em

5 Chás para dor de garganta

Para aliviar as dores de garganta precisa ingerir ingredientes anti-inflamatórios, bactericidas e que fortalecem o sistema imunológico

chás para dor de garganta
Crédito: Freepik

A dor de garganta pode acontecer por diferentes motivos, como gripe ou resfriado, infecção por algum tipo de bactéria, amigdalite, refluxo, laringite e faringite. Portanto, ao mesmo tempo em que é bom tomar chás para dor de garganta, é essencial ir ao médico para descobrir a causa do problema, pois o chá não cura, apenas ajuda a aliviar os sintomas. Sabendo disso, veja quais são os melhores chás para casos de dor e inflamação da região da garganta.

Melhores chás para aliviar dor de garganta

Existem vários tipos de remédios caseiros para dor de garganta, mas os chás costumam ser os preferidos por causa da sua praticidade. Veja algumas sugestões para experimentar e lembre-se de não tomar o chá muito quente para não queimar a região que já está inchada e machucada.

1. Gengibre com limão

O gengibre é muito usado por conta do seu efeito termogênico que acelera o metabolismo, mas no caso da dor de garganta ele é excelente porque também age como anti-inflamatório, bem como o limão, ajudando a aliviar os sintomas de dor e inchaço.

Para fazer esse chá só precisa ferver 1 litro de água, desligar, misturar 5 centímetros de gengibre, suco de um limão ou a fruta em rodelas com a casca bem lavada e ir bebendo ao longo do dia, morno ou frio. Pode adicionar mel que também é um bom anti-inflamatório, além de deixar o chá mais saboroso

2. Macela com própolis

A macela tem muitos benefícios para a saúde, inclusive no tratamento de resfriado e dor de garganta. Ao ser misturada com o própolis de abelha, que é anti-inflamatório e cicatrizante, vai ajudar a aliviar a dor, o inchaço e o machucado que fica na garganta depois de tanto tossir.

Para preparar esse chá, ferva 1 litro de água, desligue o fogo, coloque 2 colheres de sopa de macela desidratada e deixe amornar. Na hora de beber, coe e adicione 30 gotas de extrato de própolis.

3. Chá de cravo-da-índia

O cravo-da-índia é uma especiaria com propriedade analgésica, cicatrizante, bactericida e, além de tudo isso, ajuda a aliviar a tosse. Então, é uma ótima opção entre os chás para dor de garganta. Para potencializar o seu efeito, misture com um pedaço de gengibre e mel.

Essa receita pode ser feita colocando 1 grama de cravos dentro de uma xícara com água acabada de ferver e com 1 centímetro de gengibre. Deixe em infusão até amornar, coe e misture mel. Faça outras doses frescas ao longo do dia.

4. Orégano

Além de usar o orégano como tempero da comida, também pode aproveitá-lo como um dos chás para dor de garganta, já que ele oferece ação de combate a fungos e bactérias, fortalece o sistema imunológico para ajudar a curar a doença, melhora a digestão no caso de a raiz do problema ser estomacal e ajuda a combater ataques de asma.

O chá de orégano pode ser feito de forma bem simples: é só misturar 1 colher de sopa de folhas de orégano com 1 xícara de água fervida. Também pode adicionar limão, gengibre e mel para potencializar o efeito e ter um chá mais gostoso.

5. Chá de alho

Pelo nome, pode ser que você já tenha torcido o nariz, mas pode confiar no chá de alho como um ótimo remédio para aliviar a dor de garganta. Esse ingrediente é um antibiótico natural, ajudando a limpar a garganta, eliminar o excesso de muco e a fortalecer o sistema imunológico.

A receita é feita misturando 3 dentes de alho, 2 xícaras de água fervida, fatias de gengibre, rodelas de limão cortadas na hora e um pouco de mel, assim o sabor fica bem melhor do que tomar o chá somente com o alho, além de potencializar o seu efeito.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, mantenha uma alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lustra móveis caseiro

Como fazer lustra móveis caseiro

feijão tropeiro

5 Receitas de feijão tropeiro e sugestões de acompanhamentos