em

Maionese faz mal à saúde?

Descubra como comer esse molho tão popular para não prejudicar sua saúde
maionese faz mal
Crédito: Freepik

A maionese é um dos molhos mais usados pelos brasileiros na hora de preparar sanduíches, saladas, carnes e massas. Há quem a use apenas para complementar o prato pronto e quem a inclua durante o preparo da receita. Dá para usar maionese em quase tudo. Porém, também tem a parcela de pessoas que evita comer esse molho por achar que maionese faz mal à saúde. Será que faz sentido? Veja agora.

Maionese faz mal ou não?

Existe, sim, motivo para muitas pessoas pensarem que maionese faz mal à saúde. A começar pelo fato de ser um produto industrializado, rico em conservantes e outros químicos que o corpo vai ter que passar mais trabalho para eliminar.

Porém, a maionese faz mal à saúde se for consumida em exagero. O ideal é evitar os industrializados todos, mas uma pessoa saudável, que não é sedentária, pode comer uma pequena porção sem que isso afete a sua boa saúde.

Os problemas que podem surgir se consumir maionese em excesso estão relacionados ao acúmulo de gordura, já que mesmo a versão light é calórica. Como consequência, existe o risco do aumento do colesterol ruim, da pressão alta e do excesso de sódio no organismo. Vale lembrar que o sódio é um mineral muito importante para a manutenção da saúde, mas em exagero também faz mal, e muito.

No caso de preferir consumir maionese caseira, feita à base de ovo, vinagre e óleo, de fato é melhor se você equilibrar as quantidades de cada ingrediente. Mas o cuidado que deve ter com a dose diária permanece o mesmo. Também deve lembrar de ter cuidado especial com a utilização do ovo cru devido ao risco de contaminação por salmonela.

Então, em resumo, maionese faz mal em excesso. Pode consumir até uma colher de sopa ao dia, mantendo uma alimentação saudável e praticando atividade física diariamente. A escolha dos alimentos que vão fazer parte da sua rotina alimentar depende do seu objetivo com o seu corpo e também das suas condições de saúde. Então elabore o seu cardápio com auxílio de um nutricionista, assim saberá exatamente o quanto a maionese poderá afetar a sua saúde.

Mitos e verdades sobre a maionese

Agora você já sabe que maionese faz mal quando consumida em excesso, mas ainda assim é bom esclarecer algumas dúvidas que são os mitos e verdades sobre a maionese para garantir que faça a melhor escolha.

Aumenta o colesterol

Verdade. Se consumida em excesso, tanto a maionese industrializada quanto a caseira podem aumentar o colesterol devido ao óleo e à gema de ovo utilizados nas receitas. Por isso, se você já tem essa tendência, a forma mais segura de consumir qualquer tipo de maionese é consultando o seu médico para que ele diga a quantidade adequada e para qual tipo deve dar preferência.

Engorda

Verdade. A resposta é a mesma para a questão anterior. Se você comer demais, ou seja, mais do que uma colher de sopa ao dia, e inclui-la em refeições pouco saudáveis, como no pão ou no macarrão, vai engordar. Então, não é apenas a maionese que vai causar esse efeito, e sim, o conjunto de atitudes, inclusive ser uma pessoa sedentária.

Maionese light não faz mal

Mito. Para que as pessoas pensem estar consumindo um alimento mais saudável, a indústria faz pequenas alterações nas receitas, reduzindo minimamente as quantidades de sódio e gordura. Porém, essas alterações não transformam a versão industrializada em um alimento saudável, apenas um pouco menos nocivo. Então, não pode comer à vontade só porque é light.

Maionese industrializada tem menor risco de contaminação

Mito. Embora a maionese industrializada contenha químicos o suficiente para que sua validade seja muito maior do que a versão caseira, ela também estraga com muita facilidade e há risco de contaminação. Então, nunca deixe-a fora da geladeira depois de aberta e, mesmo estando na geladeira, nunca consuma fora do prazo de validade.

Receita de maionese fit

É sempre bom aprender receitas alternativas às mais comuns, principalmente quando são mais saudáveis e igualmente saborosas. Uma dessas receitas é a maionese fit de abacate, já ouviu falar? O abacate é uma ótima fruta para incluir na dieta, pois contém gorduras que são saudáveis, além de uma ótima consistência para fazer um molho para saladas, sanduíches, carnes e petiscos. Veja como é simples preparar:

Ingredientes

Abacate: 1 unidade;
Azeite de oliva extravirgem: ½ xícara (chá);
Água: 8 colheres (sopa);
Pimenta: 1 pitada;
Sal: 1 colher (chá);
Ervas aromáticas: a gosto;
Limão: suco de 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Retire a polpa do abacate e coloque no liquidificador junto com a água, o sal, a pimenta, as ervas e o suco de limão espremido na hora. Bata para misturar;
  2. Depois, com o liquidificador ligado, vá adicionando o azeite, aos poucos, até dar a consistência desejada, bem cremosa. Está pronto.

Prefere uma versão fit sem abacate? Então confira essa outra receita no vídeo:

benefícios das nozes
10 Benefícios das nozes para a saúde
broto de feijão
Broto de feijão: benefícios e como fazer