpo que são os focos da dor.

Esses pontos são áreas sensíveis à pressão e são bem identificados sobre os músculos, tendões e tecido adiposo, distribuindo-se simetricamente:

  • Na parte da frente e de trás do pescoço
  • Na parte de trás dos ombros
  • Na parte superior do peito
  • Nos cotovelos
  • Na parte superior das nádegas
  • No quadril
  • Nos joelhos

Fibromialgia mata?

A síndrome da fibromialgia em si não mata nem causa deformações no corpo. Porém, se não for tratada, leva a outros sintomas e complicações que podem sim comprometer o estilo de vida e a saúde da pessoa, como:

Quais os remédios para a dor da fibromialgia?

Para prescrever remédios que vão ajudar no controle da dor, o médico precisa chegar ao diagnóstico. Ele vai, primeiramente, conversar com o paciente para conhecer seu estilo de vida, histórico de saúde e questionar sobre como são as dores que ele sente.

Para descartar outras possíveis doenças, poderá pedir exames de sangue e de imagem. Se não houver qualquer alteração nesses exames, é possível que seja fibromialgia.

Outra consideração é a pessoa estar sentindo as dores por mais de três meses consecutivos, mesmo que não as sinta em todos os pontos de dor fibromialgia mencionados anteriormente. Depois de chegar ao diagnóstico, os remédios possíveis são determinados de acordo com cada caso, já que cada paciente tem sintomas e características específicos:

Remédios para aliviar as dores

Analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares ajudam a aliviar a dor, permitindo que o paciente consiga executar suas tarefas diárias e dormir melhor para ter um sono reparador e acordar menos cansado.

Remédios para outros sintomas

Antidepressivos e anti-convulsionantes também podem ser recomendados se o paciente apresentar sintomas dessa gravidade, sejam eles causados pela fibromialgia ou tendo começado antes das dores.

Remédios naturais

Os remédios naturais para fibromialgia são os chás de plantas calmantes, relaxantes e sedativas que atuam de forma menos agressiva que os medicamentos sintéticos. É importante que, mesmo assim, sejam recomendados pelo médico para que o paciente saiba como tomar nas doses adequadas para sentir os efeitos.

Além dos chás, é essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada para que o paciente absorva diariamente todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e evite complicações. Comer de menos ou demais é ruim, pois tanto a fraqueza quanto a obesidade aumentam os sintomas da síndrome.

Terapias complementares

As massagens relaxantes, yoga, pilates e técnicas de fisioterapia podem ser aplicadas diretamente nos pontos de dor da fibromialgia e também em outras áreas do corpo para onde a dor irradia, aliviando os sintomas na hora e a longo prazo, quando se mantém o tratamento pelo tempo determinado pelo médico. Muitas vezes o paciente deve testar todas as terapias para saber qual delas funciona melhor para o seu caso e mantê-la como parte da sua rotina de vida por um período indeterminado ou até que perceba uma melhora definitiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

possiveis complicacoes da fibromialgia

4 Complicações da fibromialgia e formas de tratamento

tratamentos para herpes genital

Tratamentos para herpes genital e como evitar o contágio