em

Zimbro: uma planta para saborear e cuidar da saúde

Descubra uma baga que vai adicionar sabor às suas receitas e ajudar a tratar problemas de saúde
zimbro
Crédito: Public Domain Pictures

O zimbro é uma planta que cresce espontaneamente na região indo-europeia, que vai do sul da Europa à Península Ibérica. Há centenas de anos as bagas dessa planta, que são de cor roxo-escuro, são usadas para temperar diversos pratos e dar sabor a bebidas destiladas, como o gim. Entre muitas espécies do gênero Juniperus, o zimbro é uma das comestíveis e que, para ficar ainda melhor, oferece benefícios à saúde.

Benefícios para a saúde

Na medicina popular, o zimbro é usado para se obter sua ação diurética, anti-inflamatória, antisséptica, antimicrobiana, digestiva, relaxante e aromática. Então, os benefícios que a planta traz à saúde estão relacionados a essas propriedades.

Melhora a digestão

Tomar a infusão dessa planta quando está mal do estômago por causa da má digestão é bom. Ela estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, fazendo ele retomar suas atividades e aliviar a indigestão.

Tratamento de pele

Há no mercado produtos estéticos à base dessa planta para o tratamento de acne e outros problemas inflamatórios da pele. O ideal é que tenha recomendação do dermatologista para fazer uso de forma segura. Essa ação da planta é devido ao seu potencial anti-inflamatório e cicatrizante.

Alivia a retenção de líquidos

A retenção de líquidos pode acontecer por vários motivos, mas seu chá ajuda a aliviar porque melhora a atividade dos rins e estimula a produção de urina. Como o corpo vai eliminar mais líquido, deve cuidar para continuar repondo, mas prefira que seja apenas água ou água alcalina. Também é preciso fazer mudanças na alimentação para evitar que a retenção volte a acontecer.

Trata problemas urinários e dores de garganta

Determinados problemas urinários e de garganta leves, como inflamações ou infecção por bactérias mais comuns, podem ser tratadas com seu chá. Ele tem ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antisséptica. Se depois de três dias perceber que o problema piorou, deve procurar um médico.

Alívio de dores

As dores musculares e nas articulações podem ser aliviadas colocando uma infusão de zimbro em um banho de banheira morno. O efeito relaxante e anti-inflamatório da planta ajuda a aliviar as dores. Se não tiver banheira, pode fazer compressas com pano quente. Nos pés e mãos pode fazer banhos em bacias.

Como usar

As formas de usar essa planta variam conforme a finalidade, se é para tratar da saúde ou para uso culinário.

Infusão

A infusão pode ser feita colocando 2 gramas de bagas em 1 xícara de água acabada de ferver. Tampe e deixe por 10 minutos. Beba uma xícara 15 minutos antes das refeições. Ela vai ajudar a ter uma digestão mais tranquila. Pode tomar também para os problemas inflamatórios na parte interna do corpo ou pode aplicar na pele como compressa ou banho.

Para molhos de carne

Essa baga tem um sabor que combina muito bem com carnes de caça e vermelhas, então pode esmagar levemente algumas delas e adicionar em molhos com carne, vinho tinto, ervas, cebolas e cogumelos.

Para tempero do chucrute

Se você gosta de repolho em conserva, sabe o que é chucrute. Em muitos países se usa as bagas de zimbro para adicionar ao chucrute e curtir o sabor junto com o repolho. Faça o teste em algumas das suas próximas conservas. Vai deixá-las ainda mais saudáveis também.

Com frutas

Quando fizer uma salada de frutas, coloque algumas bagas esmagadas dentro do suco que for usar para regar as frutas. Vai adicionar sabor e valor nutricional à sobremesa.

Contraindicações e cuidados a ter

As gestantes e as pessoas com nefrite (inflamação nos rins) não devem fazer uso da planta, nem mesmo do aroma, por causa da toxidade. Qualquer pessoa que consumir a planta em excesso e por tempo prolongado poderá apresentar problemas renais e gastrointestinais. As mulheres podem apresentar aumento das contrações uterinas e irritação na bexiga.

Receita de peito de pato com molho de zimbro

pato com molho de zimbro
Crédito: Gourmet Aqui

Se quiser começar experimentando essas bagas em uma receita, veja como preparar um peito de pato com molho de zimbro para um almoço especial no fim de semana.

Ingredientes do pato

Peito de pato: 1 unidade;
Acelga: 1 molho;
Sal: a gosto.

Ingredientes do molho

Zimbro: 6 bagas;
Canela: 1 pau;
Cebola: 50 gramas;
Limão: casca e suco de 1 unidade;
Frutos vermelhos congelados: 250 gramas;
Açúcar: 30 gramas;
Vinagre: 30 ml;
Azeite: 60 ml;
Vinho do Porto ou licor de vinho: 20 ml.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma frigideira e coloque a cebola para dourar no azeite aquecido;
  2. Adicione os frutos vermelhos, o suco e a casca lavada do limão, a canela, o vinho e o açúcar. Deixe em fogo médio/baixo por 15 minutos até os frutos começarem a se desfazer;
  3. Desligue o fogo, retire o pau de canela e a casca de limão e bata tudo no liquidificador;
  4. Coloque o vinagre, bata mais um pouco para emulsionar e finalize misturando o azeite muito bem;
  5. Faça cortes superficiais na parte da gordura do peito de pato e tempere com sal. Coloque o peito em uma frigideira bem quente, com a parte da gordura para baixo. Deixe o fogo baixo e espere a gordura derreter sozinha até ficar dourada e levemente crocante. Vire o pato e deixe cozinhar até achar que já está cozido e ainda úmido. Leva poucos minutos em fogo médio;
  6. Salteie as acelgas, destrinche o peito e sirva com o molho regado por cima.

tomar medicamentos
Como tomar medicamentos corretamente (e o que não se deve fazer)
manjericão
12 Benefícios do manjericão para a saúde e como usá-lo