em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

10 usos da maionese no dia a dia que você não conhecia!

A maionese é utilizada amplamente como acompanhamento culinário, mas possui diversos usos inusitados
usos da maionese
Crédito: Wikimedia Commons

Muito provavelmente você já utilizou esse ingrediente para tornar o seu churrasco de domingo ainda mais saboroso, mas é bastante improvável que o tenha usado no cabelo, por exemplo. Isso se deve ao fato que poucos usos da maionese são conhecidos de fato e aparentam serem exóticos. Porém, acontece que a ela possui diversas utilidades ainda não exploradas, confira!

Usos surpreendentes da maionese

Muitas pessoas ficam na dúvida se maionese faz mal para a saúde. A verdade é que, quando industrializada e com conservantes, não é tão boa. Além do que, apenas se consumido em exagero é que podem causar consequências negativas. Mas além dos usos da maionese na culinária, ela também possui diversas outras utilidades. Aprenda:

1. Creme capilar

usos da maionese
Crédito: Cucchiaio

A primeira propriedade desse componente é decorrente do fato de ser excelente para a saúde do cabelo. Isso é explicado por conta do ovo, rico em colágeno. Esse nutriente é essencial para o crescimento e fortalecimento dos fios.

Aprenda a aplicar:

  1. Lave o cabelo normalmente e em seguida retire o excesso de água (com uma toalha);
  2. Coloque uma colher de chá de maionese na mão e faça uma massagem capilar;
  3. Deixe atuar por 1 hora;
  4. Após esse intervalo de tempo, lave normalmente e pronto!

Maionese capilar: o que é e para que serve

2. Remover anéis de dedos inchados

Se você é uma daquelas pessoas cujos dedos incham com frequência e criam dificuldades para retirar os anéis, saiba que pode contar com a maionese para resolver esse problema. Como ela tem óleo em sua composição, irá lubrificar a região e facilitar a tarefa.

Dicas de como tirar anel do dedo inchado sem dor

3. Fortalece as unhas

Esse é mais um dos usos da maionese para a beleza. Basta mergulhar passar um pouco do produto nas unhas (sem esmalte) e deixar por alguns minutos. Você irá perceber que o colágeno irá surtir um efeito maravilhoso, caso essa operação seja feita com frequência. Pois fortalece as unhas e as tornam menos quebradiças, o que facilita a preservação do esmalte.

4. Rejuvenesce a pele

usos da maionese
Crédito: Cellcode

A maionese também é bastante eficaz para o processo de rejuvenescimento da pele, pois combate os desgastes gerados pelos radicais livres nas células da derme. Isso se deve ao fato de ela possuir vitamina C em sua composição, excelente antioxidante. Além do já mencionado colágeno, que a deixará mais firme.

5. Limpar pianos

Mais um dentre os usos da maionese que são inusitados e eficientes. Caso tenha um piano na sua sala, daqueles com teclas de marfim, saiba que pode limpá-las com maionese. Para tal, basta que colocar um pouco nas teclas mais sujas e espere 5 minutos para limpá-las. O resultado irá ser surpreendente. O vinagre presente em sua composição possui um efeito poderoso para a remoção de manchas específicas.

6. Remove adesivos

Tem algum adesivo que colou, mas já se arrependeu? Saiba que este pode ser retirado recorrendo à maionese. Para isso, você só precisa colocar um pouco de maionese no adesivo e esfregar bem. Seus componentes ácidos, como limão ou vinagre, irão descolar a parte grudada do adesivo em questão.

7. Manchas de giz

A verdade é que as crianças adoram rabiscar as paredes. Se você tem filhos, deve saber isso e já encontrou, certamente, marcas de giz de cera nas paredes. Da próxima vez, aproveite um dos usos da maionese e trate de esfregar um pouco nos rabisco.

Espere, pelo menos cinco minutos e depois, passe um pano molhado. Vai reparar que a mancha desaparece. Essa pequena mágica se deve ao fato de que o óleo presente na maionese servirá como um solvente para a remoção correta do giz.

Receitas práticas para limpar parede branca

8. Limpa móveis de madeira

usos da maionese
Crédito: Reports Healthcare

Caso note alguma mancha nos móveis, pode passar maionese para resolver. Aguarde por alguns minutos e remova com um pano. Novamente, isso é explicado pela enorme eficácia do vinagre para a remoção adequada de manchas.

Como cuidar dos móveis e pisos de madeira

9. Reveste as folhas

Esse é um dos usos da maionese mais inusitados. Passe um pouco de maionese na superfície de folhas de sua plantinha, mas nunca na raiz, por conta do sódio. Essa camada passada nas folhas irá revesti-las e protegê-las contra queimaduras e danos externos. Além disso, a maionese faz com que o brilho natural das folhas de sua planta seja realçado, o que as tornam muito mais bonitas e jovens.

10. Limpar panelas

Sabe aquela panela bastante gordurosa que você precisa deixar de molho? A maionese pode ser a solução ideal para a limpeza desse utensílio, pois ela solubiliza o óleo, além de conter o limão ou vinagre.

Quando for aplicar, misture 1 colher de sopa da maionese com um pouco de detergente e água e deixe de molho por 30 minutos. Depois, esfregue bem com uma esponja.

Gostou desses usos da maionese? Então, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
remédios caseiros para dor no joelho
5 Remédios caseiros para dor no joelho
jaca benefícios para a saúde
Conheça os benefícios da jaca