Menu

Sensação de bolo na garganta – o que pode ser?

Saiba que existem algumas doenças que podem apresentar esse sintoma

Crédito: Freepik

Publicidade

Descrita como nó ou sensação de bolo na garganta, esse pode ser um sinal de que algo não está indo bem. É importante estar atento a esse sintoma que parece inofensivo, mas pode ser algo sério. Esse nó pode ser acompanhado de pressão, dor e até dificuldade para engolir. Seja um alimento sólido ou líquido, a dificuldade pode estar presente.

Por mais que possa não ser nada demais, o bolo na garganta deve ser investigado. Dessa forma, evite somente os chás para garganta ou remédios caseiros, achando que é gripe. Vá ao médico e relate todos os sintomas, faça os exames solicitados e se cuide da forma correta.

Possíveis motivos

Crédito: Freepik

Existem algumas doenças que podem te levar a essa sensação de nó na garganta, devendo sempre ir ao médico para diagnosticar o problema corretamente. Pode também ser uma simples inflamação, mas somente uma opinião profissional tem validade. Veja quais são os principais motivos para o bolo na garganta.

De origem psicossomática

Problemas como o estresse ou ansiedade excessiva podem causar os mais diversos sintomas, incluindo o nó na garganta. De acordo com o Ministério da Saúde, o estresse é um “mecanismo que coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas”.

Publicidade

Entre esses sintomas, podem surgir a fadiga, bolo na garganta, irritabilidade, cefaleia e enxaqueca, alterações gastrointestinais e outros. É fundamental que se procure a ajuda de um profissional para buscar a origem e tratar a forma de reagir ao meio, para resolver o problema. Se for mais leve, práticas como a meditação, respiração consciente e autoconhecimento podem ajudar.

Refluxo

O refluxo gastroesofágico é, de acordo com o Ministério da Saúde, “o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago”. Popularmente tratado como refluxo, incomoda principalmente crianças, mas pode se prolongar até a vida adulta. Entre seus sintomas estão a azia e queimação no estômago. Em casos mais graves, pode irritar muito a garganta, causando dor e inchaço.

Deve ser acompanhado por um médico gastroenterologista e um nutricionista, eliminando elementos que agravem a doença. Então, se além do nó na garganta, você sente os sintomas citados, tosse e dor torácica, pode ser o caso.

Tireoide

Problemas na tireoide também podem causar inchaço na região da garganta, causando grande desconforto ao engolir. Além disso, fica a sensação de que há algo preso, como se fosse um bolo. Uma das manifestações desse sintoma é durante o bócio, como afirma a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Publicidade

Também o câncer de tireoide pode causar dificuldade para engolir, falar e até mesmo, respirar. Isso porque ela aumenta muito de volume, obstruindo a passagem. Obviamente, isso leva à essa sensação de que há um bolo preso na garganta. Por isso, é importante ir ao médico, quando tiver essa sensação.

Edema de glote

Um dos mais complicados da lista, pois pode levar à óbito rapidamente, é o edema de glote. De forma popular, é aquele inchaço no pescoço, causado por uma reação alérgica e até choque anafilático. Pode ser iniciada por causa de alimentos, medicamentos ou exposição a outros alérgenos.

Normalmente, acontece tudo muito rápido, chegando a fechar a glote e dar a sensação de bolo na garganta. De acordo com o Anafilaxia Brasil, site especializado no tema, “a pessoa começa a ficar vermelha, com muita coceira, manchas vermelhas na pele, inchaço de face, olhos, boca e pode inchar outras partes do corpo, mal estar, tontura, falta de ar, tosse e às vezes vômito e diarreia”.

Publicidade

Miastenia Gravis

Essa doença acontece mais com mulheres do que com homens, na faixa entre os 20 e 35 anos de idade. Ela causa uma fraqueza muscular intensa, que acaba se irradiando por toda a musculatura estriada, incluindo a garganta. Nessa doença, há a presença marcante da dificuldade em engolir os alimentos.

De acordo com entrevista dada pela neurologista Acary Souza Bulle, essa “é uma doença neuromuscular autoimune, ou seja, uma doença em que o organismo produz anticorpos contra determinados componentes que lhe são próprios e para os quais deveria desenvolver tolerância”. Nesse caso, é importante procurar ajuda médica o quanto antes.

Distrofia miotônica de Steinert

A distrofia miotônica de Steinert (DMS) é a forma mais comum nos adultos, como explica o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, da Universidade de São Paulo. Ela “afeta diversos sistemas do organismo e apresenta grande variabilidade clínica”. Consequentemente, tem o seu diagnóstico bastante complexo.

Publicidade

Entre os sintomas estão a “fraqueza e atrofia muscular, catarata, fenômeno miotônico (dificuldade para relaxar a musculatura das mãos após a contração)”. E é exatamente essa fraqueza muscular, como ocorre na Miastenia Gravis, que dá a sensação de bolo na garganta.

Câncer de laringe

Outra doença que esse sintoma é bastante comum é o câncer de laringe. O Oncoguia determina que “o câncer de laringe que se forma nas cordas vocais (glote), muitas vezes causa rouquidão ou alterações na voz”. Entre seus sintomas, estão também a dificuldade para engolir e dor na garganta.

Claro que nem toda sensação de nó na garganta e dificuldade para engolir vai representar uma doença. Porém, é fundamental que se tome o cuidado de evitar que uma condição passe despercebida. Dessa forma, procure um médico, assim que perceber o sintoma.

Publicidade

Como aliviar

A única forma correta de aliviar esse problema é descobrindo a causa. Dessa forma, agende uma consulta com seu clínico geral para fazer os exames necessários. Somente entendendo o que está causando essa situação você vai poder revertê-la.

Dessa forma, de nada vão adiantar chás, tratamentos holísticos ou receitas milagrosas da vovó se for uma doença específica. Pode inclusive agravar a situação, como, por exemplo, no caso de edema de glote. Então, é ficar tranquilo e procurar ajuda médica, nem que seja para garantir que não é nada.

Sair da versão mobile