em

Qual a função da tireoide e o que faz essa glândula tão importante?

Conhecer melhor as funções das glândulas do corpo é importante para mantê-las saudáveis. Saiba mais sobre a tireoide.
função da tireoide
Designed by Freepik

A tireoide, também chamada de tiroide, é uma glândula com formato que lembra o de uma borboleta e que fica localizada no pescoço, abaixo do pomo de Adão. Conheça qual é a função da tireoide, quais doenças estão relacionadas a ela e quais os cuidados que deve ter para mantê-la saudável e para prevenir problemas.

Qual a função da tireoide?

A função da tireoide é regular atividades exercidas pelo coração, pelo cérebro, pelos rins e o pelo fígado. Ela também produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

Essa glândula atua no processo de crescimento e desenvolvimento durante a infância e a adolescência. Também atua na regulação do peso, no funcionamento da fertilidade e dos ciclos menstruais. Na parte cerebral, a função da tireoide está relacionada com a memória, com a concentração, com o humor e com o controle emocional.

Como pode ver, a função da tireoide é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Por isso é importante conhecer mais sobre essa glândula para cuidar muito bem dela e para manter todos seus processos saudáveis.

Principais doenças causadas por problemas na tireoide

O mau funcionamento da tireoide, ou seja, quando ela libera hormônios demais, pode gerar hipertireoidismo. Já quando libera hormônios de menos, ocorre o hipotireoidismo. Em ambos os casos pode haver um aumento da glândula, que é chamado de bócio.

Hipotireoidismo

No hipotireoidismo, tudo fica mais lento. Pode haver problemas de crescimento, redução dos batimentos cardíacos e mau funcionamento do intestino. Além disso, a doença também afeta a memória, provoca cansaço e sonolência, dores nas articulações e nos músculos, aumento do colesterol e pode desencadear a depressão.

Hipertireoidismo

Já no caso do hipertireoidismo é o oposto. Ocorre um emagrecimento repentino, excesso de batimentos cardíacos, intestino solto, dificuldade para dormir, excesso de energia e cansaço ao mesmo tempo. A pessoa sente necessidade de gesticular e de falar demais, e todo corpo fica nesse estado de agitação constante.

Nódulos na tireoide

Um problema muito comum que ocorre com cerca de 60% da população brasileira é o nódulo na tireoide. Não necessariamente é sinal de que haja um tumor na glândula, mas é importante visitar o médico assim que perceber qualquer alteração.

Cuidados para manter a saúde da tireoide

As doenças relacionadas com a glândula tireoide são tratadas pelo médico endocrinologista, que é o responsável por tratar de todas as glândulas internas que liberam hormônios na corrente sanguínea.

De modo geral, as doenças são de diagnóstico simples, mas nem sempre vai haver um aumento visível da glândula. Então, é interessante palpá-la de vez em quando para conhecer seu estado normal e saber identificar quando houver alguma alteração.

Se perceber algo diferente, como um nódulo na tireoide, que venha acompanhado de outros sintomas, procure o endocrinologista o quanto antes para um diagnóstico mais preciso.

Se tem algum caso de distúrbio de tireoide na família, procure manter visitas regulares ao médico e procure manter uma vida saudável, já que o hipo e o hipertireoidismo podem ser desencadeados pela diabetes.

Isso inclui ter uma alimentação natural, de qualidade e, de preferência, orgânica, livre de agrotóxicos. Essa dica vale para todas as pessoas, mesmo as que não possuem histórico familiar de doenças da tireoide.

Veja as dicas médicas sobre os alimentos que devem ser evitados para preservar a boa saúde e a função da tireoide:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dar banho em cachorro
Como dar banho em cachorro em casa sem machucar o pet?
exercícios para filhotes
Conselhos sobre exercícios para filhotes: por que e quando fazer?