em

5 Tipos de banana para conhecer e provar

Essa fruta está presente na alimentação da maioria das pessoas por ser gostosa, barata, saudável e versátil

tipos de banana
Crédito: Pixabay

Se for falar de todos os tipos de banana que existem, seriam mais de mil. Essa fruta é de origem asiática e tem seus primeiros registros desde 600 a.C., em documentos dos budistas daquela época.

Com o passar dos anos, as espécies foram sendo catalogadas e muitas delas foram alteradas em laboratório para ficarem próprias para o consumo. Então, se você gosta muito de banana e das receitas que pode fazer ela, veja uma lista dos tipos de banana consumidos no Brasil e confira quais você ainda não provou.

Veja também: deliciosas receitas de bolo de banana com farofa

Quais os tipos de banana que existem?

A banana é uma fruta tão barata porque a produção dentro do Brasil é bem grande, logo, não é preciso comprar a fruta congelada quando se pode comer fresca o ano inteiro. Veja quais são os cinco tipos de banana que estão na mesa dos brasileiros todos os dias.

1. Banana-nanica

tipo de banana-nanica
Crédito: Supermercado do Produtor

Apesar do nome, esse é aquele tipo grande que tem a polpa macia e fica bem docinha quando está madura. Ela vai bem em pratos salgados e também doces. Ela tem esse nome não por causa da fruta, mas sim, por causa da bananeira. Em 100 gramas da fruta tem, em média, 70 calorias.

2. Banana-da-terra

tipo de banana-da-terra
Crédito: Senhora da Dica

Essa também é uma banana grande, mais larga do que a nanica e contém mais amido também, por isso uma unidade chega a ter 128 calorias, em média. Também fica ótima em pratos doces e salgados, seja cozida, frita ou assada. Quando consumida crua a sua digestão não é tão fácil.

3. Banana-ouro

tipo de banana-ouro
Crédito: Mercado Livre

Essa é uma banana bem pequena, a menor de todas as mais comuns no Brasil e a mais doce também. Pode ser preparada inteira, ótima pedida para fazer bananinha frita. É encontrada com facilidade nas regiões que vão desde o litoral catarinense até o Espírito Santo.

4. Banana-maçã

tipo de banana-maçã
Crédito: Supermercado do Produtor

Esse é um dos tipos de banana recomendados para tratar o intestino preso e também para oferecer às crianças e idosos, pois ela é menos calórica e contém mais fibras e proteínas do que os tipos anteriores. São 87 calorias em 100 gramas de fruta.

5. Batata-prata

tipo de banana-prata
Crédito: Supermercado do Produtor

Diferente das outras no formato, esse tipo de banana tem a forma mais reta e 5 faces. Tem uma polpa menos doce e mais consistente do que a nanica e costuma durar mais tempo na fruteira também. Como ela tem mais vitamina C do que as outras e um sabor um pouco mais ácido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

síndrome do ninho vazio

Síndrome do ninho vazio: como lidar com a saída dos filhos de casa

rolo de carne

10 receitas deliciosas de rolo de carne com recheios diversos