em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

15 sintomas que indicam a má circulação sanguínea

Previna-se de problemas letais de saúde e aprenda a identificar se a sua circulação está saudável

má circulação
Crédito: Freepik

Você sabia que muitos problemas de saúde podem ocorrer por má circulação? Por isso é necessário que você saiba como identificar os sintomas desse mal, pois a circulação desempenha um papel essencial para todas as funções do corpo.

15 sintomas de má circulação

O sangue é um tecido vivo do organismo considerado como essencial para o seu funcionamento, pois não existe nenhuma área do corpo em que não possua sangue presente. Assim, a sua circulação desempenha um papel crucial pois é por meio dele que circula o oxigênio para respiração celular.

A respiração celular envolve a produção de ATP que é o responsável pelo fornecimento de energia para o corpo. Assim, a presença do oxigênio, levado pelas hemácias presentes no sangue, é vital.

1. Angina

Caracterizada por uma pressão localizada no peito ou por uma dor, a angina é um dos sintomas mais graves de que a circulação sanguínea não está funcionando corretamente. Também é um dos presságios mais comuns de parada cardíaca. Por isso, deve-se ir a um médico urgentemente nesses casos.

Vale destacar que o coração para de bombear a quantidade necessária de sangue, devido a má circulação e não consegue dispor de quantidade suficiente para esse órgão. Isso acaba forçando sua musculatura, podendo assim gerar um ataque cardíaco.

2. Formigamento

falta de vitamina B12
Crédito: Opas

Sentir esse sintoma com frequência nas extremidades do corpo, como mãos e pés, podem ser sinais de comprometimento da circulação. Isso quer dizer que a circulação está falha e não chega aos extremos do corpo, causando essa sensação.

3. Erupções cutâneas

Esse sintoma consiste no aparecimento de feridas ou erupções cutâneas inflamadas nas regiões da perna, tornozelo e dos pés. Assim, se você perceber que está com algumas feridas aparentemente sem causa nessa região, provavelmente se trata de algum problema de circulação.

4. Friagem nos membros

Se você está sentindo com frequência, mesmo em dias quentes, seus membros, como mãos e pés frios, esse pode ser um dos sintomas. Isso é explicado, pois o sangue não chega nessas regiões, não conservando o calor necessário.

5. Varizes

má circulação
Crédito: Phlebology Clinic

De acordo com o Ministério da Saúde, as varizes são classificadas entre primárias e secundárias. As primárias são as que indicam a má circulação de sangue, pois ela é desenvolvida no decorrer da vida, conforme os hábitos de vida.

Alguns hábitos que podem propiciar as varizes primárias são: ficar sentado ou em pé por muito tempo e usar salto alto. Essas atitudes forçam a circulação sanguínea, estressando as veias, o que as deixam inchadas e propiciam as varizes.

6. Pele envelhecida

Se você mantém uma alimentação equilibrada, com a ingestão de colágeno e alimentos ricos em vitamina C, usa produtos estéticos e, mesmo assim, sua pele está envelhecida? isso pode significar que a sua circulação está comprometida. Isso se explica devido ao sangue não transportar, de forma devida, os nutrientes essenciais para a pele, causando a aparência envelhecida.

7. Unhas e cabelos fracos

Dentre os benefícios da vitamina A e B1 estão o fortalecimento das unhas e cabelo. Se você ingere alimentos ricos nessa substância e, mesmo assim possui as unhas e fios de cabelo comprometidos, tenha atenção a má circulação.

8. Alteração nas fezes

má circulação
Crédito: Poh

Se a consistência das fezes estiverem mais mole do que de costume, mesmo que você tenha mantido os mesmos hábitos alimentares e não tenha sido contagiado por alguma doença viral, pode ser má circulação do sangue. Isso é explicado pela grande demanda de sangue do intestino delgado e grosso para o processamento dos nutrientes do alimento e criação do bolo fecal.

8. Falta de apetite

Quando a circulação sanguínea está comprometida, afeta até o apetite da pessoa. Isso devido a dificuldade de distribuição, que consequentimente compromete os movimentos peristálticos, responsáveis pela digestão. A partir do momento em que esses movimentos são ineficientes, o corpo naturalmente irá rejeitar a comida.

10. Queda do sistema imunológico

Devido ao fato de o sangue ser incapaz de espalhar nutrientes essenciais pelo corpo, será o mesmo efeito de você não ter ingerido tais nutrientes. Assim, o seu sistema imunológico vai ficar enfraquecido, como se a sua alimentação estivesse inadequada.

11. Fadiga frequente

dormir pouco
Crédito: Beja – Abril

Se você sente fadiga frequente, quer dizer que o seu sangue não está chegando adequadamente em seus tecidos. Assim, o oxigênio necessário para a produção de energia não chega, o que gera uma enorme sensação de cansaço.

12. Confusão mental

Esse sintoma pode se manifestar com crises de ansiedade, medo e raiva. Ou seja, pode ser um sintoma frequente que não necessariamente signifique que haja problemas de circulação. Porém, ela também pode ser uma causa, pois o cérebro necessita ser oxigenado para funcionar corretamente.

13. Náuseas

Se você está sentindo náuseas com uma constância muito acima do normal, tenha atenção. Tal fato se deve aos movimentos peristálticos que ficam muito prejudicados com a falta de sangue e não conseguem prosseguir corretamente com a digestão. Assim, o corpo tende a eliminar esse alimento por meio do vômito.

14. Gripes frequentes

sintomas de gripe
Crédito: Freepik

Gripes e resfriados frequentes podem ser sinais de que a sua circulação não está adequada. Afinal, com uma circulação ruim, é mais difícil que haja a difusão dos glóbulos brancos, agentes de defesa do corpo, pela corrente sanguínea. Assim, a atividade dos leucócitos (glóbulos brancos) fica limitada e o corpo se torna mais vulnerável a doenças.

15. Cianose

A cianose consiste em uma insuficiência circulatória e ocorre devido a má oxigenação promovida pelo sangue arterial. Assim, esse problema gera consequências na área estética, pois faz com que embaixo das unhas e membranas fique com uma coloração azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

própolis para doença renal crônicas

Benefícios do própolis para tratar doença renal crônica

benefícios própolis

Própolis: o que é e benefícios