em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Como ter uma vagina saudável

Confira essas dicas práticas do cotidiano para deixar a sua região íntima ainda mais saudável
vagina saudável
Crédito: Freepik

A região íntima é muito propensa à umidade e ao aumento de temperatura. Isso faz com que ela exija cuidados específicos e higiene não mais do que o suficiente. Desse modo, confira essas 12 dicas para ter uma vagina saudável.

12 Dicas para ter uma vagina saudável

vagina saudável dicas
Crédito: Freepik

Ter uma vagina saudável deve ser uma preocupação de todas as mulheres. Isso porque a região íntima pode ser muito afetada por fatores externos e tem, naturalmente, um ambiente propenso à proliferação de bactérias prejudiciais à saúde. Se você acha que, para ter uma vagina saudável, só basta lavá-la muitas vezes, você está muito enganada. Fique atenta a essas dicas.

1. Cuide do pH

Procure comprar produtos que possuam um pH ideal para essa área, caso contrário, as bactérias naturais do corpo humano, que ajudam a proteger essa região, podem ser eliminadas.

Priorize sempre sabonetes neutros, não necessariamente os feitos exclusivamente para a área íntima.

2. Vá ao médico

Ir ao ginecologista a cada seis meses ou menos não é um exagero. É extremamente importante que você se consulte com seu médico mais de uma vez por ano ou sempre que sentir algo errado em seu organismo.

3. Hidrate-se

A hidratação do corpo é fundamental para manter a função autolimpante da vagina. A lubrificação natural e a flora bacteriana funcionam com um mecanismo de limpeza da região. Por isso, lavá-la excessivamente também não é o recomendado.

4. Coma frutas

Pesquisadores afirmam que existe uma relação entre a ingestão de frutas frescas e a diminuição no número de infecções vaginais. Elas colaboram diretamente nos índices de bactérias benéficas para a região da vulva.

5. Consuma iogurte

O iogurte natural tem uma relação direta com a vagina. Ele é um alimento rico em probióticos e bactérias boas, regulando o pH e ajudando a reduzir o risco de contaminação por meio de vírus e bactérias que causam o mau odor.

6. Tenha atenção com a roupa íntima

É importante que a sua roupa íntima esteja sempre limpa. Evite reutilizá-la antes de lavar. Assim, evita-se bastante os riscos de infecções externas.

Além disso, o uso excessivo de calcinhas, principalmente se forem de materiais sintéticos, como o nylon, prejudica a saúde da região genital. Por isso, dê sempre preferência ao algodão e, sempre que possível, fique sem calcinha para não deixar a região abafada.

7. Repense os absorventes

vagina saudável coletor menstrual
Crédito: Freepik

Normalmente feitos de plástico, os absorventes externos impedem que o tecido vaginal respire. Se quiser pensar em outras alternativas, experimente o copo coletor menstrual, que dura por uma média de 10 anos e não polui tanto o meio ambiente.

8. Faça exercícios

Para além dos exercícios físicos tradicionais, invista um tempo para trabalhar o seu períneo. Essa é a região que engloba um conjunto de músculos que ficam ao redor da uretra, vagina e ânus.

Trabalhando os músculos dessa região, você aumentará a sensibilidade da área, sentirá mais prazer na hora do sexo, além de prevenir a incontinência urinária e ajudar na prevenção das cólicas menstruais.

9. Limpe-se no sentido certo

Nunca, depois de fazer xixi, passe o papel higiênico no sentido do ânus para a vagina., mas sempre da vagina para o ânus. Esse modo de limpeza evita que gerem infecções decorrentes de bactérias fecais.

10. Prefira roupas folgadas

Roupas apertadas como jeans ou calças muito justas impedem a correta circulação de ar na região vaginal. Por isso, opte por roupas que possibilitem maior liberdade de movimento para você e que deixem sua vagina menos abafada.

11. Lavagem pós-sexo

Depois de uma relação sexual, a região vaginal fica exposta a diversas bactérias e infecções. Por isso, é importante que se tome banho logo após o sexo, ou, pelo menos, faça uma higienização do local.

12. Não use peças molhadas

Ir para a praia ou ficar o dia inteiro na piscina é uma delícia, mas pode fazer mal para a sua vagina. Sempre que usar biquini, procure não ficar muito tempo com a calcinha molhada, pois isso é ainda melhor para a proliferação de bactérias danosas.

O mesmo vale para toalhas: não compartilhe e evite usá-las quando são secaram adequadamente.

Saiba mais sobre a higienização no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tipos de câncer de mama
Quais são os tipos de câncer de mama
alimentos para a menopausa
Alimentos para a menopausa: o que comer para aliviar os sintomas