em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Veja como aliviar dor de varizes

Saiba que existem técnicas que você pode colocar em ação para aliviar e até eliminar a dor nas pernas, proveniente das varizes
como aliviar dor de varizes
Crédito: Unsplash

As varizes podem fazer com que seu dia fique mais pesado e menos produtivo. Elas podem ser doloridas e te incomodar bastante. Então, como aliviar dor de varizes, melhorando assim a qualidade de vida?

Geralmente com uma cor mais escura e espessura aumentada, as varizes são fruto do mal funcionamento das válvulas nas veias dos membros inferiores, que deixam de levar o sangue de volta ao coração de forma adequada.

As mulheres são as principais afetadas por essa doença, normalmente entre os 40 e 80 anos, devendo assim ter uma maior cautela para evitar que elas apareçam.

O problema é que se elas aparecem, podem vir acompanhadas de bastante incômodo, seja com o peso nas pernas, sensação de formigamento, queimação ou dor. Se esse é seu caso, siga essas dicas valiosas para aliviar dor de varizes. Além disso, esteja sempre com acompanhamento médico.

5 Dicas para aliviar dor de varizes

1. Elevação das pernas

As dores nas pernas causadas pelas varizes irão melhorar instantaneamente se você colocar as pernas mais altas do que o resto do corpo. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Deite-se de forma confortável, com as costas bem apoiadas no colchão ou colchonete;
  2. Coloque dois travesseiros ou algo parecido na base da cama;
  3. Coloque seus pés, sem cruzar as pernas, sobre os travesseiros, de forma que não force os joelhos;
  4. Fique assim até aliviar a dor.

Caso esteja no trabalho, tente sentar em uma cadeira confortável com um banquinho na sua frente e deixe as pernas na horizontal por 15 minutos. O efeito será similar, porém com menor eficiência.

Outra opção é, deitada, apoiar os pés em uma parede à sua frente, sem também forçar os joelhos.

2. Alongamentos e atividade física

Se você passa muitas horas em pé ou em uma cadeira, é importante fazer alguns exercícios de alongamento ao longo do dia, pelo menos a cada hora.

São exercícios e alongamentos simples e alguns podem ser feitos durante o trabalho. Acompanhe:

  1. Estando em pé ou sentada em uma cadeira, eleve a perna alguns centímetros do chão e faça movimentos circulares com os pés, girando para a esquerda e para a direita e depois para cima e para baixo;
  2. Somente os pés se movem e não as pernas, assim dá para fazer o exercício enquanto trabalha, de forma discreta;
  3. Dê pausas de 2 minutos a cada hora trabalhada, se encoste de costas para uma parede e tente pegar a ponta do pé, um de cada vez;
  4. Caminhadas são benéficas para a circulação do sangue, então se puder, evite o elevador, vá andando até a padaria, a farmácia. Crie o hábito de se movimentar mais;
  5. Faça caminhadas matinais. Vale a pena acordar uma horinha antes e fazer ao menos 30 minutos de caminhada.

Manter uma boa alimentação e hidratação também é fundamental, bem como seguir as orientações do seu médico.

3. Água fria

como aliviar dor de varizes gelo
Crédito: Pexels

A água fria é um santo remédio para aliviar dor de varizes, porque ela faz com que os vasos dilatados ao longo do dia se retraiam, diminuindo o incômodo e outros sintomas das varizes.

Da mesma forma, os banhos quentes e a hidromassagem podem agravar o quadro de dor de varizes, podendo levar a um nível de dor mais intenso.

Para desfrutar dos benefícios da água fria, você pode tentar algumas formas:

  • Encha uma banheira com água fria e entre aos poucos. Se estiver sem coragem de tomar banho frio, pode somente mergulhar as pernas, por completo, tomando muito cuidado para não escorregar. Uma boa medida é utilizar tapetes aderentes e barras para se segurar, evitando assim uma lesão.
  • Em uma bacia ou balde, coloque água fria e cubos de gelo. Mergulhe uma toalha de rosto e deixe na água por um minuto. Retire o excesso e coloque sobre as pernas até esquentarem.
  • Repita o processo.
  • Faça compressas frias no local afetado, com bolsas com água e gelo;
    Tome um banho frio, no chuveiro mesmo. É rápido e igualmente eficaz. Se a dor estiver muito forte, vale a pena ter um banquinho de plástico e piso antiderrapante para evitar acidentes.

4. Meias de compressão

As meias de compressão aliviam a dor, pois não permitem que a veia se expanda em demasia. Isso facilita também o fluxo sanguíneo e um melhor funcionamento das válvulas.

O uso da meia previne o agravamento de sintomas como inchaço, peso nas pernas, cãibras e outros, sendo altamente recomendada para quem tem problema de varizes.

5. Calçados e roupas confortáveis

Se já há uma propensão à existência de problemas circulatórios, os calçados e roupas devem ser o mais confortáveis possíveis, facilitando o trabalho do coração de bombear o sangue e de todo o sistema vascular.

No caso de mulheres, evite usar saltos altos, que concentram todo o peso do corpo em um único ponto dos pés. Se quiser muito, opte pelo salto plataforma ou anabela, que irão conferir altura sem prejudicar a circulação.

Calças e peças íntimas muito apertadas também não favorecem sua circulação. Você pode buscar um tecido mais elástico e vestir um número a mais, deixando as pernas livres de interrupções.

Lembre-se que essas são dicas para aliviar dor de varizes e não substituem a opinião do seu médico. Cada corpo reage de forma diferente aos tratamentos, então sempre pergunte para um profissional antes de testar, ok?

Gostou das dicas? Compartilhe!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
minancora
Para que serve e como usar Minancora?
pao de banana
4 Receitas de pão de banana para experimentar em casa