Menu

Como substituir o pão no dia a dia: 7 ideias saudáveis

Saiba quais alimentos você pode aderir na dieta para substituir o consumo de pão

Crédito: Pixabay

Publicidade

Sabia que em apenas um pão francês existem 150 calorias? Agora, imagine comer 2 pães de manhã, 1 no lanche da tarde e 2 de noite: são 750 calorias apenas com o pão puro (sem manteiga e nenhum recheio)! Por isso, adote um estilo de vida mais saudável e saiba como substituir o pão no dia a dia por outras opções de alimentos saborosos.

Como substituir o pão no café da manhã

O pão nem sempre é bem aceito pelo organismo, principalmente por pessoas que possuem intolerância ao glúten. Além disso, existem as pessoas que desejam emagrecer e as que apenas querem consumir um alimento mais saudável, fonte de carboidratos complexos.

O segredo para substituir os pães não reside na semelhança de textura, mas no quesito nutricional. O que obriga que o alimento substituto seja rico em fibras ou carboidratos complexos. Para todas essas pessoas, essas ideias para substituir o pão na alimentação são muito úteis.

1. Crepioca

É uma mistura de crepe com tapioca que combina farinha da goma de mandioca, ovos ou leite. Ela possui o aspecto de uma panqueca comum e gera saciedade com uma quantidade de calorias muito menor do que o a do pão. Permite ainda a diversidade de recheios, como peito de peru e queijo cottage, além de recheios doces como banana, mel e canela.

Publicidade

Para tornar a receita de crepioca ainda mais saudável, use leite desnatado, de castanhas, amêndoas ou de soja. Isso permite que intolerantes à lactose possam comer sem problemas.

2. Tapioca

Crédito: Guia da Cozinha

Ideal para quem precisa substituir o pão ou porque simplesmente não gosta. A tapioca é uma troca perfeitamente saudável. Versátil, fácil de preparar e deliciosa, a tapioca é muito popular entre os amantes dos exercícios matinais, por possuir muitas proteínas e alto índice glicêmico.

Mas também é possível emagrecer comendo tapioca. O segredo é equilibrar a mistura, adicionando ingredientes como farinhas de chia, aveia, amaranto ou linhaça.

Você pode usar como recheio o que você quiser, desde atum, frutas, queijos brancos, peito de peru, frango desfiado, pasta de gergelim, banana, ou até mesmo uma simples manteiguinha. Conheça outras receitas de tapioca doce e salgada.

Publicidade

3. Crepe

Com menor índice calórico que o pão, o crepe é uma alternativa bastante interessante e suave para as refeições. Ele pode ser feito com óleo de coco para que se torne mais saudável, e leva ainda ovos, leite, farinha e sal.

Você também pode substituir o leite de vaca pelo de amêndoas e adicionar aveia na massa. Para o recheio, utilize alimentos saudáveis como: peito de frango desfiado, peito de peru, palmito ou brócolis com queijo. Esse prato é bastante prático e lhe dará diversas opções de recheio. Conheça outras receitas de crepe muito fáceis.

4. Raízes

Crédito: Made by Choices

Muito comum no café da manhã no Nordeste do Brasil o fato de substituir o pão pelo consumo de raízes como batata-doce, mandioca ou inhame. Pode ser uma ótima alternativa! Aprenda a fazer as melhores receitas fit com batata-doce.

Publicidade

Elas possuem carboidratos de baixo índice glicêmico, os famosos carboidratos complexos, além de serem ricas em fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

Isso faz com que esses alimentos gerem saciedade e impedem que a pessoa fique toda hora beliscando alguma comida. Por isso, essas raízes colaboram bastante para a manutenção do deficit calórico.

5. Vitamina de banana com linhaça

Essa receita pode ser líquida, mas é excelente para substituir o pão, já que a linhaça é rica em carboidratos complexos. Além disso, a banana é uma excelente fonte de potássio e colabora para o desenvolvimento muscular e ósseo.

Publicidade

Para fazer a receita de vitamina de banana, você apenas terá que bater 1 copo de leite com meia banana nanica, 1 ameixa e 2 colheres de sopa de linhaça. Sim, você não leu errado, nessa receita a ameixa se faz presente com o seu imenso potencial para saciar o organismo.

Se você quiser adoçar, poderá acrescentar 2 colheres de sopa de mel que irá lhe dar uma boa dose de energia, por conta da frutose presente em sua composição.

6. Panqueca funcional

Crédito: Chez Carol

Também conhecida como panqueca Dukan, pois é parte de uma das fases de quem segue a dieta do mesmo nome. Ela usa ingredientes como farelo de aveia, quinoa e farinhas de coco, arroz, amêndoas e linhaça em sua receita básica. Alimentos conhecidos, especialmente, por suas atribuições funcionais, já que são ricos em fibras.

Publicidade

O preparo segue a mesma regra de uma panqueca normal, com a adição de ovos ou leite (neste caso, o desnatado ou vegetal) e pode vir acompanhada de banana com mel, geleia de frutas, pasta de amendoim, queijo branco, frango desfiado, atum e salmão. Anote outras receitas de panqueca de banana fit e fáceis.

7. Bolo com gelatina e iogurte

Ao contrário das outras receitas que davam uma liberdade de preparo, essa para substituir o pão deve ser feita seguindo passos restritos. Por isso, no caso desse bolo feito com gelatina de limão e iogurte natural, será colocada a receita certinha para ser seguida abaixo.

Vale ressaltar que essa receita é para aquele dia em que você não quer comer as mesmas coisas integrais de sempre, mas também não deseja apelar para o consumo do calórico pão de sal.

Publicidade

Ingredientes

Gelatina de limão: 1 embalagem;
Açúcar demerara: 1 xícara;
Iogurte natural: 1 pote;
Farinha de trigo: 2 xícaras;
Fermento químico: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Pode bater os ovos com o iogurte, o pó de gelatina e o açúcar até que fique uniforme.
  2. Coloque essa mistura em um recipiente e adicione a farinha.
  3. Mexa um pouco e adicione o fermento. Mexa novamente, de um modo suave.
  4. Coloque a massa em forma untada no forno preaquecido a 180 ºC, por 40 minutos.
  5. Espere esfriar para desenformar o bolo.

Então, se você quiser substituir o pão em sua alimentação, pode experimentar esses alimentos em sua casa. Se você gostou, compartilhe!

Leave a Reply

Sair da versão mobile