urina com espuma causas
Crédito: Freepik
em

Urina com espuma: descubra o que pode ser

Esse sintoma precisa ser avaliado pelo médico, pois ao mesmo tempo em que pode ser simples, também pode preocupar

A cor da urina é o que mais chama a atenção quando termina de fazer xixi e dá aquela olhada antes de puxar a descarga para saber se está tudo bem. Mas acontece que observar a presença e a quantidade de espuma é igualmente importante. Se a urina com espuma for um sintoma recorrente, ela pode representar algum problema nos rins. Mas pode também ter outras causas.

Causas de urina com espuma

quais são os problemas da urina com espuma
Crédito: Freepik

Nem sempre essa característica representa um problema, pois pode ser, simplesmente, um jato forte de urina batendo na água do vaso e formando espuma ou mesmo produtos de limpeza no vaso causando reações com a urina, formando espuma. Porém, se não forem esses os casos, é bom ficar atento.

1. Falta de líquido no organismo

Não consumir líquido o suficiente, em especial a água pura, faz a urina ficar com um tom amarelo muito forte e aumenta a presença de espuma.

2. Disfunção renal

Caso a presença de espuma seja constante, pode significar uma disfunção renal, demonstrando que os rins estão perdendo muita proteína. Essa proteína liberada em excesso é o que causa a espuma.

Além de observar a cor da urina e a presença de espuma, é necessário estar atento também à presença de cristais ou sangue, e caso isso ocorra, é necessário procurar um médico.

3. Diabetes e pressão alta

O diabetes e a pressão alta são algumas das doenças que causam as disfunções renais e a eliminação excessiva de proteínas que causam a espuma.

4. Infecção urinária

Se notar essa espuma e a causa for infecção urinária, provavelmente saberá por causa dos outros sintomas, como vontade frequente de urinar e dor ao urinar. Quando as bactérias da infecção entram na bexiga elas causam essa reação.

Que médico consultar

Se não souber que médico procurar, pode ir ao clínico geral fazer um exame de urina para que ele identifique o problema ou encaminhe você a um especialista. Mas se souber que pode ser um problema relacionado ao sistema excretor, o médico especialista em rins e bexiga é o nefrologista. Se preferir, as mulheres podem ir ao ginecologista e os homens (e também as mulheres) podem ir ao urologista.

Tratamento

O tratamento vai depender do diagnóstico, que como viu, é amplo. Não é possível determinar um tipo de tratamento sem saber a verdadeira causa da espuma, pois para cada caso o tratamento é totalmente diferente. Mas em todo caso, não se automedique. Apenas procure beber muito líquido (água) e manter uma alimentação saudável até o dia da consulta médica para saber o que realmente está acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

acompanhamentos para frango assado

10 Ideias de acompanhamento para frango assado para um almoço completo

sintomas de toxinas no corpo

9 Sintomas de toxinas no corpo para prestar atenção