em

Suar emagrece: mito ou verdade?

É verdade que suar emagrece? Saiba a diferença entre perda de peso e emagrecimento

Crédito: Freepik

Dizem que suar emagrece, será que é verdade? E perder peso e emagrecer será que são a mesma coisa? Pois saiba que não, o que faz com que muitas pessoas caiam em armadilhas no processo de emagrecimento.

A obesidade tem sido alvo de muita discussão, causando problemas de saúde diversos, inclusive câncer. Então, é importante que se procure formas de emagrecer até um ponto em que se esteja saudável. Não por uma questão de estética padronizada nem por causa dos outros, mas pela saúde.

Para emagrecer são necessárias algumas medidas, buscando sempre os resultados de forma gradual. Uma alimentação balanceada é fundamental no processo, assim como as atividades físicas. Porém existem muitos mitos sobre o tema, deixando as pessoas que querem emagrecer, confusas. Uma dúvida sempre discutida é se é fato que suar emagrece. Veja a resposta!

Será que suar emagrece mesmo?

Antes de responder a essa dúvida, é importante saber a diferença entre emagrecimento e perda de peso. Há uma confusão absolutamente compreensível, mas veja o que é de fato cada um:

  • Perda de peso: o peso é definido como o resultado da multiplicação da gravidade que o planeta exerce sobre as coisas e a massa corporal da pessoa (ou objeto). Ou seja, qualquer peso da sua massa corporal reduz o peso. E a massa é composta por músculos, gordura, fluidos diversos, ossos e outros. Então, se você perde massa muscular, está perdendo peso errado. O mesmo vale para o fluidos, que serão repostos em breve.
  • Emagrecimento: o emagrecimento, por sua vez, é a perda exclusivamente da gordura. Então quando você emagrece, perde peso. Porém, nem sempre que perde peso, emagrece, pois pode não ter eliminado a gordura e sim massa magra, fluidos e outros.

Então, se você suar bastante, está emagrecendo? Na realidade não, o suor faz com que perca líquidos e não gordura. De acordo com a reportagem da CNN, “não se deixe enganar pela perda de alguns quilos depois de um treino de suor alto. Este é simplesmente o peso da água que você ganha quando se reidrata e não significa necessariamente que você queimou muitas calorias”.

O suor, de acordo com a reportagem, tem o objetivo de reduzir a temperatura do corpo e vai depender da intensidade do exercício e não da quantidade de calorias queimadas. Dessa forma, é mito que suar emagrece. Para ter o resultado que você espera e encontrar sua saúde em forma plena, precisa de algumas atitudes simples. Nada radical ou abrupto, sempre com tranquilidade.

Como emagrecer de forma saudável

suar emagrece como emagrecer
Crédito: Freepik

Para emagrecer de forma saudável, esqueça os remédios milagrosos que te levarão ao efeito sanfona. Esqueça as dietas radicais e modinhas estranhas. O ideal é seguir um processo de reeducação, esquecendo o que a mídia ensina como comida gostosa. E falando nisso, veja a primeira dica para emagrecer de forma saudável.

1. Reduza o consumo de ultraprocessados e fast food

Abandone a ideia de que comestíveis ultraprocessados são alimentos! Eles, ao invés de nutrir suas células, intoxicam o seu corpo. Claro que ninguém pretende virar um monge tibetano ou viver de luz, mas dá para controlar a quantidade de comida que vem de uma fábrica e não de uma plantação. No almoço, escolha comida e não lanche. Pode inclusive fazer sua marmita saudável! Coma de verdade e deixe os ultraprocessados para um dia que tiver com muita vontade mesmo e só um pouquinho. Seu corpo agradece.

2. Beba bastante água

Quer ver seu metabolismo funcionando bonitinho? Deixe seu corpo trabalhar! E, para isso, ele precisa de bastante água, ao menos 1,5 litros por dia, em geral. Mas tem gente que realmente não gosta de água pura, o que fazer? A primeira coisa é se afastar de sucos de caixinha ou refrigerantes. Depois, que tal testar novos sabores e temperaturas?

Existem diversos sucos e chás que podem ajudar a emagrecer e, ainda por cima, ajudam no processo. Seja pelo efeito termogênico ou pelas suas propriedades nutricionais e medicinais. Pode também investir na água aromatizada, que fica uma delícia, bem delicada e cheia de nutrientes. Frutas cítricas normalmente têm bastante água e pouco açúcar.

3. Foque na qualidade e não na quantidade

Pare de contar calorias e comece a pensar no funcionamento do seu corpo. O que ele realmente precisa para ficar saudável? Fibras, água, nutrientes diversos e até gordura e carboidrato! Então que tal balancear direitinho e respeitar o seu veículo único e precioso? Aquela história de colocar gasolina adulterada no carro ainda está valendo.. Cuide de você com o mesmo carinho que com um carro único e personalizado.

Escolha alimentos frescos, se possível, orgânicos. Faça uma sopinha leve para a noite, evitando alguns alimentos mais pesados antes de dormir. Foque na sua saúde e não no emagrecimento, então coma a quantidade certa, dos alimentos certos. Tem dificuldade em saber quais são? Veja o próximo tópico.

4. Procure um nutricionista

Ter o apoio de um profissional que passou anos estudando como o seu corpo se relaciona com a comida é um diferencial. O nutricionista sabe o que é melhor para cada objetivo, tipo de corpo, hábitos alimentares e até perfil psicológico. Dessa forma, é um investimento que vale a pena, na busca de uma vida saudável.

Saiba escolher bem, sem cair na conversa de emagrecimento rápido, que tanto se vê nas redes sociais. Não existe mágica e sim esforço contínuo para formar um novo hábito. Visite um nutricionista e tire todas as suas dúvidas. E nada de esconder que assalta a geladeira entre as refeições, ok?

5. Faça atividade física

Claro que a atividade física tinha que fazer parte do seu pacote de saúde. Não se está falando de pegar peso na academia ou sair correndo sem preparação. Se está sedentário há muito, comece devagar. Uma caminhada com a amiga para colocar a conversa em dia é um excelente começo. Principalmente agora que você já sabe que a frase “suar emagrece” é mito. Que tal na volta vocês tomarem um suco verde em casa? Uma receita nova por dia!

Dançar também é uma ótima atividade física e faz muito bem para a alma. Há inúmeras excelentes opções, como as artes marciais, que trabalham corpo e mente. Ou, quem sabe, fazer aqueles exercícios do seu youtuber favorito, com cuidado, em casa mesmo? Chama aquela amiga para fazerem juntas e caprichem no suco pós-treino!

Mesmo que não tenha ninguém para te acompanhar nessa jornada, busque a sua motivação e faça o melhor por você. E também não compare os seus resultados com aquelas instagramers lindíssimas e trincadas. Cada pessoa é única e cada um tem seu ritmo e objetivos no emagrecimento. Seja cada vez mais saudável e feliz!

Jogador de futebol fica cego de um olho por causa de parasita na córnea

Idosas deixam casa ilhada depois de anos cavando terreno com colher de pedreiro