copo coletor menstrual
Crédito: Pixabay
em

O que é e como usar o copo coletor menstrual?

Muitas mulheres ja ouviram falar em coletor menstrual, mas continuam sem entender como ele funciona

Publicidade

Há mulheres que não se sentem confortáveis usando absorvente íntimo no período menstrual. Nem mesmo o interno, que, aliás, deve ser usado com moderação. Na intenção de haver uma nova opção a essas mulheres e todas as demais, foi criado o copo coletor menstrual. Conheça como funciona esse produto antes de tirar conclusões precipitadas pela aparência.

O que é o copo menstrual?

copo coletor menstrual o que é
Crédito: Portal da Feira

O copo coletor menstrual, ou apenas copo menstrual, é um dispositivo criado para substituir os absorventes íntimos usados pelas mulheres.

Publicidade

Pela sua aparência pode parecer que não, mas ele é bem simples de usar. É econômico, não precisa ser limpo por 8 a 12 horas e mantém a mulher seca e segura. Além disso, não colabora com a produção de lixo, pois dura por anos. O copo é feito de silicone medicinal hipoalergênico, o que o torna flexível, durável e prático de higienizar.

Como usar?

O coletor foi uma criação planejada para facilitar a vida da mulher. A forma de uso é simples. Com o copo higienizado, a parte maior deve ser dobrada de modo a formar a letra C.

Publicidade

Segurando firme e nessa posição, o copo deve ser introduzido na entrada da vagina e deve dar uma leve girada, soltando-o, como se estivesse encaixando uma tampa, só que de baixo para cima.

Depois de encaixado, o copo vai permanecer firme no lugar, recebendo a menstruação por cerca de 8 a 12 horas, dependendo do fluxo de cada mulher. Nesse tempo o coletor deve ser removido, higienizado e inserido novamente.

Quando a menstruação terminar, o copo deve ser higienizado, seco e armazenado em local bem limpo e seguro até a próxima menstruação, sem precisar comprar outro por até 10 anos.

Publicidade

Vantagens e desvantagens

Um dos grandes diferenciais dele é que ele tem uma longa vida útil, ou seja, é ecológico por ser reutilizável e ajudar a poupar o planeta de todo o lixo criado com os absorventes. Essa é uma das vantagens desse produto. Veja outras e também as desvantagens.

Vantagens

Você já viu algumas vantagens do copo coletor menstrual. Veja mais algumas para analisar se vai querer começar a usar ou não.

  • Ecológico: o copo é reutilizável por até 10 anos;
  • Econômico: justamente por só precisar comprar uma vez;
  • Prático: fácil de colocar, de higienizar e de guardar;
  • Libertador: não exige que use determinado tipo de calcinha ou de roupa para se sentir melhor, nem faz a mulher sentir-se insegura por causa do odor;
  • Saudável: esse copo reduz o risco de contrair infecções bacterianas causadas pelos absorventes internos usados em excesso;
  • Confortável: dormir com o copo coletor menstrual é seguro e funciona, deixando a mulher mais confortável.

Desvantagens

Da mesma forma que tem vantagens, podem haver desvantagens, mas vai depender da forma de uso e da adaptação de cada mulher.

Publicidade

Sendo assim, as desvantagens são relativas, como os vazamentos ocasionais quando o coletor não é encaixado corretamente ou é deixado por mais tempo do que o devido.

Muitas mulheres também acham que esse dispositivo é desconfortável, sentindo incômodo especialmente nos primeiros dias.

Por causa do jeito de colocar, que muitas vezes não é correto, o coletor pode estimular as cólicas. Esse também é um fator bastante relativo.

Publicidade

Marcas conhecidas

Já existem muitas marcas de copo coletor menstrual no mercado. Não tem um só jeito de saber qual é a melhor para cada mulher, pois é uma questão de teste e adaptação.

Como não é tão barato quanto um pacote de absorvente, se conhece alguém que usa e acha tranquilo falar no assunto, pergunte qual é a marca que essa mulher escolheu e se ela está satisfeita. Algumas das marcas mais conhecidas são Fleurity, Inciclo, Korui e Prudence.

Média de preço do coletor

Com variações conforme a marca e a região onde for comprar, a média de preço de uma embalagem com 2 coletores é de R$ 90. Lembre-se de considerar que cada coletor pode durar até 10 anos.

Publicidade

Se não utilizou o segundo coletor ao longo de todo esse tempo, ainda assim é melhor comprar um novo. A segunda unidade que vem na embalagem é para o caso de a primeira ser perdida ou algo do gênero.

Veja também como higienizar e armazenar o seu coletor corretamente:

Publicidade

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
ideias de acompanhamento para peixe

9 Opções de acompanhamento para peixe

medir a cintura

Saiba como medir a cintura corretamente