em

6 Alimentos ricos em vitamina D

Para uma suplementação natural dessa vitamina, basta conhecer alguns dos alimentos ricos em vitamina D e algumas dicas.

os melhores alimentos ricos em vitamina d
Crédito: Pxhere

O organismo humano necessita de vitamina D para continuar a se manter saudável. Essa vitamina é fundamental para o desenvolvimento dos ossos, estimula o sistema imunológico e combate doenças. Por isso, os profissionais da saúde recomendam o consumo de alimentos ricos em vitamina D e uma exposição do corpo ao sol adequada, já ele ele é o grande provedor dessa vitamina.

Quais são os alimentos ricos em vitamina D

Os alimentos ricos em vitamina D geralmente são de fontes animais, sendo que apenas um deles é de fonte vegetal. Tente não consumir esses alimentos em excesso e lembre-se de variá-los em seu cardápio.

Queijos

O queijo fresco é um dos alimentos ricos em vitamina D, que você pode consumir para repô-la no organismo, porém não se pode consumir queijos em excesso, pois eles também possuem gorduras.

Sardinha

Esse peixe pode ser considerado um dos alimentos ricos em vitamina D e é uma das melhores formas de ingerir essa vitamina. A sardinha pode ser vendida crua, enlatada ou defumada e em qualquer uma das formas pode ser benéfica para o organismo. No entanto deve-se ter cuidado e atenção com a quantidade de sal que esse alimento contém, evitando consumi-lo em excesso.

Salmão

alimentos ricos em vitamina d salmao
Créditos: Max Pixel

O salmão é um peixe gordo e é um alimento riquíssimo em vitamina D. A quantidade da vitamina presente nesse animal varia de acordo com a sua criação, por isso, se é selvagem geralmente apresenta mais quantidade do nutriente.

Cogumelos

alimentos ricos em vitamina d cogumelos
Créditos: Max Pixel

Os cogumelos são a única fonte vegetal de vitamina D, pois são capazes de sintetizar a vitamina quando em contato com a luz do sol. Por isso, além de muito saborosos, também fazem parte dos melhores alimentos ricos em vitamina D.

Óleo de fígado de bacalhau

Esse óleo é um dos alimentos que possui maior concentração dessa vitamina e por isso não é necessário consumi-lo em grandes quantidades para atingir a quantidade necessária de vitamina D. Antigamente esse óleo era até mesmo utilizado como forma de suplementação para os bebês por estar entre os alimentos ricos em vitamina D.

Gema de ovo

As gemas dos ovos contêm vitamina D, mas não apresentam uma grande quantidade. Além da vitamina, a gema também contém gordura, minerais e outras vitaminas.

Dicas para aumentar o consumo de vitamina D

É fundamental que haja uma alimentação balanceada e bem variada para que possa seguir uma dieta com todos os nutrientes que o organismo precisa. Porém, umas das melhores fontes de vitamina D é o sol. Os profissionais da saúde recomendam a exposição ao sol diariamente em uma quantidade de 15 a 20 minutos para que se possa absorver a quantidade diária necessária.

O estilo de vida atual da humanidade está muito relacionado às doenças mais populares. Por causa do cotidiano de trabalho e da falta de tempo, as pessoas acabam não absorvendo a quantidade mínima de vitamina D, o que está relacionado a doenças como o câncer, a depressão e o raquitismo, por exemplo.

Por isso, se você pretende levar uma vida saudável, busque estar em contato direto com o sol e conter uma dieta bem balanceada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

sonhar com cavalo

O que significa sonhar com cavalo?

sonhar com fogo

O que significa sonhar com fogo?