suco de cenoura
Crédito: Pixabay
em

Suco de cenoura: benefícios para a sua saúde e receitas

Aprenda várias receitas da bebida para rejuvenescer as células do corpo e fortalecer seu organismo.

Conforme a idade avança, você sente os efeitos no corpo e na mente. Essas mudanças incomodam muitas pessoas, pois o corpo mostra sinais de envelhecimento por dentro e por fora. Você começa a sentir dificuldades para fazer atividades e fica mais sensível às doenças. O suco de cenoura é uma excelente forma de retardar o envelhecimento.

Depois dos 30 anos, por mais jovem que você pareça, é preciso começar a pensar nessas questões. Quanto mais você cuidar de si mesmo, melhor você chegará na terceira idade. Não pela idade em si, pois as experiências que a vida traz são valiosas. Mas sim, pela saúde forte que a juventude proporciona.

10 Benefícios para a saúde

Para essa finalidade, existem no mercado diversas fórmulas que se dizem antienvelhecimento. Mas grande parte delas não é natural! E ao beneficiarem uma parte do corpo, agridem outra. O melhor sempre é buscar soluções biológicas e orgânicas. Uma vez que elas trazem apenas vantagens e proporcionam um rejuvenescimento constante das células do corpo.

Confira abaixo algumas dessas vantagens para se convencer que a bebida a partir do legume deve entrar ainda hoje para o seu cardápio. Você já sabe que esse suco é capaz de prevenir doenças e rejuvenescer o corpo, mas por quê?

benefícios da cenoura para a saúde
Crédito: Freepik

1. Faz bem para os olhos

Ao longo da sua vida, você já ouviu várias pessoas dizerem isso. E não é mito! A cenoura é rica em vitamina A, que trabalha na produção da rodopsina, proteína que melhora a visão.

2. Aumenta a imunidade

A vitamina A também atua na melhora da imunidade, que beneficia a prevenção de vários tipos de câncer, doenças do coração e melhora a circulação. Também possui vitamina C, antioxidantes e muitas fibras.

3. Tem efeito anti-inflamatório

Os componentes que são adicionados ao suco, como o gengibre, atuam como anti-inflamatórios naturais, aliviando dores no corpo e retardando problemas como a artrite.

4. Emagrece

É extremamente saciante, principalmente se você costuma beber sem coar. As fibras ocupam boa parte do seu estômago e levam um bom tempo até serem completamente digeridas. Isso faz com que você sinta menos fome.

5. Reduz o colesterol

Porque contém vários minerais em abundância, como o manganês e a pectina. O consumo dessa bebida ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim e as fibras presentes, a reduzir a absorção de gordura.

6. Regula o intestino

Se você costuma fazer o suco com maçã, melhor ainda! Na casca da fruta se encontra a maior quantidade da fibra chamada pectina, por isso recomenda-se não tirar a casca.

A pectina se transforma em um gel no intestino, que melhora o trânsito por lá. Também tem o poder de equilibrar o colesterol, reduzir a absorção de glicose e de substâncias tóxicas.

7. Tem efeito detox

suco de cenoura
Crédito: HunffPost Australia

Nem todo suco detox é verde! O de cenoura também tem efeito desintoxicante. Principalmente se você adicionar à bebida o limão. Como outras frutas cítricas, ele é rico em vitamina C, mas também possui vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, fósforo e muitas fibras.

Com todos estes componentes, ele atua no fortalecimento sistema imunológico e como desintoxicante natural, favorecendo o bom funcionamento de todos os sistemas do corpo.

8. Evita problemas cordíacos

Seu consumo regular ajuda a melhorar a circulação sanguínea, uma vez que ajuda a remover as placas de gordura acumuladas nas artérias. Consequentemente, melhora o fluxo sanguíneo do corpo.

9. Protege os olhos (e a visão)

A cenoura possui um pigmento chamado betacaroteno, responsável por proteger a estrutura dos olhos, principalmente da retina. Também é rica em vitamina A que, quando em deficiência no corpo, pode causar perda da visão.

10. Potencializa o funcionamento do cérebro

Dentre as doenças que o suco é capaz de prevenir estão os acidentes vasculares cerebrais. Isso devido a presença de potássio, que atua diretamente no sistema nervoso do cérebro.

Propriedades nutricionais

A cada copo de 236 gramas, segundo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), há:

  • Energia: 94 kcal;
  • Proteína: 2,24 g;
  • Gorduras totais: 0,35 g;
  • Carboidratos: 21,90 g;
  • Fibras totais: 1,9 g;
  • Açúcares totais: 9,23 g;
  • Vitamina C: 20,1 mg;
  • Vitamina A: 2.256 µg;
  • Potássio: 292 mg.

Como fazer de suco de cenoura: 10 receitas

Quando uma solução para combater problemas de saúde vem da natureza, os benefícios são constantes. Esse é o caso desse suco, que junto de outros ingredientes poderosos, traz imensos benefícios à saúde. Melhora também a disposição, a autoestima e a aparência.

Ao consumi-lo diariamente, seus efeitos começarão a aparecer um pouco mais a cada dia. Mesmo assim, é ideal manter outros hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, beber água e ter uma alimentação correta. Isso só reforçará o efeito do suco. Veja como prepará-lo de diversas formas!

1. Receita tradicional

Veja abaixo a melhor forma de fazer o suco para dar um boost na sua saúde.

Ingredientes

Cenoura: 4 unidades grandes (de preferência, orgânicas);
Gengibre: 1 pedacinho (tamanho de meio polegar);
Maçã: 3 unidades vermelhas, não muito grandes;
Limão: ½ unidade (apenas o suco).

Modo de Preparo

  1. O preparo desse suco é simples e rápido. Apenas lave bem as cenouras e as maçãs, sem precisar remover a casca. Já o gengibre precisa ter a casca removida. O limão, basta espremer o suco;
  2. Corte as cenouras, as maçãs e o gengibre em pedaços menores e coloque tudo no liquidificador. Bata muito bem até que estejam todos desfeitos.

Não coe para não perder os nutrientes que ficam nas fibras. Prefira beber todas as manhãs quando ainda estiver em jejum, aumentando a absorção pelo organismo e tendo um efeito mais rápido.

Evite guardar o suco. Se esta quantidade sugerida for demais, faça com menos ingredientes para não sobrar.

2. Suco detox

suco de cenoura detox
Crédito: Pxhere

Antes de torcer o nariz, saiba que essa mistura fica sim uma delícia. Você pode fazer esse suco uma vez por semana. Beba de preferência em jejum, para absorver ao máximo todos os nutrientes.

Ingredientes

Mamão papaya: ½ unidade;
Laranja: 2 unidades;
Cenoura: 1 unidade picada;
Limão: 1 unidade;
Hortelã: um punhado de folhas frescas;
Água:100 ml.

Modo de preparo

  1. Esprema os sucos das laranjas e dos limões;
  2. Bata-os com os outros ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Sirva sem coar e beba em jejum.

3. Com leite

Uma batida dessas para começar o dia pode ser tudo que você precisa! Experimente essa bebida e comprove como fica uma delícia!

Ingredientes

Cenoura picada: 1 unidade;
Leite: 1 copo gelado;
Mel: duas colheres de sopa.

Modo de preparo

  1. É só bater tudo no liquidificador e beber em seguida.

4. Com maçã

O suco tradicional já leva maçã. Mas você pode fazer de um jeitinho diferente. Fica excelente para dias mais quentes, que você perde líquido com mais facilidade.

Ingredientes

Cenoura picada: 2 unidade;
Maçã: 2 unidades picadas e sem sementes;
Água de coco: meio copo gelado.

Modo de preparo

  1. É só bater tudo no liquidificador e beber sem coar. As fibras da maçã e a água de coco vão ajudar o seu corpo a reidratar.

5. Com laranja

suco de cenoura com laranja
Crédito: Pxhere

Aquela bebida com cor bonita que repõe diversos nutrientes perdidos durante o treino. Perfeita para tomar à noite ou em qualquer outra ocasião.

Ingredientes

Cenoura: 1 unidade picada;
Laranja: 2 unidades;
Adoçante: a gosto.

Modo de preparo

  1. Esprema as laranjas;
  2. Bata tudo num liquidificador. Se quiser, adicione pedrinhas de gelo.

6. Para bebê

Os bebês que já estão na fase de introdução de alimentos também podem beber suco de cenoura. Contudo, é preciso alguns cuidados, como evitar o açúcar, o mel e qualquer tipo de adoçante, pois eles podem fazer mal.

A melhor forma de fazer é a seguinte: basta lavar muito bem, descascar e cortar a cenoura, antes de bater no liquidificador. Use sempre o mínimo possível de água. Ofereça apenas 120 mililitros por dia.

7. Para idosos

Esse suco, de forma geral ajuda a prevenir diversas doenças que, devido a terceira idade, podem se manifestar com mais facilidade. E, por ser considerado um alimento que aumenta a imunidade do organismo, torna-se ideal nessa fase da vida:

Ingredientes

Cenoura: 1 unidade;
Morango: 4 unidades;
Banana: ½ unidade;
Gergelim torrado: 1 colher (sopa);
Leite de amêndoas: 200 ml;

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, se preferir com gelo, e tome em seguida. Se fizer questão, pode coar (mas o ideal é aproveitar todos os “pedaços”).

8. Suco de cenoura para gestantes

suco de cenoura
Crédito: Style Craze

Durante a gestação a mamãe precisa ingerir determinados tipos de alimentos para garantir que o bebê se desenvolva com as vitaminas e nutrientes que necessita. O suco de cenoura, além dos benefícios já citados, ajuda também no desenvolvimento das células, tornando-se essencial para o bebê.

Ingredientes

Cenoura: 1 unidade;
Laranja: 4 xícaras (do suco);
Beterraba: ½ unidade;
Mel: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Descasque e pique a cenoura e a beterraba para colocar no liquidificador e bater;
  2. Depois de batido, coe a mistura e deixe apenas o líquido (retire a polpa);
  3. Misture numa jarra com o suco de laranja, adoçando com o mel, se achar necessário.

9. Para amamentação

A hidratação nessa fase da vida de uma mulher é muito importante. Por isso esteja atenta a quantidade de líquidos ingeridos. Não apenas sucos naturais, mas também água. Veja opção deliciosa:

Ingredientes

Cenoura: 1 unidade;
Mamão: 1 fatia (sem semente);
Laranja: 2 unidades (suco);
Gelo picado: a gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos o gelo) e bata por pelo menos 3 minutos;
  2. Coloque no copo e sirva com o gelo picado se deseja.

10. Suco para levantar o astral

suco de cenoura
Crédito: Bevilacqua

Se você está procurando um suco de cenoura para levantar o seu astral, este é o ideal. Além de saudável é termogênico devido as propriedades da canela! Experimente:

Cenoura: 1 unidade;
Biomassa de banana verde: 1 colher (sopa);
Leite: 1 copo;
Canela em pó: ½ colher (sopa);
Morango congelado: 5 unidades.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquieificador e bata até adquirir uma consistência homogênea.

Ao consumir o suco de cenoura diariamente, seus efeitos começarão a aparecer um pouco mais a cada dia. Mesmo assim, é ideal manter outros hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, beber água e ter uma alimentação correta. Isso só reforçará o efeito do suco.

Fonte: ACS Publications

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Dormir juntinho e fazer carinho aproxima o casal e diminui o estresse

Todos os signos serão beneficiados em 26 de outubro