em

10 Melhores sucos para grávidas saudáveis

Os melhores e mais saudáveis ingredientes para a gestante tomar sem riscos
sucos para grávidas
Crédito: Freepik

A gestação é um período especial na vida da mulher e, consequentemente, deve ser rodeada de carinho e cuidado. Da mesma forma que se foca nos preparativos, deve também cuidar do seu próprio corpo. Isso porque ele está realizando a mais importante tarefa da humanidade: produzir uma nova vida. Os sucos para grávidas podem ajudar.

Parece que a percepção sobre o mundo e a vida passa a ter um novo sentido, cuidando e gostando de coisas que antes eram ignoradas. Por exemplo, muitas futuras mamães que não comiam frutas passam a se esforçar mais para adicioná-las na alimentação, com sucos para grávidas. Além disso, sabem que devem fazer essas mudanças de forma inteligente, tendo como resultado uma alimentação boa para o bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde, a gestante deve consumir ao menos três porções e legumes e verduras todos os dias. Da mesma forma, as frutas devem equivaler a essa quantidade. E você sabe qual é a razão disso? Essa recomendação ocorre porque elas são ricas em nutrientes essenciais para a mamãe e o bebê.

Acima de tudo deve-se prezar pelo paladar, já que a gestante pode ficar mais delicada nessa época. Então uma boa forma de contornar esse problema são deliciosos e bem gelados sucos para grávidas, rico em frutas. Você pode colocar quase todos os nutrientes necessários, em pequenas doses, em um saboroso copo de suco ou smoothie. Veja como preparar as 10 melhores receitas.

Veja também: receitas de smoothies para experimentar em casa

10 Melhores sucos para grávidas

O Ministério da Saúde recomenda que a gestante deve consumir suco da fruta crua e feitos no momento do consumo, pois a “polpa congelada perde alguns nutrientes, mas ainda é uma opção melhor que sucos artificiais, em pó ou em caixinha e aqueles industrializados ricos em açúcar, como os néctares de fruta”.

Os principais nutrientes que a gestante deve consumir são a vitamina C, ácido fólico, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, vitamina B6, vitamina A, ferro, zinco, proteínas e carboidratos. Claro que as gorduras boas, ricas em ômega-3 e a vitamina D também são essenciais. No caso da vitamina D, vai ser difícil encontrar na alimentação de forma ampla, então capriche no sol da manhã.

Para todos os outros nutrientes, claro que sempre tem uma deliciosa opção de suco, para ser tomado bem geladinho. Se puder tomar sem coar, vai ser melhor para absorver uma maior quantidade de fibras, mas às vezes a gestante pode se incomodar com elas. Dessa forma, beba coado mesmo, pois mantém grande parte dos nutrientes e fica mais suave.

1. Acerola com couve e água de coco

sucos para grávidas acerola com couve
Crédito: Vós

Uma bomba de sabor e nutrientes, a acerola fornece 941,4 mg de vitamina C a cada 100 gramas, o que equivale a 2092% do que você precisa por dia. Já a couve é rica em ferro, zinco, magnésio e um pouco de potássio. A água de coco é um dos melhores alimentos que existem.

Ingredientes

Acerola fresca: 1 xícara;
Água de coco: 1 copo cheio;
Couve: 1 folha;
Açúcar de coco a gosto: se precisar.

Modo de preparo

  1. Bata a acerola com a água de coco bem gelada, no pulsar, sem partir as sementes;
  2. Coe e devolva ao liquidificador, adicionando a couve e se quiser, o açúcar de coco;
  3. Bata bem, coe se desejar e beba imediatamente.

2. Caju, com cenoura e maçã

Mais um clássico revisitado, essa opção dos sucos para grávidas fica com o sabor marcante do caju, porém suavizado pela delicadeza da maçã. A cenoura não aparece no sabor, mas confere uma coloração alaranjada muito bonita. Essa combinação é rica em vitamina C, proteína (1 maçã tem 500 mg desse nutriente), zinco e betacaroteno. Escolha o caju bem madurinho, para não ficar com muito tanino, que faz ficar prendendo na garganta.

Ingredientes

Caju bem maduro: 1 xícara;
Maçã: 1 unidade;
Cenoura: ½ unidade;
Água e gelo: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador a água e o gelo, o caju, a cenoura sem casca, e a maçã, sem sementes ou talo;
  2. Bata bem até ficar homogêneo e coe, se for da sua preferência;
  3. Não precisa adoçar, pois a maçã e o caju são bem doces;
  4. Beba imediatamente.

3. Tangerina com beterraba e semente de abóbora

sucos para grávidas tangerina com beterraba
Crédito: Delicitas

Primeiro de tudo, a tangerina tem, a cada 100 gramas, cerca de 112 mg de vitamina C, consequentemente, corresponde a 249% da necessidade diária. Além disso, a beterraba é rica em ferro, zinco e um pouco de potássio. Essa dupla por si só, já daria um suco rico e saboroso, porém a semente de abóbora traz consigo uma boa quantidade de potássio, vitamina A, cálcio, ferro e magnésio.

Ingredientes

Tangerina: 1 unidade;
Beterraba: ½ xícara;
Semente de abóbora: 1 colher (sopa);
Água e gelo: 1 copo.

Modo de preparo

  1. Retire a casca e a semente da tangerina e coloque no liquidificador junto com a água, gelo e beterraba;
  2. Retire a casca da semente de abóbora, adicione e bata bem;
  3. Se quiser, adoce com açúcar de coco, coe e beba imediatamente.

4. Goiaba branca com laranja e espinafre

Gosta de um sabor mais exótico e não tem problemas com o suco mais verdinho? Então pode apostar nessa versão aqui. Da mesma forma que a goiaba branca, a laranja é rica em vitamina C, além disso, tem betacaroteno e outros nutrientes presentes em cada uma. Ainda mais, o acréscimo do espinafre adiciona ferro, zinco, magnésio e muitos outros nutrientes, sem alterar tanto o sabor.

Ingredientes

Goiaba branca: ½ xícara;
Laranja: 1 xícara de sumo;
Espinafre: ½ xícara.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem;
  2. Se quiser pode adicionar gelo e açúcar de coco;
  3. Coe e beba imediatamente.

5. Mamão, laranja e aveia

sucos para grávidas mamão com laranja
Crédito: Receita Natureba

Essa receitas dos sucos para grávidas é a combinação perfeita para deixar o intestino funcionando redondinho, principalmente nos últimos meses, quando o órgão está pressionado pelo tamanho do útero (por uma linda razão). Por fim, é rico em vitamina C, betacaroteno, fibras e muitos outros nutrientes, sendo, acima de tudo, muito gostoso e refrescante, ficando um pouco mais cremoso que o tradicional.

Ingredientes

Mamão papaia: 1 xícara;
Laranja: 1 xícara do sumo;
Farinha de aveia: 2 colheres (sopa);
Açúcar de coco e gelo: a gosto e se necessário;

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem;
  2. Se quiser pode adicionar gelo e açúcar de coco;
  3. Coe e beba assim que ficar pronto.

6. Manga, água de coco e gergelim

sucos para grávidas manga com gergelim
Crédito: Santo Legume

A manga contém 65 mg de vitamina C a cada 100 gramas da fruta, o que equivale a 146% da necessidade diária. Além disso, ela é rica em potássio, fibras, vitamina A, cálcio, vitamina B6 e magnésio. O gergelim é a fonte vegetal mais rica em cálcio, quase que presença obrigatória na alimentação do dia a dia. A água de coco vai suavizar o sabor da manga e adicionar muitos nutrientes. Veja como essa combinação fica maravilhosa!

Ingredientes

Manga: ½ xícara sem casca;
Água de coco: 1 copo;
Gergelim: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem;
  2. Se quiser pode adicionar gelo e açúcar de coco;
  3. Coe e beba imediatamente.

7. Smoothie de banana com aveia e castanha-do-pará

Fica parecendo uma vitamina, mas não leva nada de leite. O grande segredo aqui é congelar a banana no dia anterior, cortadinha em rodelas e bater ainda congelada. Ela irá deixar a receita cremosa e super gelada, perfeita para aquelas que amam milk shake, mas não querem essa bomba calórica. Rica em potássio, cálcio, fibras, zinco, ômega-3 e muitos outros nutrientes, é pedido obrigatório. Finalmente, a castanha é passada previamente no processador, para ficar suave, mas se não se importar com os pedacinhos, pode picar e usar.

Ingredientes

Banana: 1 xícara, bem madura congelada;
Água: ½ xícara;
Farinha de aveia: 1 colher (sopa);
Castanha-do-pará: 1 colher (sopa), passada no processador.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem;
  2. Beba imediatamente.

8. Smoothie de morango com damasco e laranja

sucos para grávidas morango com laranja
Crédito: Cocoon Cooks

Gostou da ideia da combinação? Primeiro de tudo, saiba que fica delicioso, nutritivo e super cremoso. Enquanto o morango é rico em vitamina C e antioxidantes, fica ainda mais poderoso com a adição dos nutrientes da laranja, incluindo o betacaroteno. O damasco é rico em um nutriente difícil de ser encontrado em frutas, a vitamina B6, sendo assim uma excelente adição em sabor e nutrientes. Se quiser, pode usar a versão desidratada mesmo, pois continuará fazendo o seu trabalho.

Ingredientes

Morango: 1 xícara congelado;
Damasco desidratado: 3 unidades;
Laranja: ½ xícara de sumo;
Açúcar de coco: a gosto e se necessário.

Modo de preparo

  1. Coloque o sumo da laranja e o damasco no liquidificador e bata até que fique homogêneo. Se preferir, coe e retorne o suco ao aparelho;
  2. Adicione os morangos e bata bem;
  3. Se quiser, pode adicionar açúcar de coco;
  4. Beba imediatamente.

9. Smoothie de limão com couve e biomassa de banana verde

Para uma versão super refrescante de smoothie, consequentemente um dos melhores tipos de sucos para grávidas, tem um forte sabor de limão e muitos nutrientes, portanto, faça essa deliciosa receita. Ela é preparada com o biomassa de banana verde, um superalimento que tem quase tudo que a gestante precisa, além de ajudar a manter a depressão bem longe. Além disso é rica em zinco, magnésio, ferro e vitamina c.

Ingredientes

Limão: 1 unidade;
Biomassa de banana verde congelada: 2 colheres (sopa);
Água e gelo: 1 copo;
Couve: 2 folhas;
Açúcar de coco: a gosto.

Modo de preparo

  1. Lave e corte as duas extremidades do limão. Corte em 4 partes e retire o miolo;
  2. Coloque no liquidificador com os outros ingredientes, exceto o biomassa;
  3. Coe e coloque novamente no equipamento, adicionando o biomassa e o açúcar de coco;
  4. Bata bem e beba imediatamente, para não amargar.

10. Abacate com limão

sucos para grávidas abacate com limão
Crédito: Manga com Pimenta

O abacate é rico em nutrientes, incluindo a necessária gordura saudável, muitas vezes negligenciada. Acima de tudo, essa receita é rica em vitamina C, proteína, ômega-3 e ômega-6, consequentemente, excelente para a formação do bebê. Finalmente, veja como preparar essa deliciosa e refrescante receita.

Ingredientes

Abacate: ½ xícara, maduro e congelado;
Água de coco: 1 xícara;
Limão: sumo de ½ unidade;
Açúcar de coco: a gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem;
  2. Beba imediatamente.

remédios caseiros para anemia
11 remédios caseiros para anemia e como prevenir esse problema
cortar melancia
Descubra 7 dicas de como cortar melancia de forma simples e fácil