em

Sensibilidade nos dentes: causas e o que fazer

Sempre que você comer algo gelado, quente ou doce demais, você sente dores? Saiba como melhorar

Crédito: Freepik

Sensibilidade nos dentes pode não parecer grande coisa, mas só quem tem sabe o quanto pode ser terrível. Desde limitações na alimentação, sem poder tomar um chá quente ou gelado, até mesmo o vento frio durante o inverno, acabam tornando o dia a dia mais complicado, reduzindo a qualidade de vida.

Causas da sensibilidade nos dentes

sensibilidades nos dentes causas
Crédito: Freepik

A sensibilidade pode aparecer de um dia para o outro ou ser algo progressivo, que incomodava pouco e depois passou a ser mais intenso. Saiba quais as causas e procure sempre um dentista para avaliar a situação e prevenir danos maiores.

1. Exposição da dentina

A dentina é uma área mais porosa, com ligação direta com a raiz do dente, que, quando exposta, pode causar a sensibilidade.

É uma dor fina e rápida, que passa assim que deixa de ter contato com o causador da dor, podendo ser algo gelado ou quente.

2. Remoção do esmalte

Quando o esmalte do dente está desgastado e não consegue se recuperar na mesma velocidade em que é retirado, o dente tende a ficar sensível.

Isso acontece dada a exposição de uma parte mais delicada dos dentes, fazendo com que as sensações de frio e calor passem a se tornar insuportáveis.

3. Alimentos muito ácidos

Aquela sua água com limão, tão boa para a saúde do corpo, pode não estar ajudando muito a sua saúde bucal.

O consumo de alimentos muito ácidos, como o limão, vinagre, molhos para salada, pode acabar estimulando a sensibilidade nos dentes. Se não quer tirá-los da sua rotina, o ideal é diminuir o contato deles com os dentes o máximo possível.

4. Escovação muito forte

Para uma boa escovação, não é necessário que se use força, mas sim que se faça da maneira correta, limpando adequadamente todos os dentes.

Quando se utiliza muita força para escovar, além de prejudicar o esmalte do dente, pode causar a retração da gengiva, que leva à sensibilidade.

5. Retração da gengiva

Retração da gengiva é uma das principais causas para dentes sensíveis, já que acaba expondo a dentina, que é extremamente propensa a dor.

Ela pode acontecer por causa de uma escovação muito forte, gengivite, placa bacteriana, tártaro ou por fatores genéticos.

6. Excesso de açúcar

Consumir alimentos muito doces pode, sim, acabar com sua dentição, não apenas em âmbito externo, estimulando o tártaro e o desgaste do esmalte, mas também por dentro.

O açúcar em excesso alimenta as bactérias que formam a placa nos dentes, estimulando a formação de tártaro e da cárie.

7. Clareamento dental

Alguns procedimentos de clareamento dental podem tornar os dentes sensíveis por um tempo, reduzindo a qualidade de vida. Isso acontece até que a camada externa do dente se recupere, deixando o dente forte e saudável novamente.

8. Bruxismo

O bruxismo atinge muitas pessoas que nem têm consciência disso, mas acabam acordando com os dentes e maxilares doloridos.

O ato de ficar forçando e rangendo os dentes durante a noite acaba removendo seu esmalte, causando assim a sensibilidade.

9. Refluxo

O refluxo também pode causar sensibilidade nos dentes, nos casos mais graves, onde há fuga de líquido, por conta do mal funcionamento do diafragma.

Isso acontece por causa do ácido que retorna e acaba corroendo o esmalte dos dentes, fazendo com que os mesmos se exponham.

10. Cárie

A cárie remove não somente o esmalte, como a própria dentina, deixando o dente vulnerável a dores em contato com temperaturas diferentes, alimentos ou bebidas.

Ela normalmente é superficial, mas, se não tratada, pode se tornar mais extensa, evoluindo inclusive para um canal.

O que fazer?

sensibilidade nos dentes o que fazer
Crédito: Freepik

A primeira coisa a fazer é se consultar com um dentista de confiança, para diagnosticar corretamente a causa da sensibilidade.

Depois de diagnosticado, serão tomadas medidas corretivas, com a utilização de uma pasta de dentes menos abrasiva e escova mais macia.

Além disso, irá evitar comer alimentos que possam ser muito ácidos, prejudicando assim o esmalte dos dentes.

Remédio caseiro para sensibilidade nos dentes

Não há nenhum remédio caseiro que cure a sensibilidade nos dentes, você tem que eliminar a causa da mesma e não buscar paliativos.

No entanto, o consumo de vitamina C pode ajudar muito na reconstrução do esmalte, assim como uma dieta rica em cálcio e colágeno.

Ao mesmo tempo, para ajudar a acelerar o processo de recuperação, reduzindo a dor e a inflamação, vale a pena mastigar dois cravinhos por dia ou sempre que necessário. Pode ser utilizado também o óleo de cravo, massageando o local afetado.

Lembre-se de manter uma alimentação pobre em alimentos ácidos e açúcares e manter uma boa higiene bucal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas de bolinho de arroz

6 Receitas de bolinho de arroz

benefícios da batata

10 Benefícios da batata para a saúde