em

10 Tipos de pães para experimentar em casa

Saiba como reconhecer as mais diversas variações de pães para usufruir de suas propriedades e sabores

Crédito: Freepik

O pão é um alimento muito comum no dia a dia de diversos brasileiros, principalmente a versão tradicional, feita com farinha branca. Porém, essa variante possui glúten e carboidratos simples, o que torna importante que a pessoa conheça diferentes tipos de pães e saiba como usufruir das vantagens de cada um deles.

Tipos de pães que você precisa conhecer

Como você já sabe que existem muito mais variantes do que apenas a de sempre, agora é importante que você conheça as propriedades de cada uma delas, inclusive as da versão tradicional. Portanto, confira abaixo tipos de pães com variados nutrientes e saiba quais deles são ricos em fibras ou não são tão saudáveis, devido ao fato de serem refinados e possuírem glúten ou gordura.

1. Com grãos

tipos de pães com grãos
Crédito: Ana Maria Braga

A presença dos grãos permite mais fibras e capacidade nutricional. No entanto, são, por norma, mais calóricos. Afinal, esses mesmos grãos são ricos em carboidratos complexos que servem também para a aquisição de energia para o corpo e, consequentemente, de calorias. Porém, lembre-se que esse tipo de hidrato de carbono é quebrado mais lentamente, o que faz com que ele não promova os picos de açúcar no sangue.

2. Tradicional

tipos de pães tradicional
Crédito: Destemperados

Poucos nutrientes, fraco em fibras e levam farinha refinada. Basicamente, essas três características resumem esse pão que não gera saciedade suficiente, o que faz com que se tenha maior ganho de caloria. Além disso, ele possui glúten e colabora para o inchaço.

3. Pão de aveia

tipos de pães aveia
Crédito: Ana Maria Braga

A aveia é adicionada aos restantes ingredientes. Não inova, porque não é feito só de aveia. Mesmo assim, é um alimento rico em fibras, além de possuir proteínas, carboidratos complexos e vitaminas do complexo B. Pode ser uma opção para quem deseja buscar uma alimentação mais saudável, sem mudanças radicais na dieta.

4. Light

tipos de pães light
Crédito: Lucília Diniz

Integral ou tradicional, conte com menos 25% de calorias do que a versão convencional. Afinal, por ser light, ele não leva aquela quantidade grande de oleosidade que o tradicional, o que também faz com que essa versão possua uma quantidade muito mais baixa de gorduras.

5. Pão integral

tipos de pães integral
Crédito: Tudo Gostoso

Já é possível comer pão com 100% de farinha integral, se bem que na maioria dos casos, o pão integral comum leva farinha branca também. Porém, mesmo nestes casos, a quantidade de farinha integral, por norma, é maior.

Analise a embalagem e a composição do pão. Se vier em primeiro lugar a farinha branca, é sinal de que a tem em maior quantidade. Além disso, pode também perguntar na padaria que costuma frequentar como é feito o pão que compra.

6. Linhaça

tipos de pães linhaça
Crédito: Jasmine Alimentos

Assim como a aveia, a linhaça é rica fonte de fibras e é perfeita para quem deseja emagrecer. Ela também possui carboidratos complexos, proteínas e ômega-3 e 6. Esses ácidos graxos em sua composição são excelentes para a memória e auxiliam na prevenção de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

7. Com centeio

tipos de pães centeio
Crédito: FacilityMix

Devido ao fato de ser protagonizado pelo centeio, esse é o pão que possui menor quantidade de gordura em sua composição, o que o torna excelente para quem tem altos níveis de colesterol ou para quem almeja o emagrecimento. Porém, possui um valor calórico mais elevado, por conta da presença dos carboidratos complexos.

8. De milho

tipos de pães milho
Crédito: Paveg

Uma das opções mais populares das padarias, o pão de milho é rico em fósforo, fibras, potássio, zinco, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. Vale destacar que essa variante não possui glúten, sendo excelente para quem possui intolerância a esse componente ou por quem almeja um estilo de vida mais saudável.

9. Australiano

tipos de pães pão australiano
Crédito: Amo Pão Caseiro

Esse é um daqueles tipos de pães que não são tão populares, mas amados intensamente por quem os aprecia. Afinal, o pão australiano possui farinha integral em sua composição, além de mel, utilizado para prepará-lo.

Esse toque de mel o deixa com um sabor levemente adocicado, que é excelente para promover o contraste com alguns tipos de queijo ou pastas utilizadas na receita. Ele é muito simples de ser localizado, já que possui uma notável coloração escura, além de uma casquinha crocante.

10. Sírio

tipos de pão sírio
Crédito: Tudo Receitas

Com uma espessura e formatos diferenciados, o pão sírio lembra visualmente uma massa de pizza, sem o recheio por cima. É consistente, pode ser feito com vários tipos de farinha, o que o torna excelente para combinar com recheios diversos, principalmente se for assado no forno com queijinho, orégano e tomate por cima. Ele possui menor quantidade de gordura e de carboidratos do que o tradicional e é uma excelente opção para diversificar o seu lanche.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como limpar grill

Como limpar grill com 7 dicas práticas

sucos para melhorar a imunidade

7 Sucos para melhorar a imunidade