tratamento natural para fibromialgia
Crédito: Freepik
em

Tratamento natural para fibromialgia: 3 mudanças para incluir na rotina

O paciente com fibromialgia precisa fazer adaptações no seu estilo de vida para conseguir aliviar as dores

A fibromialgia é uma síndrome diagnosticada em 10 a 15% dos pacientes que consultam um médico reumatologista para tratar de dores inexplicáveis pelo corpo. Esse número é bem alto e, por isso, a comunidade médica está em uma busca constante por descobrir o que causa essa síndrome que afeta a qualidade de vida de forma tão intensa. Por enquanto, as formas de manter os sintomas sob controle são por meio de tratamentos medicamentosos, terapias complementares e tratamento natural para fibromialgia, conheça as opções.

Remédios caseiros para fibromialgia

três opções de tratamento natural para fibromialgia
Crédito: Freepik

A cada novo paciente diagnosticado com fibromialgia, novas possibilidades de causas para essa síndrome são consideradas. Com base nos sintomas, os médicos fazem o diagnóstico e sugerem tratamentos para aliviá-los. No caso do tratamento natural para fibromialgia pode-se incluir:

1. Chás para aliviar os sintomas

Os chás recomendados para a fibromialgia podem ter efeito analgésico que alivia a dor, efeito anti-inflamatório se o paciente estiver com alguma inflamação que intensifica a dor, também podem ser indutores do sono porque a dor não deixa a pessoa dormir bem. As ervas com esses efeitos são:

2. Dieta

Outra forma importante de tratamento natural para fibromialgia é manter uma alimentação bem rica em nutrientes para que o corpo se mantenha o mais forte e disposto possível, já que a fraqueza e a indisposição estão entre os principais sintomas da síndrome. Sendo assim, é recomendado consultar um nutricionista para que prescreva uma dieta adequada para as necessidades de cada paciente, mas de modo geral é importante comer:

  • Alimentos ricos em vitamina D;
  • Alimentos com magnésio;
  • Banana;
  • Abacate;
  • Sementes de girassol;
  • Granola;
  • Aveia;
  • Leite e derivados;
  • Frutas em geral;
  • Hortaliças;
  • Carnes magras;
  • Oleaginosas;
  • Cereais integrais;
  • Leguminosas;
  • Ovos.

3. Massagem relaxante

A massagem relaxante para fibromialgia deve ser aplicada por um massoterapeuta ou fisioterapeuta, pois esses profissionais sabem exatamente em quais pontos mexer para ajudar no alívio das dores.

A massagem não deve ser feita sem conhecimento técnico, pois poderá causar ainda mais dor. Mas quando feita pelo profissional com uma determinada frequência, ajuda a manter as dores menos intensas.

Sintomas de fibromialgia

como tratar fibromialgia
Crédito: Freepik

Os sintomas da fibromialgia podem variar de paciente para paciente, mas de modo geral são:

Tem cura?

Infelizmente a fibromialgia ainda não tem cura. Suas causas são amplamente discutidas entre a comunidade médica e os pacientes, mas ainda não se chegou a um consenso, devido às variações de sintomas e particularidades de cada caso. O que se pode fazer é manter os tratamentos médicos e naturais para que os sintomas sejam controlados e o paciente consiga levar sua vida com a melhor qualidade possível.

Nem sempre apenas o tratamento natural para fibromialgia é o suficiente. Nesse caso, é essencial consultar o reumatologista para a prescrição de medicamentos que aliviem os sintomas da dor e suas ramificações, bem como tratamentos terapêuticos, como fisioterapia, hidroterapia, acupuntura, yoga, pilates, meditação e outras terapias complementares.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

causas da fibromialgia

Possíveis causas da fibromialgia: uma síndrome ainda misteriosa para a medicina

diagnostico de fibromialgia

Como é feito o diagnóstico de fibromialgia